Educação Física- Bacharelado

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 239
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Incidência de lesões do joelho em praticantes de corrida de rua: uma revisão sistemática
    (2023-12) SANTOS, Isabel Siqueira dos; HOFFMANN, Jean; ROSA, Lucas Melo; BERTELLI, Nicolas Carpes
    A corrida de rua é uma atividade física com grande potencial inclusivo e de fácil acesso, entretanto, a ausência de empecilhos para a prática desta modalidade faz com que muitos dos praticantes, principalmente iniciantes, não tomem os devidos cuidados. A ausência de supervisão e preparo físico, por exemplo, pode levar ao surgimento de lesões, sobretudo no que se refere ao joelho. Diante disso, o objetivo principal deste estudo foi identificar as incidências de lesões localizadas no joelho, em praticantes de corrida de rua, por meio da apreciação de artigos que trouxessem consigo dados confiáveis e válidos. Dar-se-á a pesquisa por meio do método bibliográfico, descritiva, de cunho qualitativo, e municiada com uma sistemática revisão de artigos científicos. A busca e a seleção de artigos foram realizadas mediante as bases de dados contidas no: Portal de Periódicos do CAPES, National Library of Medicine (PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google acadêmico. Através de uma minuciosa busca, foram selecionados onze artigos, totalizando 1602 participantes, entre eles, atletas e amadores, que tem em comum a corrida como exercício físico. Os estudos revelaram, em sua maioria, que o complexo do joelho é a região anatômica mais acometida por lesões no que se refere aos praticantes de corrida de rua, demonstrando também que a prática desta atividade, por longas distâncias e sem a devida supervisão, corrobora com o aparecimento ou até mesmo a reincidência de lesões no complexo do joelho.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atividade Física, ansiedade e depressão: uma revisão integrativa
    (2023-12) ATHAYDE, Christian Nazareno Luz de; LEAL, Felipe Claudionor; SOUZA, João Marcelo de; RAMOS, Marcelo Jair
    A ansiedade é caracterizada por sentimentos de medo e angústia, com pensamentos excessivos que prejudicam a qualidade de vida daquele indivíduo. Contudo, a depressão tem como característica a ausência do interesse, com alterações severas como: tristeza persistente, sentimentos de inutilidade e alterações no sono. Com isso, a prática de Atividade Física pode ter alguma relação com a redução dos sintomas de depressão e a melhora do quadro da ansiedade. Este estudo tem por objetivo avaliar a eficiência da Atividade Física para a melhora dos quadros de depressão e ansiedade. Para isso, foram utilizados os termos “atividade física”, “exercício físico”, “ansiedade” e “depressão”. Foram feitas buscas no Google Acadêmico, Scielo, Pubmed e o Portal de revistas da USP, do ano de 2018 até 2023 e artigos que estavam em português e na língua inglesa. Após as pesquisas, 11 artigos foram selecionados, onde foram demonstrados resultados significativos da Atividade Física, no tratamento da Depressão e Ansiedade, porém nem todos os estudos analisados demonstraram efetividade no tratamento de ambas as enfermidades, sendo que alguns estudos demonstraram maior eficiência para depressão e não tanta para ansiedade e outros, o contrário. Mas podemos concluir que tanto a Depressão quanto a Ansiedade, podem ser tratadas utilizando-se a Atividade Física a seu favor.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Perfil antropométrico no futebol de campo masculino: uma revisão integrativa
    (2023-12) COUTINHO, Danielle de Souza; BECKER, Lucas Broering; DREHMER, Rodrigo Alves
    O futebol, esporte mais praticado do mundo, é uma modalidade que exige muito da parte técnica e física dos jogadores. Por isso o perfil antropométrico e a avaliação antropométrica do atleta no futebol de campo masculino, especialmente a estatura e a composição corporal, são de extrema importância para o desempenho atlético. O objetivo deste estudo é analisar o perfil antropométrico no futebol de campo masculino, examinando dados antropométricos de jogadores em diversas categorias. A Intenção é contribuir para a compreensão da relação entre o perfil antropométrico e os atletas desse esporte, visando identificar fatores que possam ser aprimorados para melhorar o desempenho dos jogadores. Conforme os resultados das fontes pesquisadas, pode-se observar uma notável diferença antropométrica entre atletas das categorias sub-12 e sub-15. A partir da categoria sub-17, a mudança no perfil antropométrico torna-se menos significativa, com muitos atletas equiparando-se aos profissionais. Isso pode ser atribuído ao potencial de desenvolvimento precoce, permitindo que alguns amadureçam fisicamente antes do previsto. Além disso, destaca-se que a posição dos jogadores também exerce influência nas medidas de composição corporal. É importante ressaltar que os artigos apresentavam entre si critérios diferentes para avaliação dos atletas, ou até mesmo informações contidas em um artigo eram suprimidas por outros, o que limita a revisão a avaliar aspectos comuns a todos os artigos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os benefícios das habilidades aquáticas no desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista
    (2023-06-22) Silveira, Gabriela
    Resumo: A natação engloba um conjunto de habilidades durante a sua prática, por se tratar de uma atividade que exercita o corpo e mente. Nota-se inúmeros benefícios dentro e fora do esporte como no âmbito motor, cognitivo, psicológico e social. Esta prática pode ser benéfica para praticamente todos os indivíduos, por ser um esporte que estimula inúmeras habilidades. O objetivo do presente estudo é descrever através da literatura científica, os benefícios da natação em criança e adolescentes com espectro autista. Este artigo irá apresentar uma análise sistemática por meio de uma revisão do tema proposto. Para a coleta dos dados realizou-se uma revisão nas bases de dados Google acadêmico, Scieelo, PubMed e BVS, publicados na língua portuguesa e inglesa, entre os anos de 2018 e 2023. Os descritores para a busca foram ‘crianças autistas”, “natação”, “desenvolvimento motor” e “natação para crianças autistas”. Nos resultados foram encontrados 80 artigos científicos, foram inseridos 9 após a leitura e aplicação dos critérios de exclusão. Os artigos analisados indicaram efeitos positivos da natação para com as crianças e adolescentes com espectro autista (TEA). Evidencia-se a partir dos resultados os benefícios no aspecto motor, social, psicológico e comportamental. Desta forma, reforça-se a sugestão e orientação da prática da natação para crianças e adolescentes com TEA, para que aprendam, divirtam-se e aproveitem os benefícios que a atividade pode proporcionar.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Liberação miofascial: benefício para a saúde e para o rendimento dos atletas
    (2023-06-29) BARDINI, Rayan
    A liberação miofascial (LMF) é um assunto que ultimamente está ganhando mais atenção, mesmo assim, ainda é um assunto muito limitado e com poucas pesquisas científicas. Diante disso, verifica-se a importância de disseminar e compreender sobre o tema. Existem muitas técnicas manuais, algumas usadas até mesmo antes de Cristo. No entanto, este artigo visa analisar diversas pesquisas científicas que observaram os benefícios da liberação miofascial para pessoas que buscam saúde e para atletas que visam maior rendimento esportivo. Para o desenvolvimento do estudo, utilizou o método de pesquisa bibliográfica com viés qualitativo e exploratório. Conclui-se que a liberação miofascial é uma técnica eficaz e segura que pode ser utilizada por atletas de alto rendimento como uma ferramenta para melhorar sua saúde e performance atlética, além de ajudar na recuperação muscular após o treino e prevenir lesões.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atividade fisica e covid-19: uma revisão de literatura
    (2022-12) Thiago Vinicios da Silva Pereira
    A pandemia do novo coronavírus afetou o mundo inteiro e se tornou um caso sério de saúde pública mundial sem precedentes. Ao longo da pandemia foram diversas as estratégias que envolveram a prevenção da Covid-19, o isolamento social foi um dos pontos mais pertinentes dentre as alternativas no mundo todo, medida esta que impactou na prática de atividades físicas em academias e ambientes abertos. Neste contexto, este artigo tem o objetivo de investigar a produção científica que discute a atividade física e sua influência ao logo da pandemia de Covid-19. Para isso, este estudo fundamentou-se em uma revisão bibliográfica com base nas publicações dos últimos dois anos, tendo como fonte de dados a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a plataforma Scielo e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram analisadas mais de 80 publicações, sendo filtradas 12 pesquisas, entre dissertações, teses e artigos. A partir disso, foi possível concluir que ao longo da pandemia os adeptos da atividade física mantiveram índices positivos de saúde mental e qualidade do sono. Além disso, a atividade física é uma importante aliada na recuperação de pacientes que foram infectados, e que estão tendo que lidar com alguma sequela. Palavras-chave: Atividade Física. Covid-19. Pandemia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Suplementação de creatina e whey protein: uma revisão de literatura
    (2022-12-19) Martins, Gyan
    Associada ao exercício físico, a suplementação alimentar vem sendo usada como estratégia que visa melhorar o desempenho e obtenção de resultados físicos e esportivos. Este trabalho tem como objetivo Investigar na literatura os resultados do uso de suplementos de creatina e whey protein, bem como riscos e benefícios em praticantes regulares de exercício físico. Trata-se de uma revisão de literatura com trabalhos científicos encontrados nas bases: Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Repositório Universitário da Ânima (RUNA), com os seguintes Descritores (creatina) OR (whey protein) OR (exercício físico). Após a leitura e análise dos resultados foram encontrados 8 pesquisas científicas que abordavam sobre o tema pesquisado. Pode-se concluir que, os pontos negativos em relação a suplementação de creatina e whey protein foi o uso sem orientação de um profissional adequado. Já os pontos positivos o favorecimento do aumento no limiar da fadiga muscular gerando um rendimento esportivo favorável (creatina) e a redução do peso e da gordura junto ao treino resistido (whey protein).
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Musculação uma ferramenta de emagrecimento: Revisão
    (2022-11-29) Santos, Lucas
    Resumo: O objetivo desse estudo foi analisar o que a literatura apresenta sobre a relação musculação e emagrecimento junto de uma breve análise comparativa sobre como o treinamento de força e exercício aeróbico contribuem para isso. A musculação é o termo mais utilizado para nomear o treinamento de força, e atualmente está sendo muito utilizada pelas pessoas por proporcionar ganho de força, bem-estar, melhora da composição corporal e melhora da qualidade de vida. O excesso de peso corporal associado a um estilo de vida sedentário representa uma das maiores ameaças á saúde das pessoas. Visto isso, cada vez mais pesquisadores e estudiosos recomendam a prática da musculação como grande aliado ao emagrecimento. O presente trabalho visa demonstrar através de revisão bibliográfica a eficiência da prática da musculação para alcançar o emagrecimento.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Análise de lesões em atletas de natação: uma revisão narrativa
    (2022-06-21) Schlindwein, Leonardo
    Treinamento de esportes competitivos, assim como um nível elevado de atividade física, são considerados fatores de risco para ocorrência de lesões. O treinamento dos atletas ultrapassa os limites fisiológicos, seja em época de treinamento ou competição, expondo-os a altas cargas de treinamento e deixando-o mais propenso a lesões. A pesquisa é uma revisão narrativa da literatura que contemplou um total de oito artigos, publicados entre os anos de 2017 e 2022. Pode-se observar que a região do ombro é predominantemente a mais afetada. As contraturas musculares e tendinopatias foram os principais tipos de lesões. Atletas com assimetria corporal e menor amplitude de movimento, assim como alterações posturais, apresentaram maior número de lesões. Um programa de prevenção de lesões deveria ser algo indispensável na rotina dos nadadores. Portanto, sugere-se futuras pesquisas para minimizar o problema de lesões nos atletas de natação e assim proporcionar um esporte mais seguro e saudável.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os efeitos do exercício físico na força muscular de idosos: uma revisão narrativa
    (2022-06-21) Bernardes, Mateus; Bittencourt, Myla
    Introdução: o envelhecimento populacional está ocasionando uma inversão na pirâmide etária. E se caracteriza como um conjunto de fatores que modificam com o decorrer do tempo, causando a redução da capacidade funcional, intervindo negativamente na massa muscular e saúde do idoso. Logo, o exercício físico manifesta-se como ótima intervenção, pois além de produzir satisfações, ainda auxilia na manutenção corporal e na prevenção e tratamento de enfermidades. Objetivo: analisar as discussões científicas acerca dos efeitos e modelos de exercícios físicos na força muscular de idosos. Método: revisão narrativa de literatura realizada na base de dados PubMed, utilizando os descritores ‘’aging’’, “physical exercise’’, ‘’aged’’ e ‘’Muscle Strength’’ em inglês. Dos 134 resultados encontrados, dez preencheram os critérios de seleção do estudo. Resultados: a Europa foi o continente com mais estudos selecionados, com 90%. Tiveram estudos nos quais os critérios incluíam os idosos com alguma debilitação física. Treinamento resistido, yoga, dança, caminhada nórdica, treinamento inercial em equipamento exclusivo e treinamento pliométrico foram encontrados nos programas de exercícios. Como métodos de avaliação da força, fizeram parte dos programas os testes de 1RM, Cyklotren, flexão de cotovelo, e o teste de sentar e levantar. Conclusão: por meio das intervenções nos estudos, ou seja, dos programas de exercícios físicos propostos, observou-se que em todas as pesquisas o exercício físico aumentou a força muscular dos idosos. Palavras-chave: Envelhecimento; Exercício Físico; Idoso; Força Muscular.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Lesões em corredores: Incidência de lesões em corredores de rua e seus fatores associados
    (2022-06-13) Canônica, Arthur
    A corrida é uma das atividades mais praticadas no mundo atualmente, promovendo inúmeros efeitos benéficos aos seus praticantes. Muitas pessoas escolhem a corrida como modalidade, por conta do seu baixo custo e fácil execução, porém assim como qualquer esporte, está suscetível a lesões de diferentes graus. Desta forma, o objetivo dessa revisão narrativa é identificar quais as principais lesões em corredores de rua e seus fatores associados. A revisão narrativa é apropriada devido ao tema amplo e com muitos estudos em pauta, sendo utilizado os seguintes banco de dados para a realização das buscas: Google Scholar/Google Acadêmico, SciELO e PubMed. Foram selecionados artigos disponibilizados na integra em português e inglês, entre os anos de 2017 e 2021. Conclui-se que o joelho foi a região mais acometida entre os corredores, seguido pela região do pé. O sistema muscular também esteve presente nos tipos de lesões mais encontradas. Corredores possuem uma incidência considerada relativamente alta ao acometimento de lesões, porém não há um fator específico que seja responsável por tal, ou seja, os fatores considerados associados por alguns autores não são os mesmos quando comparados a outros, isso se da devido as variáveis encontradas nos próprios estudos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Retorno do exercício físico pós-covid-19
    (2022-06) Souza, Victor
    Introdução: O recém-descoberto coronavírus foi identificado em 2019 na cidade de Wuhan, China, e desencadeou uma problemática global, devido a sua alta virulência e infectividade somado ao seu potencial deletério à saúde humana. Atualmente no Brasil, a SARS-CoV-2 infectou mais de 30 milhões de pessoas e levou mais de 600 mil á óbito até o mês de maio 2022(BRASIL, 2022). A prática de exercícios físicos regulares de intensidade moderada a vigorosa, promove benefícios a respostas imunológicas além de auxiliar na recuperação cardiopulmonar. O objetivo deste estudo é identificar as recomendações para a prática de exercício físico após a infecção por SARS-CoV-2. Método: Este estudo é caracterizado por uma revisão integrativa. Resultado: A busca totalizou 14952 registros com a aplicação dos filtros de linguagem, período e especificação de palavra, 221 publicações foram selecionadas, 5 estudos foram incluídos. Conclusão: Necessitam de mais estudos para de fato poder concluir as devidas recomendações para exercícios após infecção por SARS-CoV-2, ainda que, mesmo assim, seja incentivado o retorno aos exercícios. Estudos clínicos devem ser incentivados a aplicar protocolos de retorno após infecções por SARS-CoV-2 uma vez que o COVID-19 tenha desencadeado uma das mais alarmantes pandemias da história, além disso, estabelecer um protocolo padrão para retorno de infecções virais pode ser favorável no ganho de saúde e incentivo ao exercício físico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O uso de suplementos alimentares por praticantes de musculação: uma revisão narrativa
    (2022-06-15) Pereira, Matheus
    O uso de suplementos alimentares, bem como uma alimentação saudável juntamente com uma rotina de exercício físicos auxilia nos objetivos dos praticantes de musculação e também de outras modalidades auxiliando a alcancerem os seus objetivos. Por conta disso é válido afirmar que os suplementos alimentares complementam a nutrição, repondo as calorias gastas no dia e dando o suporte necessário para as atividades de exercícios físicos. Os objetivos desta pesquisa são identificar o perfil de praticantes de musculação que utilizam suplementos alimentares e verificar os motivos do uso de suplementos alimentares de acordo com as evidencias cientificas publicadas no período de 2017 até 2022. Caracteriza-se em uma revisão narrativa e se intitula em uma pesquisa bibliográfica, que utiliza exclusivamente banco de dados públicos e a pequisa foi feita pelo Google acadêmico buscando as bases de dados SCIELO e LILACS. Na etapa de seleção inicial foram encontrados cento e nove artigos. Após a analise realizada obedecendo os critérios de inclusão\exclusão e posterior leitura na integra, onze artigos foram selecionados e incluídos. Os resultados mostraram que o uso de suplementos alimentares bem como uma rotina de exercícios físicos auxilia na saúde e também na busca pela hipertrofia muscular. No entanto, para maior fidedignidade e ampliação dos resultados, sugere a ampliação de pesquisas de quem usa suplemento alimentar mas que não pratica exercício físico, para observar a diferença dos resultados, bem como uma amostra mais ampla.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Benefícios da prática de atividade física para crianças e adolescentes: uma revisão narrativa
    (2022-06-14) Ipiranga Neto, Jandir
    O sedentarismo caracterizado pela falta de atividades físicas é descrito pela OMS como prejudicial a saúde e até mesmo como causa de morte. A prática de atividades físicas se popularizou como uma forma de melhorar a qualidade de vida e essencial para crianças e adolescentes se manterem saudáveis e se desenvolverem. Dessa forma, objetivo do trabalho é verificar os benefícios que a prática de atividades físicas podem trazer, mais especificamente, para crianças e adolescentes. Abrangendo uma ampla quantidade de informações, a revisão narrativa foi escolhida para ser aplicada no trabalho. Para esse intuito, foram realizadas pesquisas nas bases de dados Google Scholar, Scielo, EBSCO e Portal de Periódicos CAPES; por meio da pesquisa foi possível extrair os resultados acerca da prática de atividades físicas para crianças e adolescentes. Foram selecionados artigos que abordaram dados sobre atividades físicas direcionadas para crianças e adolescentes e também dados sobre atividade física no cenário da saúde pública, justamente para construir a revisão. Foram constatados benefícios para a saúde mental de crianças e adolescentes, desenvolvimento motor mais evoluído e melhora na questão cardiovascular.
  • Monografia Acesso aberto
    ANSIEDADE EM JOGADORES DE FUTEBOL : UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
    (2022-06-19) LIMA, Emerson
    Dentre os esportes mais populares praticados, o futebol está entre os destaques. A cerca de vinte anos os aspectos psicológicos têm desempenhado um papel crucial na trajetória esportiva. O objetivo desse estudo é verificar quais temas ligados a ansiedade e futebol estão sendo abordados na literatura, afim de sintetizar as informações e incentivar temáticas ainda não exploradas. Métodos: Este estudo é caracterizado por uma revisão bibliográfica integrativa. Foram incluídos (i) estudos clínicos; estudos quantitativos, experimentais e observacionais (ii) encontrados nas bases de dados (SciELO; Google acadêmico, WHO (iii) publicados entre os anos de 2017 e 2022; (iv) com desfecho: ansiedade no futebol (v) somente da língua portuguesa. Para exclusão: artigos que buscaram validação ou analisaram instrumento de ansiedade, estudos de revisão bibliográfica com meta-análise ou não, tema de anais de congresso, além de livros. Resultado: De 14800, 8 foram elegíveis para a análise, seis dos estudos utilizaram como temática, ansiedade e futebol á nível competitivo, e em sua maioria eram estudos observacionais. Discussão: Há uma prevalência de estudos que tenham preferencias na abordagem competitiva da modalidade, entretanto, no Brasil, são três dimensões legais para o esporte, definidas pela Lei Pelé (Sancionada em 24 de março de 1998, a Lei nº 9.615):o esporte de rendimento, o de participação e o educacional, podendo a partir disso, se expandir o campo de pesquisa. Conclusão: Este estudo pode identificar que os estudos têm sido muito direcionados a temas de rendimentos, bem como somente a atletas. As pesquisas podem explorar tanto avanços de performances, quanto parâmetros sociais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Ansiedade em jogadores de futebol: uma revisão bibliográfica
    (2022-06-19) Lima, Emerson
    Dentre os esportes mais populares praticados, o futebol está entre os destaques. A cerca de vinte anos os aspectos psicológicos têm desempenhado um papel crucial na trajetória esportiva. O objetivo desse estudo é verificar quais temas ligados a ansiedade e futebol estão sendo abordados na literatura, afim de sintetizar as informações e incentivar temáticas ainda não exploradas. Métodos: Este estudo é caracterizado por uma revisão bibliográfica integrativa. Foram incluídos (i) estudos clínicos; estudos quantitativos, experimentais e observacionais (ii) encontrados nas bases de dados (SciELO; Google acadêmico, WHO (iii) publicados entre os anos de 2017 e 2022; (iv) com desfecho: ansiedade no futebol (v) somente da língua portuguesa. Para exclusão: artigos que buscaram validação ou analisaram instrumento de ansiedade, estudos de revisão bibliográfica com meta-análise ou não, tema de anais de congresso, além de livros. Resultado: De 14800, 8 foram elegíveis para a análise, seis dos estudos utilizaram como temática, ansiedade e futebol á nível competitivo, e em sua maioria eram estudos observacionais. Discussão: Há uma prevalência de estudos que tenham preferencias na abordagem competitiva da modalidade, entretanto, no Brasil, são três dimensões legais para o esporte, definidas pela Lei Pelé (Sancionada em 24 de março de 1998, a Lei nº 9.615):o esporte de rendimento, o de participação e o educacional, podendo a partir disso, se expandir o campo de pesquisa. Conclusão: Este estudo pode identificar que os estudos têm sido muito direcionados a temas de rendimentos, bem como somente a atletas. As pesquisas podem explorar tanto avanços de performances, quanto parâmetros sociais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Benefícios da terapia aquática para crianças autistas: Uma revisão narrativa.
    (2022-06) Panini, Matheus Cezar
    O autismo é um transtorno complexo do desenvolvimento caracterizado por déficits na comunicação, interação social, padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesses e atividades, que atinge uma em cada 160 crianças. As intervenções motoras no ambiente aquático têm sido apontadas como uma interessante opção terapêutica para esse público, estimulando desenvolvimento físico, psicológico, motivacional e social. Dessa forma, o objetivo desta revisão narrativa foi reunir e discutir as evidências científicas existentes acerca dos efeitos da terapia aquática na saúde e no bem-estar de crianças autistas. As revisões narrativas são metodologias apropriadas quando o tema a ser pesquisado é amplo e abrangente. Para tanto, foram realizadas buscas nas bases de dados Biblioteca Virtual da Saúde, Portal de periódicos CAPES, Scientific Electronic Library Online, Pubmed e Google Scholar; através de descritores correspondentes a condição autismo, ao público infantil e a terapia aquática. Foram selecionados artigos que abordaram os efeitos de terapias aquáticas em crianças com autismo. Cada artigo selecionado foi estudado e separado para compor os tópicos da revisão. Foram encontrados benefícios nos atributos físicos, psicológicos, comportamentais e sociais. Sugere-se que crianças autistas possam vivenciar e experimentar os benefícios de um programa de terapia aquática.
  • Monografia Acesso aberto
    A eficácia da adoção dos exercícios de estabilização segmentar da coluna vertebral como forma de prevenir lombalgias não específicas - uma revisão narrativa de literatura.
    (2022-06-13) Zimmermann Neto, Francisco de Assis
    Introdução: Hábitos vinculados ao estilo de vida moderno, no qual as pessoas passam a maior parte do dia sentadas, são potencialmente danosos para a coluna lombar, colaborando para o “adormecimento” de seus profundos músculos estabilizadores e consequente surgimento de lombalgia. Objetivo: Realizar uma revisão narrativa acerca de estudos que analisem a eficácia dos exercícios de estabilização segmentar para a prevenção de lombalgias não específicas. Método: Realizou-se a busca na base de dados PubMed e Scielo a partir de 2006, mediante os descritores terapia por exercício, dor lombar, prevenção de doenças e músculos abdominais. Resultados: Os estudos aqui analisados são uníssonos no sentido de que quadros álgicos inespecíficos na coluna lombar estão associados a um certo grau de disfuncionalidade da musculatura estabilizadora do core, especialmente o Transverso Abdominal e Multífido Lombar. Conclusão: Os exercícios de estabilização segmentar são eficazes na prevenção de lombalgias não específicas, já que promovem o fortalecimento dos músculos estabilizadores que atuam diretamente sobre a coluna lombar.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Nível de satisfação de alunos de uma academia no município de Palhoça
    (2021) Kelvin da Silva Matos
    Nas últimas décadas o número de pessoas que buscam pela prática de atividade física aumentaram, dessa forma percebeu-se também o aumento de alunos presentes em academias. Analisando isso, tornou- se muito importante conhecer cada vez mais o perfil dos clientes que estão à procura destes espaços, a fim de que haja melhor prestação de serviços e por consequência a fidelização dos clientes na mesma. O objetivo da pesquisa foi verificar o nível de satisfação de clientes ativos e matriculados em uma academia de musculação localizada no bairro Madri, no município da Palhoça - Santa Catarina. Neste estudo foi utilizado o questionário de Aguiar (2007), que é composto por perguntas objetivas, com grau de importância. Esta pesquisa apresentou duas fases, a primeira de natureza exploratória e qualitativa e a segunda fase é caracterizada como descritiva e quantitativa. Por fim, o presente estudo analisou que é de extrema importância fazer com que os clientes venham a alcançar os seus objetivos, objetivos esses que os fizeram buscar pela prática de atividade física nas academias, então os serviços prestados pela mesma devem ser de muita qualidade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Depressão e Ansiedade em Profissionais de Educação Física em Academias e Estratégias de Enfrentamento.
    (2021-12-17) Karoliny Alexandre Maykot
    A depressão e os transtornos mentais estão em ascensão em todo o mundo, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão, sendo a principal causa de incapacidade em todo o mundo. Diante disso, se faz necessário saber em que níveis de ansiedade e depressão esses profissionais podem estar ou não enfrentando, para que assim tenhamos um embasamento sobre o bem estar psicológico dos mesmos. Os estudos sobres esses profissionais são escassos no que se diz respeito ao profissional dentro das academias, mas em alguns desses estudos se observa que os professores em geral, são um dos grupos que mais recorrem aos serviços de psiquiatria por sintomatologia depressiva, que muitas vezes é impeditiva da manutenção da atividade profissional, levando a um número elevado de absentismo. Participaram da pesquisa 20 Profissionais de Educação Física de 13 academias da Região Metropolitana de Florianópolis - SC, sendo 70% (n=14) do sexo masculino e 30% (n=6) do sexo feminino, esses profissionais apresentaram níveis de depressão e ansiedade, sendo que 15% apresentaram sintomas moderados de depressão, já os níveis de ansiedade moderado foram 10 % e níveis graves de ansiedade e depressão 20%. Apesar de ter números significativos em relação aos homens, podemos observar que os níveis de depressão e ansiedade prevalecem nas mulheres.