Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem por Assunto "Afasia"
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Dissertação Acesso aberto Funcionamento das atividades de leitura na terapia de reabilitação de paciente com afasia de broca: estudo de caso(2003-12) Gurgacz, GlaciEsta dissertação relata um estudo de caso realizado com uma paciente portadora de afasia de Broca, com o objetivo de descrever o funcionamento das atividades de leitura no processo terapêutico. A pesquisa foi realizada na Clínica-Escola do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba-PR, no período de março a outubro 2002. As sessões de terapia, realizadas por uma aluna estagiária do quarto ano do Curso de Fonoaudiologia e orientadas por uma supervisora, foram registradas em áudio, transcritas e analisadas em unidades-episódio. O desempenho lingüístico da paciente, anterior às atividades terapêuticas de leitura, foi comparado com o desempenho durante as atividades. Os dados evidenciaram as dificuldades lingüísticas da paciente e os efeitos da atividade de leitura no quadro dessas dificuldades. Além disso, os dados demonstraram que as atividades feitas pela terapeuta com foco na leitura servem de base para o jogo de interlocução entre terapeuta e paciente e como estímulo para o engajamento subjetivo da paciente na terapia.Dissertação Acesso aberto Reabilitação fonoaudiológica do afásico em uma perspectiva focalizada no cotidiano(2004-12) Pacheco, RobertoEsta pesquisa avaliou procedimentos para a reabilitação fonoaudiológica do Afásico a partir de uma perspectiva focalizada no cotidiano, com base na hipótese que, inicialmente, devem-se estabelecer critérios, atividades e instrumentos de trabalho com base na história de vida, sendo necessário, portanto: a) assumir uma postura teórica que permita transcender os clássicos critérios neurológicos e lingüísticos, buscando, sobretudo, redimensionar os conceitos de cotidiano, linguagem, comunicação, relação e incapacidade; e, b) assumir uma postura profissional que não fique apenas no âmbito do consultório, centrada exclusivamente em atividades orais e escritas objetivadas a atenuar os sintomas afásicos. Fundamentado na Pragmática lingüística, na abordagem Neurolingüística em afasiologia, no conceito sociológico de vida cotidiana, na perspectiva funcional de reabilitação e na Biologia do Conhecer, foram estabelecidos critérios e elaboradas atividades com base no cotidiano, ou seja, com base na vida humana real. O roteiro de atividades foi testado mediante estudo de caso com um Afásico, acompanhado durante onze sessões compostas de atividades domiciliares, extra-domiciliares e de consultório. Os resultados indicam a modalização dos critérios para a reabilitação da afasia; a necessidade do resgate da condição de humanidade no processo de reabilitação do Afásico e da ampliação das discussões sobre o papel terapêutico do fonoaudiólogo; e, um diálogo possível entre as ciências da linguagem, sociais e da saúde.