Psicologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Psicologia por Assunto "aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso fechado A importância do vínculo afetivo para a aprendizagem e sua relação com a psicanálise(2023-12) PEDRO, Fellype Ribeiro; AMORIM, Pedro Henrique Sassaki deNeste presente trabalho buscou-se compreender e refletir acerca da importância do estabelecimento de vínculo entre educador e educando no processo ensino-aprendizado e o seu diálogo com a Psicanálise. Procurou-se investigar como a Psicanálise entra nas relações pedagógicas, visto que existe um embate entre as duas áreas sobre um ideal educativo, a fim de contribuir para estes processos. Trata-se de um estudo teórico baseado nos saberes do patrono da educação brasileira, Paulo Freire e os conhecimentos psicanalíticos de Sigmund Freud e Jacques Lacan dando enfoque à relação transferencial, essencial no processo de ensinar e as noções de “sujeito-suposto-saber”. Ressalta-se que a Psicanálise de modo algum equivale a ser contra a pedagogia, entendendo notoriamente o papel do professor, os seus deveres e responsabilidades, sendo o responsável por estimular a construção de um espaço de aprendizagem saudável. Este sujeito formador e provocador deverá promover oportunidades de aprendizagem aos estudantes para que estes constituam posteriormente seus papéis na sociedade.