Psicologia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 28
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância da função materna na estruturação do ego segundo a psicanálise Winnicottiana
    (2023-11) SOUZA, Julia Takita Camillo de; FRANCA, Marco Antonio de Lima
    Este trabalho visa realizar um estudo teórico, analisando e discutindo artigos e fontes literárias relevantes que oferecem suporte para uma compreensão da estruturação do ego na primeira infância, por meio da síntese da teoria apresentada por Donald Woods Winnicott, dialogando com outros autores, como Freud, Lacan e seus intérpretes contemporâneos. Verificou-se que Winnicott apesar de beber de fontes comuns à psicanálise, seja a Freudiana ou a Kleiniana, logo parte a desenvolver a própria teoria e fundamentá-la, através de extensos estudos, em uma perspectiva revolucionária para a época. Enquanto todos pensavam retroativamente sobre o desenvolvimento do bebê, Winnicott inovou ao propor como ele percebe o mundo através do cuidado e da falta inerente a ele. Como, através dos olhos da mãe, ele aprende a enxergar, o mundo e a si mesmo, como sujeito implicado no próprio discurso, e não apenas produto passivo de outras relações.
  • Monografia Acesso aberto
    Como ocorre o manejo de sintomas de ansiedade em contextos organizacionais
    (2023-12) LEMOS, Caio Henrique Figueiredo; TRINDADE, Ana Carolina Andrade; RINDPAULA, Isabelle Silva
    Este artigo tem o objetivo de apresentar, em forma de Revisão Sistemática de Literatura, as questões de ansiedade no ambiente organizacional. Foram encontradas pesquisas que trazem indivíduos impactados pelas questões de ansiedade e saúde mental no trabalho e intervenções a respeito disso, nos sete artigos selecionados as intervenções propostas são feitas em grupo, com a necessidade de mensurar os níveis de ansiedade do grupo para entender a melhor intervenção a ser proposta. Nos resultados encontrados notamos a ansiedade ocorrendo em ambientes de trabalho disfuncionais, com excesso de tarefas e aspectos estressantes. Também se observa questões relacionadas à depressão e burnout.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Efeito da aprendizagem motora implícita em atletas amadores: uma revisão integrativa
    (2023-11) GAMBA, Neemias Manoel Teck de
    A aprendizagem motora implícita promove habilidades motoras assim como a explícita, porém a primeira diminui a probabilidade de haver uma queda na performance durante uma competição, onde a pressão é maior que a dos treinos. Esta hipótese foi testada através de uma revisão integrativa em que foram achados 3170 artigos, sendo que, aplicados os critérios de exclusão, foram selecionados 6. Após o recolhimento de dados e análise foi observado que os grupos implícitos tiveram menor queda na performance, apresentaram menos conhecimento declarativo sobre as tarefas e executaram os movimentos com mais naturalidade que os grupos explícitos. Uma grande limitação deste estudo foi o número pequeno de artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Os achados apontaram que a estimulação da aprendizagem motora implícita pode proporcionar um melhor desempenho para atletas de diversas modalidades; entretanto, é necessário que se façam mais estudos para que se reafirmem as considerações apresentadas.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    TDAH e sociedade: reflexões psicanalíticas acerca do diagnóstico.
    (2023-11) GALDINO, Tamile Coutinho; MORAES, Isabela Cinthia Vieira De
    Os números de diagnósticos para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) vêm apresentando aumento crescente nos últimos anos, o que para alguns especialistas pode estar associado ao reconhecimento e tratamento que as pessoas portadoras desse quadro estão recebendo. Aliado a essa identificação, ainda é possível notar uma potencialização na venda de medicamentos psicotrópicos que apresentam consequências estimulantes para que fazem o uso das substâncias. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar, por meio da Psicanálise, a influência que o contexto social pode desenvolver na elaboração, percepção e aceitação dos sintomas advindos do TDAH, destacando a importância do reconhecimento da subjetividade de cada ser diante de comportamentos singulares que vem sendo patologizados, motivando assim o crescente aumento de diagnósticos na população.
  • Monografia Acesso aberto
    A influência da parentalidade no desenvolvimento da cognição social em crianças.
    (2023-11) FERREIRA, Isabella Maria Zuchetto; ESCUDEIRO, Thaís Alves; SESSO, Vinícius Camargo
    A parentalidade ou os estilos parentais, assim como condições ambientais e genéticas, podem influenciar no desenvolvimento físico, psico-social da criança, e também no aspecto da cognição social. O estudo a seguir tem como objetivo levantar a literatura empírica mais recente sobre a associação entre parentalidade versus cognição social infantil, por meio de uma revisão integrativa, onde serão apresentados conceitos teóricos sobre o assunto e resultados práticos dos últimos estudos sobre o tema em questão. Foram feitas pesquisas nas principais bases de dados como Scielo, LILACS e Pubmed, dos estudos dos últimos 10 anos, em inglês e português que relacionassem a parentalidade com aspectos da cognição social infantil. Após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, os principais estudos condizentes com o tema foram encontrados em inglês. Após análise de seus resultados constatou-se que os estilos parentais são positivamente relacionados à aquisição de repertório social e o melhor desenvolvimento de processos cognitivos relacionados à cognição social, como processamento de emoções, viés de atribuição e teoria da mente, como consequência uma melhor elaboração de respostas adaptativas ao meio social.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    O impacto dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) na saúde mental das famílias assistidas: uma perspectiva da psicologia social.
    (2023-11) IBIAPIM, Vieira Daniela; PEREIRA, Gomes Julia
    Este estudo propõe a compreensão do impacto positivo dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em conjunto com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), na saúde mental das famílias assistidas, sob uma perspectiva da Psicologia Social. Os Serviços inseridos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) visam criar espaços de convivência, aprendizado e apoio para grupos em situação de vulnerabilidade. A presente pesquisa realizará uma revisão de literatura abrangente para compreender como esses serviços podem afetar o bem-estar psicológico dos participantes. A Psicologia Social oferece uma lente analítica valiosa para explorar como os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e PAIF influenciam as interações sociais, o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais e o suporte emocional entre os beneficiários. Será investigada como a participação nesses serviços pode contribuir para a melhoria da saúde mental, fortalecendo a autoestima, a resiliência e o senso de pertencimento das famílias assistidas. Ao final deste estudo, é esperado o fornecimento de insights significativos sobre como os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Proteção e Atenção Integral à Família podem promover a saúde mental dos usuários e contribuir para estratégias mais eficazes no campo da assistência social, além do reforço positivo pela inserção constante da psicologia no âmbito social. Essas descobertas podem ser fundamentais para aprimorar a implementação e a avaliação dos Serviços SCFV e PAIF, bem como para informar políticas sociais destinadas a apoiar indivíduos em situação de vulnerabilidade.
  • Monografia Acesso aberto
    Como ocorre o manejo de sintomas de ansiedade em contextos organizacionais.
    (2023-12) LEMOS, Caio Henrique Figueiredo
    Este artigo tem o objetivo de apresentar, em forma de Revisão Sistemática de Literatura, as questões de ansiedade no ambiente organizacional. Foram encontradas pesquisas que trazem indivíduos impactados pelas questões de ansiedade e saúde mental no trabalho e intervenções a respeito disso, nos sete artigos selecionados as intervenções propostas são feitas em grupo, com a necessidade de mensurar os níveis de ansiedade do grupo para entender a melhor intervenção a ser proposta. Nos resultados encontrados notamos a ansiedade ocorrendo em ambientes de trabalho disfuncionais, com excesso de tarefas e aspectos estressantes. Também se observa questões relacionadas à depressão e burnout.
  • Monografia Acesso fechado
    A importância do vínculo afetivo para a aprendizagem e sua relação com a psicanálise
    (2023-12) PEDRO, Fellype Ribeiro; AMORIM, Pedro Henrique Sassaki de
    Neste presente trabalho buscou-se compreender e refletir acerca da importância do estabelecimento de vínculo entre educador e educando no processo ensino-aprendizado e o seu diálogo com a Psicanálise. Procurou-se investigar como a Psicanálise entra nas relações pedagógicas, visto que existe um embate entre as duas áreas sobre um ideal educativo, a fim de contribuir para estes processos. Trata-se de um estudo teórico baseado nos saberes do patrono da educação brasileira, Paulo Freire e os conhecimentos psicanalíticos de Sigmund Freud e Jacques Lacan dando enfoque à relação transferencial, essencial no processo de ensinar e as noções de “sujeito-suposto-saber”. Ressalta-se que a Psicanálise de modo algum equivale a ser contra a pedagogia, entendendo notoriamente o papel do professor, os seus deveres e responsabilidades, sendo o responsável por estimular a construção de um espaço de aprendizagem saudável. Este sujeito formador e provocador deverá promover oportunidades de aprendizagem aos estudantes para que estes constituam posteriormente seus papéis na sociedade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Na mente de um atleta: um olhar através da Terapia Cognitivo-Comportamental
    (2023-12) PRETELI, José Matheus Cardozo; BUENO, Gabriel Nascimento; SANTOS, Henrique Martins Dos
    Este artigo de revisão sistemática objetivou analisar estudos atuais sobre a saúde mental de atletas maiores de idade. A revisão foi baseada no método PRISMA, através das bases de dados SciELO, PubMed e Lilacs. Após a consideração de critérios de exclusão e inclusão dos trabalhos encontrados nessas bases: como o idioma disponível, a temática associada à saúde mental de atletas e o tempo máximo de 5 anos desde a publicação, realizou-se uma análise do material disponível. Conclui-se que apesar de haver estudos e evidências na área que apontem os principais aspectos psicológicos destes atletas, ainda é necessário maiores investigações acerca do assunto. A saúde mental dos atletas representa um campo crucial e ainda sub explorado na literatura científica, notadamente carente de estudos em língua portuguesa. A relevância reside na influência direta da saúde mental no desempenho esportivo e na qualidade de vida dos atletas. A psicologia do esporte, embora uma área relativamente recente, desempenha um papel fundamental na promoção da saúde mental, indo além do enfrentamento de desafios para otimizar o potencial dos atletas. A dualidade da prática esportiva, com seus aspectos positivos e negativos, destaca a necessidade de suporte psicológico, uma vez que, o trabalho esportivo pode contribuir para o desenvolvimento de psicopatologias. Notoriamente a pandemia de COVID-19 intensificou as preocupações com a saúde mental dos atletas e modificou as maneiras como o esporte é visto e praticado. Em suma, deve-se continuar as pesquisas acerca da temática devido sua importância: em virtude de suas atuações e organização de trabalho, se é dada a necessidade de investigar a saúde mental destes atletas e seus principais aspectos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Performance no trabalho: 5 hábitos da vida pessoal que influenciam na performance profissional
    (2023-11) BEZERRA, Arielly Raiany L. Mendes; LEITE, Jéssica Gomes; SILVA, Juliana de Oliveira e
    De acordo com estudos sobre Qualidade de Vida (QV), compreendeu-se que bons hábitos podem trazer, ao longo da vida do indivíduo, muitos benefícios. O objetivo desta pesquisa foi identificar de que forma a qualidade de vida do indivíduo impacta sua performance no trabalho. O método de pesquisa escolhido para este estudo foi uma revisão sistemática, possibilitando a pesquisa e análise de estudos publicados sobre o tema. Os artigos selecionados demonstram um grande foco sobre o indivíduo e sua relação com o trabalho, identificando que os estudos estão mais vinculados com a qualidade de vida dentro do ambiente organizacional. As questões sobre os hábitos que proporcionam a qualidade de vida, como atividade física, sono e relações sociais, são negligenciadas pelos indivíduos, dificultando os processos preventivos. Sendo assim, a discussão sobre a qualidade de vida não vinculada ao ambiente organizacional não se encontra muito presente na literatura, sendo necessário abordar a relevância e o impacto disso para o indivíduo.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Avaliação descritiva e análise funcional no tratamento de casos clínicos
    (2023-11) OLIVEIRA, Marina Ignácia Barbosa de; NASCIMENTO, Beatriz dos Santos
    A análise do comportamento tem três grandes vertentes, sendo uma delas a Análise Aplicada do Comportamento (ABA). A ABA é popularmente conhecida pela eficácia do tratamento de casos em que o indivíduo apresenta problemas de comportamento, como, por exemplo, em crianças diagnosticadas com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Essa vertente dispõe de diferentes métodos de análise e intervenção para compreender o principal causador do comportamento problema e intervir de maneira a modificá-lo. Entre estes métodos estão a avaliação descritiva e a análise funcional, os quais serão utilizados neste estudo para correlação de resultados e compreensão de eficácia no tratamento de casos clínicos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Terapia cognitivo-comportamental no tratamento da dor crônica: uma revisão sistemática
    (2023-12) CASTILHOS, Caroline de; EVANGELISTA, Eliane Alves; MELLO, Janaina Cristina de; AZEVEDO, Maria Izabele Barbosa
    Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre como a Terapia Cognitivo-Comportamental pode contribuir para o tratamento de adultos com dor crônica. Para isso, foram analisados artigos publicados nos últimos 10 anos nas bases de dados LILACS, PubMed e SciELO. Conforme a metodologia PRISMA, a partir dos critérios de inclusão/exclusão, foram selecionados e analisados 10 artigos. Os resultados mostraram que a Terapia Cognitivo-Comportamental ajuda no tratamento de pacientes adultos com dor crônica, mas é necessário futuros estudos de longo prazo.
  • Monografia Acesso fechado
    Idosos, velhice e qualidade de vida: um olhar para a saúde mental.
    (2023-11) CAZITA , Beatriz Giuseppe de Oliveira; CAETANO , Giovana Cardoso; BORDINI, Nathalia Arcanjo; COSTA , Larissa dos Santos
    Este estudo bibliográfico tem o objetivo de abordar a saúde mental na terceira idade no Brasil, examinando os desafios enfrentados pelos idosos e as políticas públicas voltadas para a promoção do bem-estar psicológico dessa população. O envelhecimento da população é uma realidade crescente no país, o que torna a saúde mental dos idosos um tema de relevância para investigar as principais questões enfrentadas por essa população, incluindo depressão, ansiedade, demência e solidão, além de considerar os aspectos culturais e sociais que influenciam a percepção e a busca por cuidados de saúde mental. Esta fase da vida é marcada por uma série de desafios e características únicas que refletem a realidade do envelhecimento em um país em desenvolvimento. O envelhecimento da população é uma tendência crescente no Brasil, resultado do aumento da expectativa de vida e da redução das taxas de natalidade. No entanto, essa transição demográfica também traz uma série de desafios sociais, econômicos e de saúde para a população idosa. A saúde mental dos idosos é uma preocupação crescente, uma vez que o envelhecimento pode estar associado a uma série de desafios emocionais, como depressão e ansiedade, sendo necessário enfatizar a necessidade de aprimorar e expandir as políticas públicas existentes para melhor atender às demandas crescentes dessa população.
  • Monografia Acesso aberto
    TDAH na terceira infância e suas implicações no contexto escolar.
    (2023-11) ARAÚJO, Alice Almeida
    As escolas brasileiras encontram-se em uma realidade de desafios e dificuldades na educação de seus alunos, dado que observa-se um aumento no número de estudantes com dificuldades na aprendizagem. Este fato pode ocorrer por diferentes motivos, porém dentre eles, destaca-se o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) que caracteriza-se principalmente pela dificuldade na atenção e hiperatividade/impulsividade. Tais déficits em funções cognitivas ocasionam prejuízos em diferentes âmbitos da vida de um indivíduo, dentre eles, o familiar, profissional e principalmente o acadêmico. O presente trabalho objetivou apresentar e compreender as implicações do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na terceira infância dentro do contexto escolar, levando em consideração que tal fase é caracterizada por mudanças significativas no desenvolvimento humano, sendo primordial a equidade na educação, garantindo que todas as crianças, inclusive com TDAH, possam se desenvolver e aprender de forma saudável dentro das escolas. Para isso, foi explorado – a partir de uma seletiva revisão bibliográfica dentro do tema – métodos que ocasionam na inclusão destes estudantes com TDAH dentro das escolas.
  • Monografia Acesso fechado
    A influência da inteligência emocional no ambiente de trabalho
    (2023-12) SANTOS, Julia Araujo; COSTA, Juliana Mauricio da; SOUZA, Letícia da Silva
    Esse trabalho tem como finalidade mostrar a sociedade do cansaço e a inteligência emocional, como a sociedade do século XXI se organiza em tantas demandas e produtividades exigidas ao mesmo tempo que se tem algo fundamental para estar emocionalmente bem diante aos fatores estressores da sociedade. Deste modo, o trabalho tem o objetivo de levantar os pontos principais de Inteligência Emocional e como ela se desenvolve na sociedade do desempenho. Através de uma compreensão geral da conduta da humanidade, vem sendo estudado o comportamento humano no ambiente de trabalho e utilizando recursos para extrair o maior potencial de desempenho de diversos grupos para a maior eficiência no trabalho. O intuito é identificar habilidades e competências e destacar a importância de um ambiente saudável, ao mesmo tempo em que entende como elas impactam o ambiente organizacional. Conhecer o conceito de inteligência emocional é muito importante para que as organizações saibam reconhecer e promover os indivíduos. Porque profissionais motivados em um ambiente equilibrado são mais propícios ao crescimento e à eficiência na demanda de trabalho.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Relacionamento abusivo: o impacto no desenvolvimento
    (0009-11) GASPARI, Camila de Paula; MOTA, Maria Joelma Araújo; VIEIRA, Samara Grazielly Angelo
    O objetivo desse estudo foi apresentar um levantamento teórico acerca das questões que envolvem o relacionamento abusivo e o impacto dese fator no desenvolvimento. Os dados enfatizam as implicações, tanto emocionais, como, psicopatológicas, por exemplo, a depressão, ansiedade, síndrome do pânico e estresse pós-traumático. Nas questões físicas, destaca-se a ocorrência dos comportamentos autodestrutivos. As informações apresentadas revelam a desigualdade na manifestação da violência, com grupos específicos da sociedade, notadamente mulheres, jovens, pessoas de raça preta ou parda e aquelas de menor renda, sendo afetadas de maneira desproporcional. Ressalta-se a necessidade de se investir em informações, políticas e leis que auxiliem as pessoas na conscientização do relacionamento abusivo e no impacto que o próprio traz no desenvolvimento.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uma análise do discurso dos ideais romantizados de psicoterapia
    (2023-11) BONATES, Caroline Pieroni Leal; FERREIRA, Eduarda dos Santos; JORGE, Juliana Pinheiro; CABRAL, Luana Lopes Reis
    Conforme define Byung Chul-Han (2015), o neoliberalismo é um sistema sócio-econômico cujo princípio é incentivar a individualização e competição constante nos meios de produção. Para Harvey (2008), esta ideologia reforça valores como a responsabilidade individual e meritocracia, apresentando consequências nos âmbitos político-econômico e social. Considerando o grande avanço desta política ao longo dos últimos séculos, sabe-se que tal doutrina tem infiltrado-se sistematicamente em diversas áreas sociais - e, consequentemente, na prática da psicologia. O objetivo do presente projeto é compreender o embate entre o sistema neoliberal e a preservação da ética no campo da psicologia, bem como o impacto deste confronto na romantização das práticas em psicoterapia. Nesse sentido, destaca-se a importância de uma abordagem crítica e da expansão das discussões sobre a responsabilidade do profissional frente aos elementos neoliberais que permeiam a prática clínica. Isso envolve o reconhecimento da necessidade de combater a transformação da saúde mental em "mercadoria", no contexto de uma busca constante por produtividade que gradualmente contribui para um sistema desigual. Para tanto, a pesquisa possui cunho qualitativo e a metodologia utilizada foi por meio de amostragem não-probabilística intencional. Assim, 5 participantes foram convidados a responder entrevistas semi-estruturadas, que foram analisadas através do método de núcleos de significação, sendo esta uma técnica que visa identificar os sentidos e/ou significados que emergem de padrões e ideias recorrentes nos discursos dos indivíduos entrevistados. A análise busca apontar a presença ou interferência das ideias e estratégias neoliberais nas práticas de psicoterapia.
  • Monografia Acesso fechado
    Envelhecimento e luto: a relação com a religião e espiritualidade.
    (2023-11) ROSA,, Vinícius Pavaneti; MORAIS,, Juliana Duque de; SOUZA,, Frederico Minghini de; SILVA,, Daiane Fuga da
    O objetivo desse trabalho foi compreender e analisar o processo de luto em idosos e a relação com a religião e espiritualidade durante esse processo. Trata-se de um estudo de campo, descritivo, qualitativo e transversal. A amostra é composta por quatro participantes. Critério de inclusão: indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos, que não passaram por acompanhamento terapêutico nos últimos 6 meses. Critério de exclusão: indivíduos que apresentem algum comprometimento cognitivo ou outra condição que o impeça de ser entrevistado. A coleta de dados ocorreu de forma online e, com relação aos instrumentos, foi utilizado um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada, ambos elaborados pelos próprios pesquisadores. A partir das entrevistas e estudos acerca do tema, foi identificada significativa influência da religião para com o idoso, no sentido de passar conforto e auxílio em momentos difíceis, como o luto. Destaca-se, também, a importância de uma rede completa de apoio, para todo processo de envelhecimento do indivíduo. Tornou-se claro, não só a relevância do tema, mas a atenção necessária com o idoso para assegurar uma boa qualidade de vida nesse momento vivido.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Violências contra a população trans no contexto brasileiro: desafios no acesso à saúde pública
    (2023-11) AMARAL,, Pâmela Michele; MOREIRA,, Thomas De Godoy; RAMOS,, Marina Ornellas C. Furtado
    O trabalho consiste em analisar, por meio de uma revisão bibliográfica, algumas das formas comuns de violência sofridas pela população trans, sendo elas: as violências físicas, psicológicas e psicossociais; a violência epistêmica, que põe em xeque a própria existência do sujeito; e a violência no âmbito de saúde. O texto ainda discorre quanto ao acesso à saúde pública (SUS), o Processo Transexualizador e o papel do psicólogo estabelecido pelo CFP, frente às demandas específicas deste segmento.
  • Monografia Acesso aberto
    Mídias sociais e o impacto na saúde mental: um estudo teórico.
    (2023-11) LOPES, Dominnique de Carvalho Rodrigues; OLIVEIRA, Fernanda Contes de; HUEY, Goyn Tshey
    As redes sociais desempenham um papel central na sociedade contemporânea, alimentada pela internet, moldando a forma como percebemos o mundo, nossos valores, escolhas e comportamentos. Isso tem levado a frustrações e angústias, principalmente entre os jovens, devido à incessante busca por padrões estéticos idealizados e validação externa, contribuindo para o aumento de transtornos relacionados à imagem corporal. Assim, esse trabalho trata-se de um estudo teórico que objetivou discorrer acerca da necessidade de conscientização sobre os impactos negativos das redes sociais na saúde mental, promovendo uma relação mais saudável com a imagem corporal. Verificou-se que, a psicologia desempenha um papel fundamental na compreensão dos desafios relacionados à saúde mental dos usuários de redes sociais. Nesse contexto, a psicologia é essencial para identificar e tratar questões como a busca incessante por validação externa, problemas de autoimagem e outros impactos negativos nas interações online. Intervenções psicológicas, incluindo educação, conscientização, terapia e promoção da resiliência psicológica, são essenciais para auxiliar indivíduos na construção de uma autoimagem realista e saudável, promovendo autoestima e autoaceitação. O desafio atual é encontrar um equilíbrio entre o uso das redes sociais e a saúde mental, promovendo a autoimagem positiva e a autoaceitação. Conclui-se que a psicologia desempenha um papel central na promoção da saúde mental em um mundo cada vez mais influenciado pelas redes sociais e pela busca incessante de validação externa.