Engenharia Mecânica
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Mecânica por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 36
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso fechado A Implementação do nióbio nas baterias dos veículos elétricos(2023-06-22) SANTOS, Gabriel Francisco Santana Oliveira; MENDONÇA, Marlon Trindade Lopes; OLIVEIRA, Matheus Ramos deUma das principais aplicações do nióbio é na produção de aços de alta resistência e baixo peso, utilizados em diversas áreas, como aeroespacial, automotiva e de construção civil. Além disso, o nióbio é utilizado em superligas para turbinas de avião e na produção de equipamentos para processamento de petróleo e gás. Recentemente, o nióbio tem sido estudado como um material promissor para aplicações em baterias. O nióbio pode ser utilizado como eletrodo em baterias de íon-lítio, apresentando alta capacidade e estabilidade eletroquímica. Além disso, o nióbio também pode ser utilizado em baterias de fluxo redox, que têm a vantagem de serem recarregáveis e de apresentarem alta capacidade de armazenamento de energia. A utilização do nióbio em baterias ainda está em fase de pesquisa e desenvolvimento, mas apresenta grande potencial para melhorar seu desempenho e a eficiência. Tendo em vista que os veículos elétricos tendem a ser os automóveis predominantes daqui a algum tempo, a implementação do nióbio, devido as suas características, pode ser um diferencial para a indústria automotiva trazendo mais segurança, prolongamento da vida útil, carregamento mais rápido entre outros benefícios.Monografia Acesso aberto Análise comparativa de métodos para troca de fundo de tanques industriais de armazenamento, com ênfase em segurança(2023-06-12) TEIXEIRA, Ariel; NOVAIS, Eduarda BorgesVisando atender de forma eficiente as necessidades das indústrias, buscamos comparar dois métodos utilizados para serviços de manutenção e instalação de tanques industriais. Neste caso, houve a necessidade de troca do fundo do tanque por apresentar pontos de corrosão. A intenção dessa análise é trazer vantagens e desvantagens desses dois métodos, enfatizando qual deles traz maior segurança em todo o processo de implantação do projeto, além do tempo utilizado para realização dos serviços. Como resultado, foi possível determinar que os dois métodos têm vantagens e desvantagens, porém um dos métodos se sobressai em termos de tempo de serviço e segurança ao realizá-lo.Monografia Acesso aberto Análise da impressão 3d por sinterização direta de metal a laser (dmls) na confecção de peças metálicas(2023-06-20) ROCHA, Pedro Rabelo; ROMERO, Tiago SilvaA manufatura aditiva é uma tecnologia em crescimento que faz parte dos processos modernos da indústria 4.0. A crescente demanda das indústrias em produzir peças de maior complexidade utilizando menos etapas e menos recursos foi aumentada. Como resultado, surge a impressão 3D, que está revolucionando os meios de fabricação tradicionais. Este trabalho tem como base uma análise referente a um dos métodos específicos de impressão 3D de metal, o DMLS (Sinterização direta de metal a laser), que é um método cirúrgico para a produção de metal, permitindo a fabricação de peças de altíssima qualidade, com alta resistência e precisão, para aplicações específicas na indústria aeroespacial, automobilística e médica. Esta análise baseia-se em estudos e testes realizados por diversas entidades com enfoque de realizar uma comparação tanto na qualidade do material impresso quanto nos custos de produção, comparados aos processos tradicionais de fabricação.Artigo Científico Acesso aberto Análise da viabilidade de implantação do RCM em um moinho martelo Buhler em indústria de produção de farelo e farinha de trigo(2023-06-29) Assis, João Pedro Conceição de; Lima, Matheus BezerraEste trabalho é um estudo sobre a viabilidade da implantação da manutenção centrada em confiabilidade (RCM) em um moinho martelo, equipamento de alta criticidade no processo de moagem de trigo. A metodologia foi proposta com o objetivo de otimizar o processo de manutenção atualmente implantado, reduzindo os custos, aumentando a eficiência e confiabilidade do ativo. Utilizando como fundamentação teórica a obra de diversos autores especialistas, foi feita uma análise do histórico de manutenção do moinho martelo e uma análise de modos de falha e efeitos para chegar às conclusões. Após os estudos foi possível observar os benefícios que podem ser gerados pela implantação do RCM. Os resultados podem servir como base de estudo para implantação da metodologia em outros ativos, tanto na indústria de trigo como em outras similares.Artigo Científico Acesso aberto Análise da viabilidade de implantação do RCM em um moinho martelo Buhler em indústria de produção de farelo e farinha de trigo(2023-06) Lima, Matheus Bezerra; Assis, João Pedro Conceição deEste trabalho é um estudo sobre a viabilidade da implantação da manutenção centrada em confiabilidade (RCM) em um moinho martelo, equipamento de alta criticidade no processo de moagem de trigo. A metodologia foi proposta com o objetivo de otimizar o processo de manutenção atualmente implantado, reduzindo os custos, aumentando a eficiência e confiabilidade do ativo. Utilizando como fundamentação teórica a obra de diversos autores especialistas, foi feita uma análise do histórico de manutenção do moinho martelo e uma análise de modos de falha e efeitos para chegar às conclusões. Após os estudos foi possível observar os benefícios que podem ser gerados pela implantação do RCM. Os resultados podem servir como base de estudo para implantação da metodologia em outros ativos, tanto na indústria de trigo como em outras similares.Artigo Científico Acesso aberto Análise da viabilidade de implantação do RCM em um moinho martelo Buhler em indústria de produção de farelo e farinha de trigo(2023-06-27) Lima, Matheus Bezerra; Assis, João Pedro Conceição deEste trabalho é um estudo sobre a viabilidade da implantação da manutenção centrada em confiabilidade (RCM) em um moinho martelo, equipamento de alta criticidade no processo de moagem de trigo. A metodologia foi proposta com o objetivo de otimizar o processo de manutenção atualmente implantado, reduzindo os custos, aumentando a eficiência e confiabilidade do ativo. Utilizando como fundamentação teórica a obra de diversos autores especialistas, foi feita uma análise do histórico de manutenção do moinho martelo e uma análise de modos de falha e efeitos para chegar às conclusões. Após os estudos foi possível observar os benefícios que podem ser gerados pela implantação do RCM. Os resultados podem servir como base de estudo para implantação da metodologia em outros ativos, tanto na indústria de trigo como em outras similares.Monografia Acesso aberto Análise da viabilidade de implantação dorcm em um moinho martelo buhler em indústria de produção de farelo e farinha de trigo(2023-06) ASSIS, João Pedro Conceição de; LIMA, Matheus BezerraEste trabalho é um estudo sobre a viabilidade da implantação da manutenção centrada em confiabilidade (RCM) em um moinho martelo, equipamento de alta criticidade no processo de moagem de trigo. A metodologia foi proposta com o objetivo de otimizar o processo de manutenção atualmente implantado, reduzindo os custos, aumentando a eficiência e confiabilidade do ativo. Utilizando como fundamentação teórica a obra de diversos autores especialistas, foi feita uma análise do histórico de manutenção do moinho martelo e uma análise de modos de falha e efeitos para chegar às conclusões. Após os estudos foi possível observar os benefícios que podem ser gerados pela implantação do RCM. Os resultados podem servir como base de estudo para implantação da metodologia em outros ativos, tanto na indústria de trigo como em outras similares.Artigo Científico Acesso aberto Análise da viabilidade econômica e efetiva da impressão 3D FFF na fabricação de peças para setor de manutenção(2022-12-16) FERREIRA, Caio Vinícius; ANDRADE, Igor Silva de; CUNHA, Pedro Ivo de Abreu; FERREIRA, Caio Vinícius GuimarãesEste estudo busca avaliar a viabilidade econômica da produção de peças, a partir da impressão 3D, em comparação à compra dessas peças de fornecedores encontrados no mercado. Para tanto, foi desenvolvida uma ferramenta que auxilia a tomada de decisão, a respeito da implementação da técnica de impressão 3D para produção de peças de reposição. Os resultados obtidos por este estudo revelam um grande potencial para a utilização dessa tecnologia como parte auxiliar ao setor de manutenção de uma empresa.Artigo Científico Acesso aberto Análise das propriedades do Polietileno tereftalato (PET) reciclado na manufatura de monofilamento de impressão 3D(2023-06-14) Sousa, Hariel Dumont Dias; Costa, David Uzêda Silva; Santos, Judson Pires Oliveira dosCom o aumento da produção de plásticos, muitos destes tornam-se resíduos não degradáveis. Assim cria-se uma demanda do desenvolvimento de alternativas da utilização destes para outros fins que não só o descarte. Logo, a tecnologia de manufatura aditiva entra como mais uma saída para tal problemática dando uma nova finalidade para o polímero PET. O objetivo do trabalho em questão é de analisar um sistema de produção de monofilamento para impressão 3D a partir de garrafas PET recicladas e mensurar suas propriedades mecânicas e viabilidade econômica comparando tanto os preços de mercado quanto às propriedades do material. Para essa nova finalidade combina-se o uso de novas tecnologias com a resolução de uma problemática já existente.Monografia Acesso aberto Análise das propriedades do polietileno tereftalato (pet) reciclado na manufatura de monofilamento de impressão 3d(2023-06-14) COSTA, David; SOUSA, Hariel Dumont Dias; SANTOS, Judson Pires Oliveira dosCom o aumento da produção de plásticos, muitos destes tornam-se resíduos não degradáveis. Assim cria-se uma demanda do desenvolvimento de alternativas da utilização destes para outros fins que não só o descarte. Logo, a tecnologia de manufatura aditiva entra como mais uma saída para tal problemática dando uma nova finalidade para o polímero PET. O objetivo do trabalho em questão é de analisar um sistema de produção de monofilamento para impressão 3D a partir de garrafas PET recicladas e mensurar suas propriedades mecânicas e viabilidade econômica comparando tanto os preços de mercado quanto às propriedades do material. Para essa nova finalidade combina-se o uso de novas tecnologias com a resolução de uma problemática já existente.Artigo Científico Acesso fechado Análise de falhas em eixos virabrequim em motores estacionários para geração de energia.(2022-12-14) Cardoso, Tarcísio Rêgo da RochaA falha de eixos virabrequim tende a ser catastrófica, essencialmente em grandes motores, como é o caso de conjuntos moto-geradores na indústria de geração de energia. Nesse sentido, o presente artigo traz exemplos de falhas catastróficas, bem como estudo sobre bronzinas e mancais visando a diminuição dessa ocorrência indesejável. Primeiramente é analisado um moto-gerador de 1500kW que falhou catastroficamente, nesse caso, foi possível perceber que a havia uma transição grande na dureza da superfície até o núcleo do mancal, além de ser possível também ver, através de uma análise de elementos finitos (FEA), que os mancais mais próximos ao volante do motor sofrem mais cargas torcionais e, portanto, necessitam de verificações e manutenções mais constantes. No segundo caso, foi analisado um estudo sobre 616 bronzinas de mancais fixos e móveis, onde foi possível concluir que a posição de instalação não interfere no tipo de dano e o material da bronzina propicia alguns tipos de defeitos, ao passo que protege de outros. Por fim, também é possível ver uma análise de árvore de falhas, onde mais facilmente identifica-se os tipos de defeitos e suas origens.Artigo Científico Acesso fechado Análise de proteção catódica com foco em instalações enterradas(2022-12-10) Jesus, Andre Bittencourt; Santos, Tiago Brito; Calado, João VitorMuitas empresas e residências precisão transportar e gerenciar fluidos que irão ser transmitidos de um lugar a outro por meio de tubulações, a escolha do material é fundamental para o sucesso de tal tarefa, os mais comuns são materiais poliméricos, metálicos e a base de concreto. Fatores econômicos e estudos de segurança e viabilidade serão fundamentais para escolha correta do material. As tubulações de metal em geral sofrem particularmente com um certo tipo de degradação ao serem expostas a ambientes corrosivos. A oxidação do metal também conhecida como ferrugem é um dos principais problemas enfrentados pelas tubulações subterrâneas pois ela degrada o material modificando suas propriedades químicas e físicas comumente diminuindo sua resistência, fragmentando-se e contaminando o ambiente onde está instalado com risco também de contaminação ao fluido transportado. Para lidar com esta problemática existem algumas metodologias a serem aplicadas como a proteção galvânica e a corrente impressa, ambos métodos propõe diminuir o até mitigar o impacto da corrosão através de um princípio químico que impede a condução de elétrons entre o metal e o ambiente criando polos positivos e negativos conhecidos ânodo e cátodo. A proteção catódica se origina na utilização de um metal que irá oxidar-se no lugar do metal de interesse, chamado de metal de sacrifício, e vem sendo amplamente utilizado na engenharia civil na proteção de metais estruturais e pode ser implementada em muitos outros sistemas com a mesma finalidade. Como as tubulações metálicas comumente são utilizadas em malhas quilométricas o estudo de viabilidade econômica torna-se imprescindível.Artigo Científico Acesso fechado Análise de proteção catódica com foco em instalações enterradas(2022-12-13) JESUS, André; SANTOS, Tiago; CALADO, JoãoMuitas empresas e residências precisão transportar e gerenciar fluidos que irão ser transmitidos de um lugar a outro por meio de tubulações, a escolha do material é fundamental para o sucesso de tal tarefa, os mais comuns são materiais poliméricos, metálicos e a base de concreto. Fatores econômicos e estudos de segurança e viabilidade serão fundamentais para escolha correta do material. As tubulações de metal em geral sofrem particularmente com um certo tipo de degradação ao serem expostas a ambientes corrosivos. A oxidação do metal também conhecida como ferrugem é um dos principais problemas enfrentados pelas tubulações subterrâneas pois ela degrada o material modificando suas propriedades químicas e físicas comumente diminuindo sua resistência, fragmentando-se e contaminando o ambiente onde está instalado com risco também de contaminação ao fluido transportado. Para lidar com esta problemática existem algumas metodologias a serem aplicadas como a proteção galvânica e a corrente impressa, ambos métodos propõe diminuir o até mitigar o impacto da corrosão através de um princípio químico que impede a condução de elétrons entre o metal e o ambiente criando polos positivos e negativos conhecidos ânodo e cátodo. A proteção catódica se origina na utilização de um metal que irá oxidar-se no lugar do metal de interesse, chamado de metal de sacrifício, e vem sendo amplamente utilizado na engenharia civil na proteção de metais estruturais e pode ser implementada em muitos outros sistemas com a mesma finalidade. Como as tubulações metálicas comumente são utilizadas em malhas quilométricas o estudo de viabilidade econômica torna-se imprescindível.Artigo Científico Acesso fechado Análise de proteção catódica com foco em instalações enterradas(2022-12-13) JESUS, André Bittencourt Vitória de; CALADO, João Vitor Ramos Alencar; SANTOS, Tiago Brito Trapiá dosMuitas empresas e residências precisão transportar e gerenciar fluidos que irão ser transmitidos de um lugar a outro por meio de tubulações, a escolha do material é fundamental para o sucesso de tal tarefa, os mais comuns são materiais poliméricos, metálicos e a base de concreto. Fatores econômicos e estudos de segurança e viabilidade serão fundamentais para escolha correta do material. As tubulações de metal em geral sofrem particularmente com um certo tipo de degradação ao serem expostas a ambientes corrosivos. A oxidação do metal também conhecida como ferrugem é um dos principais problemas enfrentados pelas tubulações subterrâneas pois ela degrada o material modificando suas propriedades químicas e físicas comumente diminuindo sua resistência, fragmentando-se e contaminando o ambiente onde está instalado com risco também de contaminação ao fluido transportado. Para lidar com esta problemática existem algumas metodologias a serem aplicadas como a proteção galvânica e a corrente impressa, ambos métodos propõe diminuir o até mitigar o impacto da corrosão através de um princípio químico que impede a condução de elétrons entre o metal e o ambiente criando polos positivos e negativos conhecidos ânodo e cátodo. A proteção catódica se origina na utilização de um metal que irá oxidar-se no lugar do metal de interesse, chamado de metal de sacrifício, e vem sendo amplamente utilizado na engenharia civil na proteção de metais estruturais e pode ser implementada em muitos outros sistemas com a mesma finalidade. Como as tubulações metálicas comumente são utilizadas em malhas quilométricas o estudo de viabilidade econômica torna-se imprescindívelArtigo Científico Acesso aberto Análise para adequação de tornos mecânicos convencionais à nr 12(2022-12-19) REIS, Joheriques da SilvaO presente trabalho tem como objetivo compreender os efeitos da ausência de adequações a norma regulamentadora de número 12 em máquinas operatrizes, com foco principal no torno mecânico convencional. Através da constatação de riscos causados durante a operação do equipamento, por meio do método Hazard Rating Number (HRN) consegue – se levantar os componentes de segurança que devem ser instalados de acordo a NR 12, com o objetivo de minimizar os riscos de acidentes com o colaborador e manter a eficiência durante a produção com os dispositivos de segurança.Monografia Acesso fechado Aplicação da inteligência artificial em automoveis(2023-06-15) JUNIOR, Gilvandro de Almeida BarretoÀ medida que a tecnologia continua avançando e se adaptando aos tempos em constante mudança, as exigências do homem para substituir suas tarefas tornaram-se cada vez mais comuns ao longo do tempo. Para criar veículos mais inteligentes, várias empresas de tecnologia e automotivas vêm explorando novas técnicas e dispositivos. Esses esforços já renderam resultados que podem ser vistos em alguns modelos de carros atualmente disponíveis no mercado, como transmissão automática ou sensores de proximidade são exemplos que estão entre essas inovações. Os veículos autônomos foram iniciados por simplificar a vida do motorista e aumentar a segurança. E a aplicação da I.A (Inteligência Artificial) em veículos autônomos é sem dúvida, notável. Os carros poderão reconhecer os elementos presentes na via, como as sinalizações, demarcações da pista, veículos e entre outras variáveis. Para que o carro responda, é preciso que ocorra a aplicação da inteligência artificial para reconhecer as situações e tomarem as decisões. No entanto, esta maravilha moderna já encontra alguns obstáculos impostos pela tecnologia, legislação e infraestrutura, conforme foi demonstrado neste artigo.Artigo Científico Acesso fechado Aplicação da metodologia MCC para criação de um plano de manutenção para torno convencional(2022-12-09) Santos, Victoria Gleyse de J. dos; Neto, Antonio Cordeiro; Lima, Emilly Santos Saba deAssim como todas as máquinas, o torno mecânico convencional também precisa de manutenções para obter resultados significativos para a empresa. O objetivo central do trabalho é implantar algumas ferramentas baseadas na Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC), neste artigo serão abordadas as ferramentas: failure mode and effects analysis ou análise dos modos e efeitos de falha (FMEA), plano de manutenção e plano de lubrificação, sendo a proposta do projeto a criação de um plano de manutenção para ser usado em uma empresa real.Artigo Científico Acesso fechado Aprimoramento da inspeção preventiva em torres de resfriamento(2022-12-08) Silva, Luiz Antonio CardosoO presente estudo trata-se do aprimoramento da inspeção nos equipamentos rotativos de torre de resfriamento do tipo contra corrente onde é desenvolvido um dispositivo visando auxiliar a visualização do nível de óleo do redutor do conjunto rotativo.Artigo Científico Acesso aberto Aumento da eficiência energética a partir do sistema de recuperação de energia pelo calor (mgu-h) nos motores turboalimentados da Fórmula 1.(2023-12) ALVES, Leonardo Silva; SANTOS, Lucas Campos; VASQUES, Lucas WasconcellosO setor automobilístico está em constante evolução, buscando constantemente aprimorar seus veículos. Os engenheiros dedicam-se incessantemente a reinventar-se, especialmente quando se trata de carros projetados para maximizar velocidade e eficiência energética, como é o caso dos veículos de Fórmula 1. Esses projetos presentam um alto grau de complexidade, com resultados meticulosamente calculados. Um exemplo notável de inovação é o sistema de recuperação de energia pelo calor (MGU-H), cujos avanços têm sido impressionantes. Este artigo tem o objetivo de destacar o potencial dessas tecnologias para beneficiar a sociedade como um todo, proporcionando veículos mais econômicos, que causam menos impacto ambiental e até mesmo mais potentes para os entusiastas automotivos.Artigo Científico Acesso aberto Aumento da eficiência energética a partir do Sistemada de Recuperão de Energia pelo Calor (MGU-H) nos motores turboalimentados da Fórmula 1(2023-12) SANTOS, Lucas Campos; VASQUES, Lucas Wasconcellos; ALVES, Leonardo SilvaO setor automobilístico está em constante evolução, buscando constantemente aprimorar seus veículos. Os engenheiros dedicam-se incessantemente a reinventar-se, especialmente quando se trata de carros projetados para maximizar velocidade e eficiência energética, como é o caso dos veículos de Fórmula 1. Esses projetos apresentam um alto grau de complexidade, com resultados meticulosamente calculados. Um exemplo notável de inovação é o sistema de recuperação de energia pelo calor (MGU-H), cujos avanços têm sido impressionantes. Este artigo tem o objetivo de destacar o potencial dessas tecnologias para beneficiar a sociedade como um todo, proporcionando veículos mais econômicos, que causam menos impacto ambiental e até mesmo mais potentes para os entusiastas automotivos.