Engenharia Mecânica
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Artigo Científico Acesso fechado Aprimoramento da inspeção preventiva em torres de resfriamento(2022-12-08) Silva, Luiz Antonio CardosoO presente estudo trata-se do aprimoramento da inspeção nos equipamentos rotativos de torre de resfriamento do tipo contra corrente onde é desenvolvido um dispositivo visando auxiliar a visualização do nível de óleo do redutor do conjunto rotativo.Estudo de Caso Acesso aberto A importância do 5s na Engenharia Mecânica(2022-12-08) Trindade, TalitaO programa 5S é uma ferramenta de qualidade que propõe a criação de uma cultura da disciplina, como também ajuda na detecção de problemas no processo e alcança melhorias continuas no ambiente de trabalho. Ela tem como objetivo a diminuição nos desperdícios de materiais e espaço, melhorando o sistema de produção. Tal metodologia desenvolve um ambiente saudável, fazendo com que aumente a motivação dos funcionários, sendo ela separa em 5 sensos: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke; cada um possui funções distintas na operação. O objetivo deste artigo teve como intuito demonstrar o surgimento do método 5S e a forma de aplicação através do conceito de cada senso em empresas, com o referencial de tempo de 2009 a 2019, que realizam atividades referentes a engenharia mecânica, como também as vantagens obtidas através da execução do programa nos trabalhos selecionados. Após a análise de 30 trabalhos, 27 artigos não se inseriram nos critérios de inclusão restando assim, 3 artigos para a realização dos resultados do trabalho. Está revisão integrativa após análise, apresenta como resultados que, pode-se obter melhorias associadas a aplicação do programa 5S, comprovando assim a eficácia de sua utilização.Monografia Acesso aberto Plano de reparo de uma máquina de aferição metrológica(2022-12-08) Cazé, LeonardoCada vez mais, as empresas têm se preocupado com questões estratégicas da redução de custos, principalmente, na área da manutenção. Este setor deve garantir a disponibilidade dos equipamentos e instalações, quando surgir a necessidade por parte do setor de manutenção sem depender diretamente do fabricante da máquina. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para um programa de reparo para uma máquina simulador de pista para cronotacógrafo na Empresa Ômega Tacógrafos em Itabuna que realiza procedimento de aferição e calibração de acordo com a Portaria do Inmetro nº 201, de 02 de dezembro de 2004. A necessidade de criar esse setor de reparo surgiu devido às fortes chuvas que aconteceram em Itabuna no primeiro semestre, resultando na perda total da máquina, de acordo com o fabricante. Após várias análises sobre sua posição atual, foi decidido em conjunto com os gestores da empresa, tomar a frente e atuar na gestão e disponibilidade das peças e instalações que compõem os equipamentos, procurando diminuir os custos e não depender diretamente do fabricante. Neste caso, foi desenvolvido um método de aplicação de um plano de reparo junto com a manutenção que seja adequado a realidade do grupo LCS EMPREENDIMENTOS. Foi descrito o desenvolvimento de cada etapa aplicada pelo plano, assim como os resultados positivos e negativos obtidos com sua implantação. Portanto foi comprovado que o plano proposto é eficiente e geram ganhos reais para o grupo tanto na redução de custos quanto na disponibilidade de equipamentos e instalações.Artigo Científico Acesso fechado Aplicação da metodologia MCC para criação de um plano de manutenção para torno convencional(2022-12-09) Santos, Victoria Gleyse de J. dos; Neto, Antonio Cordeiro; Lima, Emilly Santos Saba deAssim como todas as máquinas, o torno mecânico convencional também precisa de manutenções para obter resultados significativos para a empresa. O objetivo central do trabalho é implantar algumas ferramentas baseadas na Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC), neste artigo serão abordadas as ferramentas: failure mode and effects analysis ou análise dos modos e efeitos de falha (FMEA), plano de manutenção e plano de lubrificação, sendo a proposta do projeto a criação de um plano de manutenção para ser usado em uma empresa real.Monografia Acesso fechado Engenharia mecânica aliada a saúde - covid19(2022-12-09) FERNANDES, Isael Natividade; SANTOS , João Victor Pereira SenaNa busca por melhorias na área da saúde, a engenharia mecânica surge como uma das formas de aprimoramento na área da saúde em virtude da covid-19. A engenharia contribuiu de forma bastante positiva no cenário mundial, assim a visão do profissional de engenharia se enquadra nesse contexto a fim de contextualizar as suas melhores aplicações onde a covid 19 surgiu como um problema em todo o globo terrestre. O objetivo deste trabalho é apresentar o impacto positivo que as ideias de engenharia tiveram na área de saúde para o combate da covid 19. Buscou-se, portanto, a solução de problemas que é papel do engenheiro dentro da sociedade, porém, com o direcional para a área de saúde.Artigo Científico Acesso fechado Análise de proteção catódica com foco em instalações enterradas(2022-12-10) Jesus, Andre Bittencourt; Santos, Tiago Brito; Calado, João VitorMuitas empresas e residências precisão transportar e gerenciar fluidos que irão ser transmitidos de um lugar a outro por meio de tubulações, a escolha do material é fundamental para o sucesso de tal tarefa, os mais comuns são materiais poliméricos, metálicos e a base de concreto. Fatores econômicos e estudos de segurança e viabilidade serão fundamentais para escolha correta do material. As tubulações de metal em geral sofrem particularmente com um certo tipo de degradação ao serem expostas a ambientes corrosivos. A oxidação do metal também conhecida como ferrugem é um dos principais problemas enfrentados pelas tubulações subterrâneas pois ela degrada o material modificando suas propriedades químicas e físicas comumente diminuindo sua resistência, fragmentando-se e contaminando o ambiente onde está instalado com risco também de contaminação ao fluido transportado. Para lidar com esta problemática existem algumas metodologias a serem aplicadas como a proteção galvânica e a corrente impressa, ambos métodos propõe diminuir o até mitigar o impacto da corrosão através de um princípio químico que impede a condução de elétrons entre o metal e o ambiente criando polos positivos e negativos conhecidos ânodo e cátodo. A proteção catódica se origina na utilização de um metal que irá oxidar-se no lugar do metal de interesse, chamado de metal de sacrifício, e vem sendo amplamente utilizado na engenharia civil na proteção de metais estruturais e pode ser implementada em muitos outros sistemas com a mesma finalidade. Como as tubulações metálicas comumente são utilizadas em malhas quilométricas o estudo de viabilidade econômica torna-se imprescindível.Artigo Científico Acesso aberto Gestão do tempo em sondas de perfurações de petróleo no Brasil(2022-12-12) VALENTE, Arthur Peixoto MaiaA gestão do tempo em Sondas de Perfuração é um tema muito importante pois a maioria dos contratos do ramo é baseado em Diárias, Horas Trabalhadas , Horas em Atividade e outros .Em boa parte desses contratos existem as penalizações por não cumprimento de metas operacionais(Down-Times) seja por falhas de planejamento, falhas de equipamento, falhas humanas e diversos outros fatores que podem acontecer nesta atividade que tem uma alta complexidade e envolve uma série de operações com bastantes riscos tanto a saúde humana, tanto ao meio ambiente e até mesmo risco de danos aos equipamentos .Artigo Científico Acesso aberto Sistematização da FMEA para aumento de confiabilidade e disponibilidade: um estudo de caso(2022-12-12) APRESENTAÇÃO, Felipe da ConceiçãoA Manutenção passou por diversas evoluções ao longo do tempo com o crescimento da automação e da mecanização passando a indicar que confiabilidade e disponibilidade se tornaram fatores fundamentais para o processo produtivo. No contexto produtivo atual, o controle sobre a ocorrência de falhas em equipamentos é um fator importante, já que nenhum equipamento é capaz de operar dentro das condições esperadas infinitamente. Diante do exposto, este artigo tem por objetivo principal a proposição de um método integrativo das técnicas de confiabilidade FMEA, o trabalho estará fundamentado na política da RCM oferecida para minimização de falhas. Os resultados obtidos foi a construção de um plano de Manutenção que contempla especificadamente os componentes críticos dos sistemas que ocasionou perda de funções no intervalo de 3 anos.Artigo Científico Acesso fechado Análise de proteção catódica com foco em instalações enterradas(2022-12-13) JESUS, André; SANTOS, Tiago; CALADO, JoãoMuitas empresas e residências precisão transportar e gerenciar fluidos que irão ser transmitidos de um lugar a outro por meio de tubulações, a escolha do material é fundamental para o sucesso de tal tarefa, os mais comuns são materiais poliméricos, metálicos e a base de concreto. Fatores econômicos e estudos de segurança e viabilidade serão fundamentais para escolha correta do material. As tubulações de metal em geral sofrem particularmente com um certo tipo de degradação ao serem expostas a ambientes corrosivos. A oxidação do metal também conhecida como ferrugem é um dos principais problemas enfrentados pelas tubulações subterrâneas pois ela degrada o material modificando suas propriedades químicas e físicas comumente diminuindo sua resistência, fragmentando-se e contaminando o ambiente onde está instalado com risco também de contaminação ao fluido transportado. Para lidar com esta problemática existem algumas metodologias a serem aplicadas como a proteção galvânica e a corrente impressa, ambos métodos propõe diminuir o até mitigar o impacto da corrosão através de um princípio químico que impede a condução de elétrons entre o metal e o ambiente criando polos positivos e negativos conhecidos ânodo e cátodo. A proteção catódica se origina na utilização de um metal que irá oxidar-se no lugar do metal de interesse, chamado de metal de sacrifício, e vem sendo amplamente utilizado na engenharia civil na proteção de metais estruturais e pode ser implementada em muitos outros sistemas com a mesma finalidade. Como as tubulações metálicas comumente são utilizadas em malhas quilométricas o estudo de viabilidade econômica torna-se imprescindível.Artigo Científico Acesso fechado Análise de proteção catódica com foco em instalações enterradas(2022-12-13) JESUS, André Bittencourt Vitória de; CALADO, João Vitor Ramos Alencar; SANTOS, Tiago Brito Trapiá dosMuitas empresas e residências precisão transportar e gerenciar fluidos que irão ser transmitidos de um lugar a outro por meio de tubulações, a escolha do material é fundamental para o sucesso de tal tarefa, os mais comuns são materiais poliméricos, metálicos e a base de concreto. Fatores econômicos e estudos de segurança e viabilidade serão fundamentais para escolha correta do material. As tubulações de metal em geral sofrem particularmente com um certo tipo de degradação ao serem expostas a ambientes corrosivos. A oxidação do metal também conhecida como ferrugem é um dos principais problemas enfrentados pelas tubulações subterrâneas pois ela degrada o material modificando suas propriedades químicas e físicas comumente diminuindo sua resistência, fragmentando-se e contaminando o ambiente onde está instalado com risco também de contaminação ao fluido transportado. Para lidar com esta problemática existem algumas metodologias a serem aplicadas como a proteção galvânica e a corrente impressa, ambos métodos propõe diminuir o até mitigar o impacto da corrosão através de um princípio químico que impede a condução de elétrons entre o metal e o ambiente criando polos positivos e negativos conhecidos ânodo e cátodo. A proteção catódica se origina na utilização de um metal que irá oxidar-se no lugar do metal de interesse, chamado de metal de sacrifício, e vem sendo amplamente utilizado na engenharia civil na proteção de metais estruturais e pode ser implementada em muitos outros sistemas com a mesma finalidade. Como as tubulações metálicas comumente são utilizadas em malhas quilométricas o estudo de viabilidade econômica torna-se imprescindívelArtigo Científico Acesso fechado Análise de falhas em eixos virabrequim em motores estacionários para geração de energia.(2022-12-14) Cardoso, Tarcísio Rêgo da RochaA falha de eixos virabrequim tende a ser catastrófica, essencialmente em grandes motores, como é o caso de conjuntos moto-geradores na indústria de geração de energia. Nesse sentido, o presente artigo traz exemplos de falhas catastróficas, bem como estudo sobre bronzinas e mancais visando a diminuição dessa ocorrência indesejável. Primeiramente é analisado um moto-gerador de 1500kW que falhou catastroficamente, nesse caso, foi possível perceber que a havia uma transição grande na dureza da superfície até o núcleo do mancal, além de ser possível também ver, através de uma análise de elementos finitos (FEA), que os mancais mais próximos ao volante do motor sofrem mais cargas torcionais e, portanto, necessitam de verificações e manutenções mais constantes. No segundo caso, foi analisado um estudo sobre 616 bronzinas de mancais fixos e móveis, onde foi possível concluir que a posição de instalação não interfere no tipo de dano e o material da bronzina propicia alguns tipos de defeitos, ao passo que protege de outros. Por fim, também é possível ver uma análise de árvore de falhas, onde mais facilmente identifica-se os tipos de defeitos e suas origens.Artigo Científico Acesso aberto Energia eólica: estudo de viabilidade na matriz energética brasileira(2022-12-14) ALMEIDA, Ítalo; SILVA, Raul; OLIVEIRA, MarceloO presente estudo tem como objetivo analisar a viabilidade do uso de energia eólica na matriz energética brasileira como umas das principais fontes de energia. Para tal pesquisa, será utilizado o método de análise SWOT, onde avaliaremos pontos como: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Nesse viés, fontes de energia renováveis se tornam cada vez mais importantes para o futuro do país, e à mesma apresenta muitas qualidades importantes para tal.Estudo de Caso Acesso aberto A utilização da norma API RP 687 na inspeção fase 1 de conjuntos rotativos de turbomáquinas(2022-12-16) SANCHES, Lucas Nogueira Brito; MIRANDA, Erick Vinícius Vigas FerreiraA aplicação das normas e padrões de qualidade unidas as boas práticas de manutenção tornaram possível garantir o pleno funcionamento dos ativos nos setores produtivos, assim como a segurança operacional, ambiental e a sustentabilidade. A norma API RP 687 aplicada na inspeção de conjuntos rotativos torna possível avaliar o condicionamento estrutural desses componentes. Diante do exposto, este artigo tem como objetivo, aplicar a inspeção fase 1 conforme escopo estabelecido pela API RP 687 no qual após obtenção dos resultados foi possível estabelecer os impactos que algumas não-conformidades, presentes no conjunto analisado, poderiam gerar ao funcionamento do equipamento.Artigo Científico Acesso aberto Análise da viabilidade econômica e efetiva da impressão 3D FFF na fabricação de peças para setor de manutenção(2022-12-16) FERREIRA, Caio Vinícius; ANDRADE, Igor Silva de; CUNHA, Pedro Ivo de Abreu; FERREIRA, Caio Vinícius GuimarãesEste estudo busca avaliar a viabilidade econômica da produção de peças, a partir da impressão 3D, em comparação à compra dessas peças de fornecedores encontrados no mercado. Para tanto, foi desenvolvida uma ferramenta que auxilia a tomada de decisão, a respeito da implementação da técnica de impressão 3D para produção de peças de reposição. Os resultados obtidos por este estudo revelam um grande potencial para a utilização dessa tecnologia como parte auxiliar ao setor de manutenção de uma empresa.Artigo Científico Acesso aberto Análise para adequação de tornos mecânicos convencionais à nr 12(2022-12-19) REIS, Joheriques da SilvaO presente trabalho tem como objetivo compreender os efeitos da ausência de adequações a norma regulamentadora de número 12 em máquinas operatrizes, com foco principal no torno mecânico convencional. Através da constatação de riscos causados durante a operação do equipamento, por meio do método Hazard Rating Number (HRN) consegue – se levantar os componentes de segurança que devem ser instalados de acordo a NR 12, com o objetivo de minimizar os riscos de acidentes com o colaborador e manter a eficiência durante a produção com os dispositivos de segurança.Artigo Científico Acesso fechado Blue dress: análise mecânica de padrão têxtil desenvolvido virtualmente no blender aplicado ao metaverso(2022-12-19) SOUZA, Vanessa Maria de AndradeO presente artigo relata como foi desenvolvido o projeto de tecido virtual "Blue Dress" com a atuação de suas propriedades mecânicas em realidade aumentada. A fim de revolucionar os limites dos ambientes digitais colaborativos, o estudo objetiva a construção da malha têxtil começando pela ferramenta Blender e finalizando com "Vuforia" e "Unity" na performance multidimensional virtual. Explora-se também a problemática inerente a propriedade digital, estrutura criativa e a origem de novos fluxos de econômico. Constatou-se por fim o amadurecimento dos universos virtual e físico através do adequado dimensionamento e projeção mecânica.Artigo Científico Acesso aberto Análise da viabilidade de implantação do RCM em um moinho martelo Buhler em indústria de produção de farelo e farinha de trigo(2023-06) Lima, Matheus Bezerra; Assis, João Pedro Conceição deEste trabalho é um estudo sobre a viabilidade da implantação da manutenção centrada em confiabilidade (RCM) em um moinho martelo, equipamento de alta criticidade no processo de moagem de trigo. A metodologia foi proposta com o objetivo de otimizar o processo de manutenção atualmente implantado, reduzindo os custos, aumentando a eficiência e confiabilidade do ativo. Utilizando como fundamentação teórica a obra de diversos autores especialistas, foi feita uma análise do histórico de manutenção do moinho martelo e uma análise de modos de falha e efeitos para chegar às conclusões. Após os estudos foi possível observar os benefícios que podem ser gerados pela implantação do RCM. Os resultados podem servir como base de estudo para implantação da metodologia em outros ativos, tanto na indústria de trigo como em outras similares.Artigo Científico Acesso aberto Estudo de caso: comparativo de vida em fadiga de semi-eixo automotivo entre veículo elétrico e veículo movido a combustão interna(2023-06) Almeida, Eduardo SantosA migração para trens de força movidos a propulsão elétrica ocasiona impactos significativos na dinâmica veicular e entrega de torque e potência, gerando desafios para a indústria automotiva. Diante disso, torna-se de extrema importância identificar potenciais riscos e prevenir falhas inesperadas em curto e longo prazo. O presente estudo de caso tem como objetivo apresentar um comparativo de vida em fadiga e dano de fadiga em eixo interconector de semi-eixo automotivo sob carregamento torcional quando comparadas duas aplicações similares de um veículo elétrico e um veículo movido a combustão interna. Por meio de um cálculo analítico baseado em dados coletados em veículo, mostrou-se que a aplicação movida a combustão interna estudada apresentaria uma vida em fadiga mínima 3 vezes menor e um dano de fadiga 3,27 vezes maior que a aplicação elétrica, portanto, é mais propensa à falha por fadiga.Monografia Acesso aberto Análise da viabilidade de implantação dorcm em um moinho martelo buhler em indústria de produção de farelo e farinha de trigo(2023-06) ASSIS, João Pedro Conceição de; LIMA, Matheus BezerraEste trabalho é um estudo sobre a viabilidade da implantação da manutenção centrada em confiabilidade (RCM) em um moinho martelo, equipamento de alta criticidade no processo de moagem de trigo. A metodologia foi proposta com o objetivo de otimizar o processo de manutenção atualmente implantado, reduzindo os custos, aumentando a eficiência e confiabilidade do ativo. Utilizando como fundamentação teórica a obra de diversos autores especialistas, foi feita uma análise do histórico de manutenção do moinho martelo e uma análise de modos de falha e efeitos para chegar às conclusões. Após os estudos foi possível observar os benefícios que podem ser gerados pela implantação do RCM. Os resultados podem servir como base de estudo para implantação da metodologia em outros ativos, tanto na indústria de trigo como em outras similares.Estudo de Caso Acesso fechado Embuchamento de tampas de ferro fundido com aço(2023-06) FERNANDES, Fernando Aguiar; ALMEIDA, Sehugo Santos deIntrodução: é sabido que existem vários tipos de materiais que podem ser utilizados para o embuchamento, cada um com suas próprias características, vantagens e desvantagens, no entanto, para saber qual deles se torna mais barato e de maior durabilidade é preciso estudar a respeito. Objetivo: verificar se o embuchamento de tampas de ferro fundido com aço pode reduzir custos na manutenção industrial de motores elétricos através da aplicação de uma fórmula de dilatação térmica. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo do tipo experimental, quantitativo, comparativo, por meio de um experimento controlado. Resultados e Discussão: essa análise permite concluir que tanto o aço quanto o ferro fundido são materiais adequados para a aplicação de embuchamento, pois as diferenças de dilatação térmica entre eles são insignificantes. Portanto, ambos podem ser utilizados com segurança nesse processo, levando em consideração outros aspectos técnicos relevantes. Considerações finais: Em suma, o estudo mostrou que o aço e o ferro fundido possuem comportamentos semelhantes em relação à dilatação térmica, não havendo diferenças significativas entre eles e tornam a técnica do embuchamento mais barata para manutenção de peças quando comparada a troca por uma peça nova