Arquitetura e Urbanismo
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Monografia Acesso aberto Ambiente colaborativo - coworking(2022-12-01) Costa, CarolineCom a chegada da pandemia, um maior número de pessoas passaram a trabalhar no modelo home office, como, por exemplo, indivíduos que moram sozinhos e não possuem estrutura em casa, assim como outros indivíduos que não moram sozinhos, são casados e tem filhos, ou dividem o espaço com outras pessoas, o que faz com que estes encontrem conflitos ao tentar conciliar trabalho e família, tendo em vista as distrações e interrupções que possuem dentro de suas casas. Em vista disto, o presente trabalho tem o objetivo de propor um espaço coworking, na cidade de Guarujá, São Paulo, a fim de proporcionar um lugar adequado para a realização do trabalho e de reuniões, contando também com outros espaços de apoio. Este ambiente corporativo é pensado para profissionais autônomos, estagiários, pequenas empresas e pessoas com filhos, tornando-se interessante pela possibilidade de variadas pessoas trabalharem no mesmo local e podendo assim proporcionar trocas de experiências. Conclui-se, portanto, que o ambiente domiciliar nem sempre é o mais adequado para ser um ambiente de trabalho e que na cidade do Guarujá existe uma escassez de espaços coworking, por isso, espera-se através deste Trabalho Final de Graduação criar um projeto para ajudar essa demanda.Monografia Acesso aberto Arquitetura escolar - Centro Universitário em Praia Grande_SP(2023-12) SILVA, Mileny Soares daEste trabalho apresenta como assunto central o estudo e desenvolvimento do projeto de um centro universitário na cidade de Praia Grande/SP e tem como objetivo geral identificar e analisar a possível implantação do mesmo, atendendo a população do município e suas necessidades, bem como apresentar as dificuldades ocasionadas pelo déficit de instituições superiores no município. Para isso, foram feitas algumas pesquisas para coletas de dados e um levantamento de instituições na região metropolitana da baixada santista, e a partir delas os estudos e resultados foram analisados. No referencial teórico foram discutidos os conceitos, fatores históricos e consequências, como também soluções importantes para a sua conclusão.Monografia Acesso aberto Arquitetura escolar: a influência da arquitetura no aprendizado(2023-12) LOPES, Victoria MateusA educação é a chave principal para um bom desenvolvimento humano e social, portanto esta deve ser desenvolvida de forma séria e objetiva, uma educação de qualidade pode mudar o rumo da sociedade, principalmente daquelas com baixa qualidade de vida e renda. Além disso, as escolas podem ser ferramentas educativas para transmitir assistência e empatia, além disso é de extrema importância respeitar a personalidade de cada indivíduo, estimular o cérebro da criança. Autocontrole, autorrespeito e confiança assim melhorando a convivência interpessoal, estes pontos foram aplicados à metodologia proposta no projeto. Neste contexto, é importante que a arquitetura funcione não apenas para construir, mas também para apoiar a educação e permitir a descoberta e a interação entre os usuários. A Metodologia Montessori é forte aliada da arquitetura para o alcance dessas potencialidades, por ser uma das primeiras tendências pedagógicas a reconhecer a criança como ser individual, portadora de desejos e aspirações. A pesquisa de sua fundadora, Maria Montessori, foi importante na criação de materiais didáticos e orientações para o cotidiano escolar, visando despertar a curiosidade e a descoberta dos alunos. A arquitetura é o ponto mais importante para o ambiente escolar juntamente com a metodologia Montessori, para prover um ambiente mais confortável para os alunos. O presente trabalho apresenta uma proposta de uma escola de ensino fundamental II e médio para a cidade de São Vicente – SP no bairro Jockey Clube, esse bairro foi escolhido pelo fato das outras escolas próximas terem suas salas de aula superlotadas além de não contemplarem os ensinos médio e fundamental dois, através do estudo pude observar que o local conta apenas com escolas de fundamental I gerando assim uma demanda educacional para o bairro em questão, também pelo fato do número de famílias ter aumentado significativamente desde o censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A mancha de expansão dos assentamentos precários como: Dique das Cachetas, do Dique do Bugre, do Dique Sambaiatuba e Batuíra apresentada nas imagens no transcorrer deste trabalho evidencia um maior número de pessoas assentadas no local, apesar disto o entorno é bem servido de comercio e estruturas urbanas que podem ser melhor desenvolvidas. Palavras-chaves: Educação, metodologia, escola, arquitetura.Monografia Acesso aberto As várias interpretações de um mesmo espaço e como incentivá-las(2023-12) CORRÊA, Ricardo Del CorsoEsta pesquisa de Trabalho Final de Graduação tem como intuito criar um espaço urbano público multifuncional na região central de Santos, São Paulo. O projeto parte da necessidade de um local público atrativo para a população da cidade como um todo, e levanta a discussão sobre uma arquitetura mais inclusiva para os mais diversos usos. Assim como em grande parte das cidades do Brasil, o centro de Santos foi se tornando um local em que a população frequenta apenas nos horários comerciais, e pouco atrativo em relação a lazer e cultura, assim tornando a região perigosa. A intenção é, com o projeto da praça, trazer essa população de volta ao centro, com um local gratuito, inclusivo e que atenda diversas necessidadesMonografia Acesso aberto Avenida Tupiniquins: extensão de histórias e belas paisagens naturais(2022-12-02) Garcia, Gabrielle Ribeiro FerreiraO projeto consiste em duas etapas, a revitalização da Avenida Tupiniquins e propostas de novos usos a estruturas já existentes, essas, que foram importantes para a história de São Vicente.Monografia Acesso aberto Beira Mar - reinventando o mercado de peixes municipal de Bertioga(2023-12) LEITE, Pamella VieiraMarcado pela urbanização da sociedade, o século XX passou por grandes transformações, industriais, sociais, construtivas, cooperativas e comportamentais, de modo que o espaço urbano tornou-se fragmentos dessa evolução. Não sendo adepto a seu desenvolvimento. E segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) nos próximos anos aproximadamente 96% da população mundial estará residindo nos núcleos urbanos, diante disso, ressalta-se o baixo poder de absorção que as cidades tiveram perante a forte migração, apresentando ambientes desumanos, baixa qualidade de vida e sendo reféns da falta de oportunidades. Analisamos que uma cidade não pode florescer integralmente sem que seus grupos geracionais se apoiem mutuamente, nos levando a produção de uma cidade inteligente, que fornece além de um desenvolvimento econômico qualidade de vida a todos os seus usuários. Com base nisso, a presente pesquisa tem como objetivo implantar um espaço urbano atrativo que viabilize o desenvolvimento econômico e social da cidade, promovendo também o turismo. Por meio disso, cria-se o projeto Beira Mar - Reinventando o Mercado Municipal de Bertioga, que sendo uma cidade localizada no litoral norte do estado de São Paulo possui a sua paisagem natural como um de seus principais pontos de interesse, sendo o turismo um dos setores que mais fomentam a sua economia. E de forma a viabilizar o seu crescimento, o projeto propõe interligar o Natural ao Urbano. Para elaboração desta pesquisa foram utilizados os procedimentos metodológicos descritivos exploratórios, por intermédio das pesquisas bibliográficas de autores como Jan Gehl, Jeff Speck, Sun Alex e Richard Sennett, assim como revistas digitais, análise de dados e análise do entorno. Como resultado da pesquisa conclui-se em um projeto arquitetônico e urbanístico de requalificação, que possa contribuir para uma cidade caminhável, fortalecendo seu polo comercial e viabilizando sua expansão urbana.Monografia Acesso aberto Biblioteca Inclusiva(2022-12-02) Prado, DaphineA inclusão nos ambientes culturais e educacionais são mais visíveis atualmente, mas, ainda é possível notar espaços arquitetônicos que não atendem todas as questões de forma precisa para aqueles que são portadores de necessidades ou transtornos especiais. Deste modo, através de levantamentos e estudos, o trabalho apresenta uma biblioteca inclusiva que objetiva alcançar todos os usuários, visando a acessibilidade para deficientes físicos, visuais, auditivos e portadores de TEA (Transtorno do Espectro Autista), com o auxílio de recursos que pretende suprir essa necessidade, além disso, o conforto através dos princípios da neuroarquitetura e a criação de espaços para recreação infantil (brinquedoteca) e áreas livres destinadas ao lazer. Com isso, o acesso à cultura se torna acessível para todos, sem que haja exclusão nos locais projetados.Monografia Acesso aberto CADA - Centro de Apoio e Desenvolvimento Ao Autista(2022-12) Oliveira, Isabelle Victória dos SantosTendo em vista o recente relatório do CDC (2021), que atualiza os dados da prevalência do Transtorno do Espectro Autista, mostra que 1 a cada 44 crianças aos 8 anos de idade dos 11 estados norte-americanos é diagnosticada com autismo. Dados dos antigos relatórios do CDC realçam o crescente número de diagnósticos através dos anos. Diante disto, nota-se a importância de um lugar que possa dar apoio e suporte para o portador de TEA, já que os portadores enfrentam diversas dificuldades mentais, sociais e motoras. A presente pesquisa teve por objetivo propor um centro de desenvolvimento para autistas na cidade de Guarujá - SP, a criação de um espaço como este irá contribuir para diagnósticos e auxiliar no tratamento do portador de TEA. Para isso, o centro de apoio contará com ambientes destinados para seu desenvolvimento, além de oferecer espaço para assistência familiar. Para elaboração desta pesquisa foram utilizados os procedimentos metodológicos descritivos exploratórios como pesquisa bibliográfica, revistas digitais e análises de dados. Como resultado disso, verifica-se a importância de um bom projeto arquitetônico, atendendo às particularidades de cada indivíduo com o transtorno do espectro autista, podendo gerar resultados positivos para a inclusão e progresso do mesmo.Monografia Acesso aberto Centro Cultural e Institucional das Artes(2022-12) Freitas, FábioO presente trabalho propõe um espaço que centralize instituições e projetos relacionados à arte e cultura no município de Cubatão/SP. Através da criação de um Centro Cultural e Institucional das Artes, a proposta é de promover e valorizar o estudo das artes no município e região, ao mesmo tempo que traz uma solução de apoio às atividades existentes do município, centralizando esses espaços de forma a atingir uma parte maior da população, além de atrair o olhar da sociedade para a importância da cultura. Para a obter mais informações relacionadas ao tema, foram utilizadas pesquisas de inserção do estudo das artes e seus parâmetros. Além disso, uma entrevista com o diretor de uma das instituições mais difundidas na cidade, e um questionário online para o levantamento de dados sobre o conhecimento por parte da população referente a existência e o papel que essas instituições e projetos desempenham no município. A análise das informações obtidas revelou a real necessidade de potencializar o acesso e a divulgação das atividades existentes para que a arte e a cultura cheguem à sociedade de forma mais equitativa, gerando maior impacto na transformação social.Monografia Acesso aberto Centro Cultural Esportivo: integrando a comunidade ao esporte(2023-12) RIBEIRO, Felipe de SantanaDe acordo com as condições atuais da cidade de São Vicente, ela defronta-se com a carência de equipamento comunitários culturais e esportivos que proporciona inclusão social, em comunidades que enfrentam o abandono do estado que proporciona desigualdade econômica e o preconceito étnico. O presente projeto teve por objetivo projetar um Centro Cultural Esportivo para as faixas etárias, para proporcionar alternativas de inclusão social atendo as necessidades de melhoria de qualidade de vida e a educação dos indivíduos nas comunidades que serão atendidas pelo empreendimento. Para elaboração deste projeto foi utilizado o método de pesquisa bibliográficos, análise referenciais para geração de dados projetuais, estudo de casos e da coleta de dados serão desenvolvidos programas de necessidades e levantamentos socioeconômicos, espaciais e ambientais. O esporte inclui a dimensões social associada ao fenómeno desportivo e incorpora este conceito nas suas vidas, cultura e, consequentemente, nas suas identidades. Como um fenômeno sociocultural e chega à conclusão de que existem três formas de direito à prática esportiva, sendo eles: esporte-educação, esporte-participação e esporte-performance. Este tipo de projeto que visa propor um empreendimento especializado em espaços de prática esportivas e culturais, é de imprescindível a aplicação da arquitetura e combiná-la com a tecnologia esportiva para que a obra não passe despercebida. As pessoas estão constantemente expostas à arte e à cultura, mesmo sem saber. Isso é alcançado através da música, arte de rua e outras expressões artísticas. Todas essas artes permitem refletir sobre a vida e, sobretudo, despertar a possibilidade de sentir e se expressar. Após o diagnóstico do entorno do terreno, realizado em um raio de 450 m, que demonstram as características da região, o empreendimento objeto desse estudo está localizado no bairro Vila Jóquei Clube, que conta com três assentamentos precários, como: Dique das Cachetas, do Dique do Bugre, do Dique Sambaiatuba e Batuíra. O entorno do terreno é servido por os serviços de infraestrutura urbano, a regiões que possui condições para o desenvolvimento social, econômico e ambiental de forma estratégica. O projeto do centro cultural esportivo, veio a apresentar-se como equipamento imprescindível para promover a formação social individual e coletiva e o desenvolvimento de uma cidadania ativa e responsável na cidade. Palavras-chaves: Esportivo, projeto, educação, arquitetura.Monografia Acesso aberto Centro Cultural Esportivo: integrando a comunidade ao esporte(2023-12) RIBEIRO, Felipe de SantanaDe acordo com as condições atuais da cidade de São Vicente, ela defronta-se com a carência de equipamento comunitários culturais e esportivos que proporciona inclusão social, em comunidades que enfrentam o abandono do estado que proporciona desigualdade econômica e o preconceito étnico. O presente projeto teve por objetivo projetar um Centro Cultural Esportivo para as faixas etárias, para proporcionar alternativas de inclusão social atendo as necessidades de melhoria de qualidade de vida e a educação dos indivíduos nas comunidades que serão atendidas pelo empreendimento. Para elaboração deste projeto foi utilizado o método de pesquisa bibliográficos, análise referenciais para geração de dados projetuais, estudo de casos e da coleta de dados serão desenvolvidos programas de necessidades e levantamentos socioeconômicos, espaciais e ambientais. O esporte inclui a dimensões social associada ao fenómeno desportivo e incorpora este conceito nas suas vidas, cultura e, consequentemente, nas suas identidades. Como um fenômeno sociocultural e chega à conclusão de que existem três formas de direito à prática esportiva, sendo eles: esporte-educação, esporte-participação e esporte-performance. Este tipo de projeto que visa propor um empreendimento especializado em espaços de prática esportivas e culturais, é de imprescindível a aplicação da arquitetura e combiná-la com a tecnologia esportiva para que a obra não passe despercebida. As pessoas estão constantemente expostas à arte e à cultura, mesmo sem saber. Isso é alcançado através da música, arte de rua e outras expressões artísticas. Todas essas artes permitem refletir sobre a vida e, sobretudo, despertar a possibilidade de sentir e se expressar. Após o diagnóstico do entorno do terreno, realizado em um raio de 450 m, que demonstram as características da região, o empreendimento objeto desse estudo está localizado no bairro Vila Jóquei Clube, que conta com três assentamentos precários, como: Dique das Cachetas, do Dique do Bugre, do Dique Sambaiatuba e Batuíra. O entorno do terreno é servido por os serviços de infraestrutura urbano, a regiões que possui condições para o desenvolvimento social, econômico e ambiental de forma estratégica. O projeto do centro cultural esportivo, veio a apresentar-se como equipamento imprescindível para promover a formação social individual e coletiva e o desenvolvimento de uma cidadania ativa e responsável na cidade. Palavras-chaves: Esportivo, projeto, educação, arquitetura.Monografia Acesso aberto Centro cultural Itapanhaú(2023-12) RUTHES, Jonas LopesIntrodução - Sabemos que a educação é a base que molda o ser, e num primeiro contato com histórias e fantasias, começamos a entender e aprender sobre culturas, costumes, ao redor do mundo e sobre a nossa cultura, em nosso país, cidade e região. De tal modo que a cultura nos defina, como uma soma de valores e experiencias que agregamos ao longo de nossa vida, mas como seres, temos nossos raízes, nossas culturas, sejam elas por etnia, costumes, família, todos carregamos valores, que nos abordam quem somos, e o que defendemos. Entender a cultura, é conhecer e compreender, que cada uma possui suas definições, crenças e costumes, e que são reconhecidas e respeitadas, seja por suas histórias, métodos e costumes. No Brasil, vemos a realidade, em que muitas vezes, a cultura e a arte, inspira e molda cada vez mais os jovens. E o que as vezes era um “passa tempo” se torna um sonho, e um hobby, para muitos desses jovens. Objetivo - O presente trabalho consiste em projetar uma edificação para desenvolvimento de arte e cultura, na cidade de Bertioga, São Paulo, Brasil. através de atividades, como esporte, arte e práticas de música. Ensinar e espalhar o conhecimento, despertando cada vez mais o interesse do jovem pelo conhecimento, e esporte sem deixar de lado, suas essências e cultura, da sua cidade, estado e país. Métodos – A partir do estudo do entorno do projeto, e do local que seria aplicado, foi realizado o estudo de setorização e plano de massas, distribuindo pelo terreno, as edificações que iriam compor o centro cultural Itapanhaú, partindo de três vertentes iniciais, que era: Música, arte e esporte. Conclusões – Com o estudo de projeto, concluiu se que a cidade carece de espaços públicos que ofereçam cursos livres, para crianças e jovens da cidade, e o abandono da biblioteca pública, com a idealização do projeto Centro cultural Itapanhaú, mais de 1000 vagas para cursos de instrumentos de corda, e artes, além de trazer pra dentro do terreno, a biblioteca pública, que poderia ser reativada.Monografia Acesso aberto Centro de convívio do idoso(2023-06-14) Cazuriaga, JaquelineO envelhecimento da população é um fenômeno global que tem impactado significativamente as sociedades em todo o mundo. Esse aumento no número de pessoas idosas é resultado de diversos fatores, incluindo avanços na área da saúde, melhoria nas condições de vida e aumento da expectativa de vida. Por outro lado, requer uma revisão das estruturas sociais, dos sistemas de saúde e dos serviços de cuidados para atender às necessidades específicas dessa população.Monografia Acesso aberto Centro de Desenvolvimento Infantil(2022-12-02) Ferreira, Bianca SantosNo presente trabalho foi proposto um Centro de Desenvolvimento Infantil, no município de Praia Grande. Sendo o objetivo deste, gerar um ambiente extra curricular que busque salvaguardar a infância das crianças e propor espaços que desenvolvam o indivíduo da primeira infância até a pré-adolescência. O espaço será destinado em especial às crianças que passam grande parte do dia nas ruas, sendo encontradas em situação de evasão escolar e trabalho infantil, mas também disponível à toda e qualquer criança que têm seus pais e/ou cuidadores ausentes por motivos de jornada de trabalho. As pesquisas bibliográficas foram realizadas através de livros, artigos e documentários para entender como o meio pode influenciar no desenvolvimento das crianças de forma positiva e negativa, e assim encontrar a melhor solução para projetar um espaço que pudesse alcançar os objetivos propostos.Monografia Acesso aberto Centro esportivo Vila Mirim(2023-12) RIBEIRO, Isabelle Cristine ViégasNeste presente trabalho apresenta-se a elaboração de um estudo para a realização de um centro esportivo para crianças e jovens (entre 3 a 18 anos), na cidade de Praia Grande- SP; Brasil. O objetivo do estudo é mostrar o centro esportivo como um meio das crianças e jovens terem uma base para praticar esportes e socializar, visando manter a saúde física e mental em ordem e bom estado. O centro esportivo tende a oferecer a disciplina de trabalhar em equipe, a colaboração entre eles, a liderança no esporte, além da importância que a cooperação tem, contudo o ambiente tende a ter uma diversidade ampla de atividades físicas a serem praticadas que tem também como atender os interesses e habilidades que cada aluno demonstra individualmente. Profissionais como instrutores e treinadores, com competência e experiência se juntaram para promover a melhor experiência e disciplina para essas crianças e jovens os ajudando a ter e manter a vida saudável e ativa, incentivando-os a nunca desistir de seus objetivos e sonhos, além de poder promover um ambiente alegre e apto para as conquistas de seus alunos. O centro esportivo na arquitetura tende a levar em consideração a acessibilidade, onde deve-se pensar nas instalações projetadas que são permitidas para crianças ou jovens com a mobilidade reduzida ou com deficiências físicas, sendo assim oferecer equipamentos adequados e materiais aptos para esses usuários, um outro requisito importante é a sustentabilidade , as estruturas a serem construídas devem ser pensados em diminuir o consumo excessivo de água e energia e utilizando um método de substituir alguns materiais para recicláveis e renováveis, isso ajuda na renda do complexo esportivo e no meio ambiente. Como o público alvo são jovens e crianças a preocupação com a segurança é dobrada, por isso é importante redobrar a segurança nos equipamentos e nas instalações assim minimizar os riscos dos usuários e terceiros que trabalham no ambiente, a estética e funcionalidade também são importantes no desenvolvimento do centro esportivo.Estudo de Caso Acesso aberto Centro recreativo infanto juvenil(2022-06-21) Luca, Rafaela deCom o passar dos anos notamos as transformações que ocorrem de geração para geração, os avanços da tecnologia e novos métodos de ensino; apenas o local onde toda a aprendizagem se inicia não está acompanhando esta evolução, com isso os jovens passam se a desinteressar pelo meio escolar o prejudicando ao longo prazo e um dos fatores que auxiliam neste desinteresse é o próprio ambiente escolar. Neste estudo mostramos como o ambiente padronizado e a rotina escolar influenciam diretamente no seu rendimento, assim temos como objetivo desenvolver um local onde ele atue juntamente com a escola, onde o foco seja atender as necessidade do agora, trabalhando com novos métodos construtivos e a influência das cores e mobiliários no local, assim temos uma escola de contra turno que fuja do padrão construtivo atual, onde os espaços incentivam a busca pelo aprendizado.Monografia Acesso aberto Conservatório musical(2023-12) ARAÚJO, Kamila dos Santos Bezerra deO presente estudo, trata-se de uma proposta de um Conservatório de música, localizado na cidade de Santos, na região do Macuco. O Local escolhido, situa-se entre duas avenidas movimentadas, contendo comércios, residências, instituições de ensino, entre outros. Se encontra em um ponto central e de fácil acesso, tendo em vista que se localiza perto do VLT e de diversos pontos de ônibus, facilitando o acesso. A proposta visa a diversidade musical, voltado a jovens e crianças de comunidades, gerando interação de ambos que muitas vezes vem de lugares com grande índice de violência. Sendo assim, é uma forma de buscar incentivo igualitário, e também inclusão social através da música. Dessa forma, o intuito da proposta é levar a música para essas pessoas, agregando e socializando, e também criando novas perspectivas e valores.Monografia Acesso aberto Edifício inteligente - edifício Smart Praia Grande(2024-01) MENDES, Wagner SantosTrabalho final de graduação referente ao curso de Arquitetura & Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu - Campus UnimonteEstudo de Caso Acesso fechado Emergência atendida pela solução construtiva construção modular(2022-12-02) Silva, Amanda Girard daEste estudo procura apresentar as metodologias do processo construtivo e referências de hospitais executados nesses mesmos parâmetros, com estudos sobre a indústria da construção civil. Será apontado as condicionantes do local referente ao terreno escolhido, mostrando os benefícios desse projeto para a cidade, relacionando os benefícios a construção, como a geração de empregos para a população. Levantando discussões de como um processo construtivo pode fazer a diferença no desenvolvimento deste projeto considerado complexo, devido a seu potencial de necessidades obrigatórias que exige ser atendida. Com embasamento nas normas de Vigilância Sanitária e demais normas técnicas. Neste trabalho será abordado, também, o comportamento da volumetria do projeto desenvolvido, demonstrando a elaboração de um estudo de implantação e forma de um complexo hospitalar na cidade de Peruíbe.Artigo Científico Acesso aberto Escola Parque da Vila - educação infantil e apoio social(2023-12) SANTOS, Stephany AlvesO trabalho final de graduação que será apresentado provém em resposta asituação carente das crianças da comunidade Dique Vila Gilda, na zonanoroeste de Santos. São essas que hoje não frequentam um ambienteescolar que supra tantas necessidades, seja no âmbito social, intelectual ecultural. O projeto dará vida a metodologia escola parque de AnisioTeixeira, sendo incluído na realidade dessas crianças para que possuam oapoio necessário, acontecendo através da aplicação de um ensinohumanizado no âmbito escolar.
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