Arquitetura e Urbanismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 41
  • Monografia Acesso aberto
    Beira Mar - reinventando o mercado de peixes municipal de Bertioga
    (2023-12) LEITE, Pamella Vieira
    Marcado pela urbanização da sociedade, o século XX passou por grandes transformações, industriais, sociais, construtivas, cooperativas e comportamentais, de modo que o espaço urbano tornou-se fragmentos dessa evolução. Não sendo adepto a seu desenvolvimento. E segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) nos próximos anos aproximadamente 96% da população mundial estará residindo nos núcleos urbanos, diante disso, ressalta-se o baixo poder de absorção que as cidades tiveram perante a forte migração, apresentando ambientes desumanos, baixa qualidade de vida e sendo reféns da falta de oportunidades. Analisamos que uma cidade não pode florescer integralmente sem que seus grupos geracionais se apoiem mutuamente, nos levando a produção de uma cidade inteligente, que fornece além de um desenvolvimento econômico qualidade de vida a todos os seus usuários. Com base nisso, a presente pesquisa tem como objetivo implantar um espaço urbano atrativo que viabilize o desenvolvimento econômico e social da cidade, promovendo também o turismo. Por meio disso, cria-se o projeto Beira Mar - Reinventando o Mercado Municipal de Bertioga, que sendo uma cidade localizada no litoral norte do estado de São Paulo possui a sua paisagem natural como um de seus principais pontos de interesse, sendo o turismo um dos setores que mais fomentam a sua economia. E de forma a viabilizar o seu crescimento, o projeto propõe interligar o Natural ao Urbano. Para elaboração desta pesquisa foram utilizados os procedimentos metodológicos descritivos exploratórios, por intermédio das pesquisas bibliográficas de autores como Jan Gehl, Jeff Speck, Sun Alex e Richard Sennett, assim como revistas digitais, análise de dados e análise do entorno. Como resultado da pesquisa conclui-se em um projeto arquitetônico e urbanístico de requalificação, que possa contribuir para uma cidade caminhável, fortalecendo seu polo comercial e viabilizando sua expansão urbana.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro Cultural Esportivo: integrando a comunidade ao esporte
    (2023-12) RIBEIRO, Felipe de Santana
    De acordo com as condições atuais da cidade de São Vicente, ela defronta-se com a carência de equipamento comunitários culturais e esportivos que proporciona inclusão social, em comunidades que enfrentam o abandono do estado que proporciona desigualdade econômica e o preconceito étnico. O presente projeto teve por objetivo projetar um Centro Cultural Esportivo para as faixas etárias, para proporcionar alternativas de inclusão social atendo as necessidades de melhoria de qualidade de vida e a educação dos indivíduos nas comunidades que serão atendidas pelo empreendimento. Para elaboração deste projeto foi utilizado o método de pesquisa bibliográficos, análise referenciais para geração de dados projetuais, estudo de casos e da coleta de dados serão desenvolvidos programas de necessidades e levantamentos socioeconômicos, espaciais e ambientais. O esporte inclui a dimensões social associada ao fenómeno desportivo e incorpora este conceito nas suas vidas, cultura e, consequentemente, nas suas identidades. Como um fenômeno sociocultural e chega à conclusão de que existem três formas de direito à prática esportiva, sendo eles: esporte-educação, esporte-participação e esporte-performance. Este tipo de projeto que visa propor um empreendimento especializado em espaços de prática esportivas e culturais, é de imprescindível a aplicação da arquitetura e combiná-la com a tecnologia esportiva para que a obra não passe despercebida. As pessoas estão constantemente expostas à arte e à cultura, mesmo sem saber. Isso é alcançado através da música, arte de rua e outras expressões artísticas. Todas essas artes permitem refletir sobre a vida e, sobretudo, despertar a possibilidade de sentir e se expressar. Após o diagnóstico do entorno do terreno, realizado em um raio de 450 m, que demonstram as características da região, o empreendimento objeto desse estudo está localizado no bairro Vila Jóquei Clube, que conta com três assentamentos precários, como: Dique das Cachetas, do Dique do Bugre, do Dique Sambaiatuba e Batuíra. O entorno do terreno é servido por os serviços de infraestrutura urbano, a regiões que possui condições para o desenvolvimento social, econômico e ambiental de forma estratégica. O projeto do centro cultural esportivo, veio a apresentar-se como equipamento imprescindível para promover a formação social individual e coletiva e o desenvolvimento de uma cidadania ativa e responsável na cidade. Palavras-chaves: Esportivo, projeto, educação, arquitetura.
  • Monografia Acesso aberto
    Arquitetura escolar: a influência da arquitetura no aprendizado
    (2023-12) LOPES, Victoria Mateus
    A educação é a chave principal para um bom desenvolvimento humano e social, portanto esta deve ser desenvolvida de forma séria e objetiva, uma educação de qualidade pode mudar o rumo da sociedade, principalmente daquelas com baixa qualidade de vida e renda. Além disso, as escolas podem ser ferramentas educativas para transmitir assistência e empatia, além disso é de extrema importância respeitar a personalidade de cada indivíduo, estimular o cérebro da criança. Autocontrole, autorrespeito e confiança assim melhorando a convivência interpessoal, estes pontos foram aplicados à metodologia proposta no projeto. Neste contexto, é importante que a arquitetura funcione não apenas para construir, mas também para apoiar a educação e permitir a descoberta e a interação entre os usuários. A Metodologia Montessori é forte aliada da arquitetura para o alcance dessas potencialidades, por ser uma das primeiras tendências pedagógicas a reconhecer a criança como ser individual, portadora de desejos e aspirações. A pesquisa de sua fundadora, Maria Montessori, foi importante na criação de materiais didáticos e orientações para o cotidiano escolar, visando despertar a curiosidade e a descoberta dos alunos. A arquitetura é o ponto mais importante para o ambiente escolar juntamente com a metodologia Montessori, para prover um ambiente mais confortável para os alunos. O presente trabalho apresenta uma proposta de uma escola de ensino fundamental II e médio para a cidade de São Vicente – SP no bairro Jockey Clube, esse bairro foi escolhido pelo fato das outras escolas próximas terem suas salas de aula superlotadas além de não contemplarem os ensinos médio e fundamental dois, através do estudo pude observar que o local conta apenas com escolas de fundamental I gerando assim uma demanda educacional para o bairro em questão, também pelo fato do número de famílias ter aumentado significativamente desde o censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A mancha de expansão dos assentamentos precários como: Dique das Cachetas, do Dique do Bugre, do Dique Sambaiatuba e Batuíra apresentada nas imagens no transcorrer deste trabalho evidencia um maior número de pessoas assentadas no local, apesar disto o entorno é bem servido de comercio e estruturas urbanas que podem ser melhor desenvolvidas. Palavras-chaves: Educação, metodologia, escola, arquitetura.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro Cultural Esportivo: integrando a comunidade ao esporte
    (2023-12) RIBEIRO, Felipe de Santana
    De acordo com as condições atuais da cidade de São Vicente, ela defronta-se com a carência de equipamento comunitários culturais e esportivos que proporciona inclusão social, em comunidades que enfrentam o abandono do estado que proporciona desigualdade econômica e o preconceito étnico. O presente projeto teve por objetivo projetar um Centro Cultural Esportivo para as faixas etárias, para proporcionar alternativas de inclusão social atendo as necessidades de melhoria de qualidade de vida e a educação dos indivíduos nas comunidades que serão atendidas pelo empreendimento. Para elaboração deste projeto foi utilizado o método de pesquisa bibliográficos, análise referenciais para geração de dados projetuais, estudo de casos e da coleta de dados serão desenvolvidos programas de necessidades e levantamentos socioeconômicos, espaciais e ambientais. O esporte inclui a dimensões social associada ao fenómeno desportivo e incorpora este conceito nas suas vidas, cultura e, consequentemente, nas suas identidades. Como um fenômeno sociocultural e chega à conclusão de que existem três formas de direito à prática esportiva, sendo eles: esporte-educação, esporte-participação e esporte-performance. Este tipo de projeto que visa propor um empreendimento especializado em espaços de prática esportivas e culturais, é de imprescindível a aplicação da arquitetura e combiná-la com a tecnologia esportiva para que a obra não passe despercebida. As pessoas estão constantemente expostas à arte e à cultura, mesmo sem saber. Isso é alcançado através da música, arte de rua e outras expressões artísticas. Todas essas artes permitem refletir sobre a vida e, sobretudo, despertar a possibilidade de sentir e se expressar. Após o diagnóstico do entorno do terreno, realizado em um raio de 450 m, que demonstram as características da região, o empreendimento objeto desse estudo está localizado no bairro Vila Jóquei Clube, que conta com três assentamentos precários, como: Dique das Cachetas, do Dique do Bugre, do Dique Sambaiatuba e Batuíra. O entorno do terreno é servido por os serviços de infraestrutura urbano, a regiões que possui condições para o desenvolvimento social, econômico e ambiental de forma estratégica. O projeto do centro cultural esportivo, veio a apresentar-se como equipamento imprescindível para promover a formação social individual e coletiva e o desenvolvimento de uma cidadania ativa e responsável na cidade. Palavras-chaves: Esportivo, projeto, educação, arquitetura.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro esportivo Vila Mirim
    (2023-12) RIBEIRO, Isabelle Cristine Viégas
    Neste presente trabalho apresenta-se a elaboração de um estudo para a realização de um centro esportivo para crianças e jovens (entre 3 a 18 anos), na cidade de Praia Grande- SP; Brasil. O objetivo do estudo é mostrar o centro esportivo como um meio das crianças e jovens terem uma base para praticar esportes e socializar, visando manter a saúde física e mental em ordem e bom estado. O centro esportivo tende a oferecer a disciplina de trabalhar em equipe, a colaboração entre eles, a liderança no esporte, além da importância que a cooperação tem, contudo o ambiente tende a ter uma diversidade ampla de atividades físicas a serem praticadas que tem também como atender os interesses e habilidades que cada aluno demonstra individualmente. Profissionais como instrutores e treinadores, com competência e experiência se juntaram para promover a melhor experiência e disciplina para essas crianças e jovens os ajudando a ter e manter a vida saudável e ativa, incentivando-os a nunca desistir de seus objetivos e sonhos, além de poder promover um ambiente alegre e apto para as conquistas de seus alunos. O centro esportivo na arquitetura tende a levar em consideração a acessibilidade, onde deve-se pensar nas instalações projetadas que são permitidas para crianças ou jovens com a mobilidade reduzida ou com deficiências físicas, sendo assim oferecer equipamentos adequados e materiais aptos para esses usuários, um outro requisito importante é a sustentabilidade , as estruturas a serem construídas devem ser pensados em diminuir o consumo excessivo de água e energia e utilizando um método de substituir alguns materiais para recicláveis e renováveis, isso ajuda na renda do complexo esportivo e no meio ambiente. Como o público alvo são jovens e crianças a preocupação com a segurança é dobrada, por isso é importante redobrar a segurança nos equipamentos e nas instalações assim minimizar os riscos dos usuários e terceiros que trabalham no ambiente, a estética e funcionalidade também são importantes no desenvolvimento do centro esportivo.
  • Monografia Acesso aberto
    Habitação social
    (2023-12) MARTELLI, Lucas
    Habitação de interesse social é um tema significativo para o futuro da sociedade, sendo questão básica relacionada à dignidade humana. O estudo busca discutir e apresentar dados históricos e factuais sobre a temática habitacional, no sentido de investigar as condições de moradia no Brasil, sendo um país com dimensões territoriais extensas, o que torna complexa a implantação de políticas para a solução. O objetivo foi aprimorar as condições de moradia para a população de baixa renda em Bertioga, com foco especial nos bairros isolados, contribuindo para uma redução significativa do déficit habitacional. A proposta central é a implementação de um Conjunto Habitacional que vai além das necessidades básicas, promovendo um ambiente de qualidade de vida com áreas de convivência, praças e espaços para atividades esportivas e de lazer. O projeto procurou realocar as famílias e construir 1.024 moradias para atender prioritariamente indivíduos em situação de vulnerabilidade. Foi realizada pesquisa exploratória cujo propósito foi proporcionar maior familiaridade com a problemática levantada e explicitá-la. Envolveu levantamento bibliográfico, para compreender o contexto e problemáticas da cidade de Bertioga, levantamento da região de gabarito, leitura territorial, déficit habitacional, acessos, referencias projetuais e levantamento fotográfico junto ao órgão responsável da prefeitura pela fiscalização e prevenção de invasões, Diretoria de Operações Ambientas (DOA). Como método de coleta foram utilizadas as referências projetuais do Conjunto Habitacional Secretaria Habitacional (SEHAB) Heliópolis e o Conjunto Habitacional Jardim Edite, configurando estudo de caso. Ambas foram analisadas considerando a arquitetura, as circulações e o contexto, abrangendo o entorno, o público-alvo, e as necessidades e desafios específicos da região. Os dados levantados serão posteriormente analisados através de Matriz SWOT (Matriz FOFA). O projeto vislumbrou realocar as famílias no município de Bertioga e construir 1.024 moradias para atender prioritariamente aqueles em situação de maior vulnerabilidade. Além das questões habitacionais, o projeto propôs uma revitalização completa da área, incluindo garantias de acesso e mobilidade para os moradores.
  • Monografia Acesso aberto
    Arquitetura escolar - Centro Universitário em Praia Grande_SP
    (2023-12) SILVA, Mileny Soares da
    Este trabalho apresenta como assunto central o estudo e desenvolvimento do projeto de um centro universitário na cidade de Praia Grande/SP e tem como objetivo geral identificar e analisar a possível implantação do mesmo, atendendo a população do município e suas necessidades, bem como apresentar as dificuldades ocasionadas pelo déficit de instituições superiores no município. Para isso, foram feitas algumas pesquisas para coletas de dados e um levantamento de instituições na região metropolitana da baixada santista, e a partir delas os estudos e resultados foram analisados. No referencial teórico foram discutidos os conceitos, fatores históricos e consequências, como também soluções importantes para a sua conclusão.
  • Monografia Acesso aberto
    Habitação estudantil
    (2023-12) SOUZA, Mariane de J.
    A Educação é a base de todo o cidadão nos dias atuais para melhorar o ingresso na sociedade e para criar melhores oportunidades futuras escolhas na carreira. No Brasil pesquisas realizadas pelo Censo de Educação de Ensino Superior no Brasil nos mostram que a procura pelos cursos de Ensino Superior tem sido cada vez maior, muitas vezes o estudante acaba tendo dificuldade em se manter em outra cidade ou estado na questão de moradia. Os estudantes normalmente vão para moradias improvisadas ou repúblicas estudantis, normalmente não havendo a infraestrutura adequada para um bom desempenho acadêmico ou atividades pessoais. A proposta deste projeto é implantar um edifício voltado para estudantes de forma a oferecer ambientes de qualidade e adequados a vida acadêmica, com intuito de ser mais acessível financeiramente, sendo para alunos de universidades públicas ou privadas. Estimulando os estudos, interações sociais, a criatividade e lazer. A fundamentação teórica do caderno se baseia na pesquisa com a análise de dados obtidos em órgãos e sites governamentais, artigos relacionado ao tema, pesquisas de campo com estudantes das universidades de Santos, estudo de projetos executados dentro e fora do Brasil afim de entender a dinâmica e relação dos estudantes com a habitação. A cidade escolhida para a implantação do Edifício foi a cidade de Santos, por ser um grande polo estudantil da Região da Baixada Santista.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro cultural Itapanhaú
    (2023-12) RUTHES, Jonas Lopes
    Introdução - Sabemos que a educação é a base que molda o ser, e num primeiro contato com histórias e fantasias, começamos a entender e aprender sobre culturas, costumes, ao redor do mundo e sobre a nossa cultura, em nosso país, cidade e região. De tal modo que a cultura nos defina, como uma soma de valores e experiencias que agregamos ao longo de nossa vida, mas como seres, temos nossos raízes, nossas culturas, sejam elas por etnia, costumes, família, todos carregamos valores, que nos abordam quem somos, e o que defendemos. Entender a cultura, é conhecer e compreender, que cada uma possui suas definições, crenças e costumes, e que são reconhecidas e respeitadas, seja por suas histórias, métodos e costumes. No Brasil, vemos a realidade, em que muitas vezes, a cultura e a arte, inspira e molda cada vez mais os jovens. E o que as vezes era um “passa tempo” se torna um sonho, e um hobby, para muitos desses jovens. Objetivo - O presente trabalho consiste em projetar uma edificação para desenvolvimento de arte e cultura, na cidade de Bertioga, São Paulo, Brasil. através de atividades, como esporte, arte e práticas de música. Ensinar e espalhar o conhecimento, despertando cada vez mais o interesse do jovem pelo conhecimento, e esporte sem deixar de lado, suas essências e cultura, da sua cidade, estado e país. Métodos – A partir do estudo do entorno do projeto, e do local que seria aplicado, foi realizado o estudo de setorização e plano de massas, distribuindo pelo terreno, as edificações que iriam compor o centro cultural Itapanhaú, partindo de três vertentes iniciais, que era: Música, arte e esporte. Conclusões – Com o estudo de projeto, concluiu se que a cidade carece de espaços públicos que ofereçam cursos livres, para crianças e jovens da cidade, e o abandono da biblioteca pública, com a idealização do projeto Centro cultural Itapanhaú, mais de 1000 vagas para cursos de instrumentos de corda, e artes, além de trazer pra dentro do terreno, a biblioteca pública, que poderia ser reativada.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Escola Parque da Vila - educação infantil e apoio social
    (2023-12) SANTOS, Stephany Alves
    O trabalho final de graduação que será apresentado provém em resposta asituação carente das crianças da comunidade Dique Vila Gilda, na zonanoroeste de Santos. São essas que hoje não frequentam um ambienteescolar que supra tantas necessidades, seja no âmbito social, intelectual ecultural. O projeto dará vida a metodologia escola parque de AnisioTeixeira, sendo incluído na realidade dessas crianças para que possuam oapoio necessário, acontecendo através da aplicação de um ensinohumanizado no âmbito escolar.
  • Monografia Acesso aberto
    Conservatório musical
    (2023-12) ARAÚJO, Kamila dos Santos Bezerra de
    O presente estudo, trata-se de uma proposta de um Conservatório de música, localizado na cidade de Santos, na região do Macuco. O Local escolhido, situa-se entre duas avenidas movimentadas, contendo comércios, residências, instituições de ensino, entre outros. Se encontra em um ponto central e de fácil acesso, tendo em vista que se localiza perto do VLT e de diversos pontos de ônibus, facilitando o acesso. A proposta visa a diversidade musical, voltado a jovens e crianças de comunidades, gerando interação de ambos que muitas vezes vem de lugares com grande índice de violência. Sendo assim, é uma forma de buscar incentivo igualitário, e também inclusão social através da música. Dessa forma, o intuito da proposta é levar a música para essas pessoas, agregando e socializando, e também criando novas perspectivas e valores.
  • Monografia Acesso aberto
    O biomimetismo aplicado na área da arquitetura e urbanismo: centro de cuidado de vida marinha e conscientização ecológica.
    (2023-12) CARIJÓ, Giovanni Fernandes Levy
    O conceito de biomimética é contemporâneo e está diretamente relacionado ao período em que a humanidade vive atualmente. É utilizado em diversas áreas de criação e sustentabilidade, com a premissa de voltar-se para o desenvolvimento sustentável em todos os processos, desde o projeto até o material final, utilizando todo o aprendizado que a Terra acumulou em 13 bilhões de anos. Na arquitetura, podemos utilizar a biomimética para ampliar as soluções de design e construção, incorporando formas orgânicas e conceitos únicos. Os impactos de uma arquitetura voltada para a biomimética são de enorme importância, uma vez que o planeta está sendo degradado tão rapidamente por agentes poluentes e necessita urgentemente de mudanças tão grandes que podemos chamá-las de revolução. Não há base melhor do que a própria natureza, uma vez que uma boa arquitetura é aquela que traz saúde, bem-estar e tem o poder de afetar tanto o micro quanto o macro.
  • Monografia Acesso aberto
    Edifício inteligente - edifício Smart Praia Grande
    (2024-01) MENDES, Wagner Santos
    Trabalho final de graduação referente ao curso de Arquitetura & Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu - Campus Unimonte
  • Monografia Acesso aberto
    As várias interpretações de um mesmo espaço e como incentivá-las
    (2023-12) CORRÊA, Ricardo Del Corso
    Esta pesquisa de Trabalho Final de Graduação tem como intuito criar um espaço urbano público multifuncional na região central de Santos, São Paulo. O projeto parte da necessidade de um local público atrativo para a população da cidade como um todo, e levanta a discussão sobre uma arquitetura mais inclusiva para os mais diversos usos. Assim como em grande parte das cidades do Brasil, o centro de Santos foi se tornando um local em que a população frequenta apenas nos horários comerciais, e pouco atrativo em relação a lazer e cultura, assim tornando a região perigosa. A intenção é, com o projeto da praça, trazer essa população de volta ao centro, com um local gratuito, inclusivo e que atenda diversas necessidades
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Revitalização do ginásio Arena Santos
    (2023-12) MATTAR, Bruno
    Esse trabalho de pesquisa tem como principal objetivo a requalificação de espaços públicos esportivos subutilizados como o Ginásio Arena Santos. Este projeto tem como foco principal a criação de um novo centro de excelência em estudo, avaliação, prescrição de treinamento esportivo e capacitação de técnicos e preparadores físicos, focado no alto rendimento de atletas, servindo de suporte para os desportistas da cidade e estrutura de lazer para a população e, desta forma, buscando fornecer melhor aproveitamento dos equipamentos públicos, estrutura de qualidade para os atletas da cidade, qualidade de vida e socialização para a população. A estratégia metodológica utilizada foi a realização de visitas técnicas a ginásios e equipamentos esportivos, levantamento e análise de dados pertinentes ao assunto e um estudo aprofundado acerca de padrões de qualidade e condições que os equipamentos públicos necessitam para bem atender os atletas. Além disso, o lote foi estudado e questões pertinentes foram minuciosamente analisadas, tais como, qualidade, acessibilidade, viabilidade da proposta, logística entre outros.
  • Monografia Acesso aberto
    ModuLar - habitação de interesse social
    (2023-06-12) Argôlo, Victor Santos
    Devido ao rápido crescimento das cidades, o índice de deficiência habitacional tem se tornado um grande infortúnio que atinge diversas pessoas em todo país. Como foco de nosso estudo, analisamos a cidade de Santos localizada no litoral paulista e buscamos em sua história entender a sua divisão geográfica tão marcada pela segregação sócio espacial. De um lado sua orla imponente com grandes empreendimentos imobiliários demarcados pelos famosos canais e do outro seu mangue fétido com habitações precárias e muitas sem acesso à água potável. O presente projeto também analisa como o acesso à moradia de qualidade se torna um meio de reintegração das famílias segregadas à sociedade trazendo dignidade e oportunidades. Em contrapartida, a presente proposta busca uma eficiente solução arquitetônica que atenda as famílias da região de palafitas do bairro São Manoel, fornecendo variedade tipológica das unidades habitacionais, analisando a melhoria técnica das construções visando seu custo e sustentabilidade. Também busca uma relação do espaço público e privado, beneficiando e trazendo qualidade de vida ao público do bairro, respeitando as especificidades do local.
  • Monografia Acesso aberto
    ModoLar - habitação de interesse social
    (2023-06-12) Argôlo, Victor
    Devido ao rápido crescimento das cidades, o índice de deficiência habitacional tem se tornado um grande infortúnio que atinge diversas pessoas em todo país. Como foco de nosso estudo, analisamos a cidade de Santos localizada no litoral paulista e buscamos em sua história entender a sua divisão geográfica tão marcada pela segregação sócio espacial. De um lado sua orla imponente com grandes empreendimentos imobiliários demarcados pelos famosos canais e do outro seu mangue fétido com habitações precárias e muitas sem acesso à água potável. O presente projeto também analisa como o acesso à moradia de qualidade se torna um meio de reintegração das famílias segregadas à sociedade trazendo dignidade e oportunidades. Em contrapartida, a presente proposta busca uma eficiente solução arquitetônica que atenda as famílias da região de palafitas do bairro São Manoel, fornecendo variedade tipológica das unidades habitacionais, analisando a melhoria técnica das construções visando seu custo e sustentabilidade. Também busca uma relação do espaço público e privado, beneficiando e trazendo qualidade de vida ao público do bairro, respeitando as especificidades do local.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro de convívio do idoso
    (2023-06-14) Cazuriaga, Jaqueline
    O envelhecimento da população é um fenômeno global que tem impactado significativamente as sociedades em todo o mundo. Esse aumento no número de pessoas idosas é resultado de diversos fatores, incluindo avanços na área da saúde, melhoria nas condições de vida e aumento da expectativa de vida. Por outro lado, requer uma revisão das estruturas sociais, dos sistemas de saúde e dos serviços de cuidados para atender às necessidades específicas dessa população.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Residências estudantis da faculdade portas abertas
    (2022-12-22) Garcia, Bruna
    Esse documento tem como objetivo estudar o porque de faz necessário uma faculdade com residências estudantis na cidade de Praia Grande no litoral sul paulista
  • Monografia Acesso aberto
    CADA - Centro de Apoio e Desenvolvimento Ao Autista
    (2022-12) Oliveira, Isabelle Victória dos Santos
    Tendo em vista o recente relatório do CDC (2021), que atualiza os dados da prevalência do Transtorno do Espectro Autista, mostra que 1 a cada 44 crianças aos 8 anos de idade dos 11 estados norte-americanos é diagnosticada com autismo. Dados dos antigos relatórios do CDC realçam o crescente número de diagnósticos através dos anos. Diante disto, nota-se a importância de um lugar que possa dar apoio e suporte para o portador de TEA, já que os portadores enfrentam diversas dificuldades mentais, sociais e motoras. A presente pesquisa teve por objetivo propor um centro de desenvolvimento para autistas na cidade de Guarujá - SP, a criação de um espaço como este irá contribuir para diagnósticos e auxiliar no tratamento do portador de TEA. Para isso, o centro de apoio contará com ambientes destinados para seu desenvolvimento, além de oferecer espaço para assistência familiar. Para elaboração desta pesquisa foram utilizados os procedimentos metodológicos descritivos exploratórios como pesquisa bibliográfica, revistas digitais e análises de dados. Como resultado disso, verifica-se a importância de um bom projeto arquitetônico, atendendo às particularidades de cada indivíduo com o transtorno do espectro autista, podendo gerar resultados positivos para a inclusão e progresso do mesmo.