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    Seminário de pesquisa PPGE - Unisul: Anais do III caderno de resumos dos projetos de tese e dissertação
    (2020) SANCHES, Adriana de Lima Cangiani; ORSI, Adriana Di Martella; BARROS, Andre Luis de Almeida; DE FRANÇA, Antonio Iatanilton Damasceno; GOULART, Dayane Goulart Martins; FEITOSA, Fabio Silva; BRAGA, Francisco Carneiro; GUIDI, Géssica Dal Pont; MAURICIO, Glauber Marques de Magalhaes; MARGOTTI, Glaucia Guarezi; OLIVEIRA, Hellyegenes de; OLIVEIRA, Juliana Araujo Silva de; NOBREGA, Juliana Nobre; SANTOS, Jullyana Souza; SANTOS, Kaio Cezar Cavalcante de Lima; BLASIUS, Kamila Weber; SILVA, Karen Kauffmann da; BECKER, Lidiane Gil; GONÇALVES, Luiza Glaciete Freire; FLÔR, Maira de Souza; LISBOA, Maria Fabiana De Lima Santos; MANSO, Mirna Karoline Leal Cavalcanti; SILVA, Mônica de Morais Sampaio; CARDOSO, Morgana Lopes de Matos; CALAZANS, Neide Lucia Soares; BARBOSA, Patrícia Severiano; TELLES, Regina Helena Carnauba; SALES, Roberto Lopes; KAMPF, Roni Monteiro; DINIZ, Sandro Soares; SILVA, Sávio Lima da Costa e; GOMES, Sérgio; SILVA, Simone Antunes Veronêz da; CORNÉLIO, Talita Santos; FERREIRA, Tarciana Cecilia de Souza
    Os Anais do Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Sul de Santa Catarina representa, em cada edição, a síntese de um evento anual que reflete as pesquisas desenvolvidas em cada uma nas diferentes linhas de pesquisa do PPGE-Unisul. Mestrandos e doutorandos assumem o protagonismo ao apresentarem suas pesquisas, estabelecendo diálogos com colegas e professores da pós-graduação. Seu foco recai sobre a interação entre as diversas linhas de pesquisa do Programa, impulsionando a discussão dos projetos de pesquisa em andamento de modo a qualificar as dissertações e teses em desenvolvimento. Nesse ambiente colaborativo, o esforço coletivo do colegiado do PPGE se destaca, visando garantir um espaço de diálogo entre os pares, assim como o alinhamento das pesquisas do programa de acordo com o foco do curso e respectivas linhas de pesquisa. Nesse sentido, os Anais que aqui apresentados não são apenas registros formais, mas representam um intenso e contínuo processo de desenvolvimento da pesquisa científica, de modo a impulsionar o desenvolvimento dos pós-graduandos e sua formação científica. Este evento anual não apenas celebra a produção intelectual dos participantes no seminário, mestrandos, doutorandos e orientadores, mas também reitera o compromisso do PPGE com o desenvolvimento da ciência, da produção científica, de forma engajada e comprometida.
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    Seminário de pesquisa PPGE - Unisul: Anais do IV caderno de resumos dos projetos de tese e dissertação
    (2022) ANTUNES, Alexssandro Cardoso; GALDINO, Ana Paula da Silva; SILVA, Ediane da; SANTOS, Elaine Maria da Silva dos; PEREIRA, Fernando Fabichaki; VITORETI, Jéssica Beluco; SILVEIRA, Josiane Martins Anacleto; SERAFIM, Joyce Gabriely Nunes; BERNER, Ligiane; BORGES, Maria Eduarda Mattos; FONTES, Mariana da Silva; DUARTE, Mariléia João de Sousa; VERONEZ, Marisângela Nandi; OLIVEIRA, Marizete de; MEDEIROS, Natanael de; PEREIRA, Paula Fabichaki; SANTOS, Priscila Vieira de Souza dos; ULIANO, Rafaela Beckhauser; BASTOS, Viviane
    Os Anais do Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Sul de Santa Catarina representa, em cada edição, a síntese de um evento anual que reflete as pesquisas desenvolvidas em cada uma nas diferentes linhas de pesquisa do PPGE-Unisul. Mestrandos e doutorandos assumem o protagonismo ao apresentarem suas pesquisas, estabelecendo diálogos com colegas e professores da pós-graduação. Seu foco recai sobre a interação entre as diversas linhas de pesquisa do Programa, impulsionando a discussão dos projetos de pesquisa em andamento de modo a qualificar as dissertações e teses em desenvolvimento. Nesse ambiente colaborativo, o esforço coletivo do colegiado do PPGE se destaca, visando garantir um espaço de diálogo entre os pares, assim como o alinhamento das pesquisas do programa de acordo com o foco do curso e respectivas linhas de pesquisa. Nesse sentido, os Anais que aqui apresentados não são apenas registros formais, mas representam um intenso e contínuo processo de desenvolvimento da pesquisa científica, de modo a impulsionar o desenvolvimento dos pós-graduandos e sua formação científica. Este evento anual não apenas celebra a produção intelectual dos participantes no seminário, mestrandos, doutorandos e orientadores, mas também reitera o compromisso do PPGE com o desenvolvimento da ciência, da produção científica, de forma engajada e comprometida.
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    Seminário de pesquisa PPGE - Unisul: Anais do V caderno de resumos dos projetos de tese e dissertação
    (2023) NIERO, Ágatha de Souza; MARTINS, Aline Madalena; CORRÊA, Aline Ribeiro; RODRIGUES, Aracilba Aparecida Serafim; FARIAS, Beatriz Heitich da Silva; MATIOLLA, Carla Gonçalves Pereira; HOBOLD, Ediséia Suethe Faust; HENRIQUE, Eduardo dos Santos; OLIVEIRA, Eliane Damian de Bona de; FILIPPI, Eliane; REIS, Éllen da Silva Rufino dos; MATHIAS, Francisca; SANTOS, Grasiela Cardoso Cechinel dos; GELOSA, Ícaro Kürten; COSTA, Janaina Preve; NEVES, Jaqueline Corrêa das; CARVALHO, Juliana Fagundes de; DELFINO, Kamilla Cardozo; CARDOSO, Karmensita Almeida da Rocha; COGO, Luciana Nagel Simon; GUAREZI, Marcel Martins; GOULARTE, Marcelo Ramos; PASSOS, Márcia Martins dos; NASCIMENTO, Micheline Espindola do; FRANCISCO, Naira Larroyd; DANDOLINI, Patricia Weber; CROCETTA, Pedro Antonio; LIVRAMENTO, Peterson do; MATOS, Philipe Guedes; COSTA, Rita de Cassia da Silva; MATTOS, Rodrigo Antonio; MARIANO, Sindianara; SANTOS, Tiago Zeferino dos; BITENCOURT, Vanessa Colares de; MACIEL, Vanessa Policarpo; LUIZ, Vânia Gomes Rafael
    Os Anais do Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Sul de Santa Catarina representa, em cada edição, a síntese de um evento anual que reflete as pesquisas desenvolvidas em cada uma nas diferentes linhas de pesquisa do PPGE-Unisul. Mestrandos e doutorandos assumem o protagonismo ao apresentarem suas pesquisas, estabelecendo diálogos com colegas e professores da pós-graduação. Seu foco recai sobre a interação entre as diversas linhas de pesquisa do Programa, impulsionando a discussão dos projetos de pesquisa em andamento de modo a qualificar as dissertações e teses em desenvolvimento. Nesse ambiente colaborativo, o esforço coletivo do colegiado do PPGE se destaca, visando garantir um espaço de diálogo entre os pares, assim como o alinhamento das pesquisas do programa de acordo com o foco do curso e respectivas linhas de pesquisa. Nesse sentido, os Anais que aqui apresentados não são apenas registros formais, mas representam um intenso e contínuo processo de desenvolvimento da pesquisa científica, de modo a impulsionar o desenvolvimento dos pós-graduandos e sua formação científica. Este evento anual não apenas celebra a produção intelectual dos participantes no seminário, mestrandos, doutorandos e orientadores, mas também reitera o compromisso do PPGE com o desenvolvimento da ciência, da produção científica, de forma engajada e comprometida.
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    Seminário de pesquisa PPGE - Unisul: Anais do I caderno de resumos dos projetos de tese e dissertação
    (2017) SOUZA , Bárbara Ondina Monteiro de; LOPES-CORRÊA , Daniele; SOUZA, Débora de; SEVERINO, Edna Soares; MACHADO, Eliete Sergina de Sousa; SILVA, Isabel Rodrigues da
    Os Anais do Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Sul de Santa Catarina representa, em cada edição, a síntese de um evento anual que reflete as pesquisas desenvolvidas em cada uma nas diferentes linhas de pesquisa do PPGE-Unisul. Mestrandos e doutorandos assumem o protagonismo ao apresentarem suas pesquisas, estabelecendo diálogos com colegas e professores da pós-graduação. Seu foco recai sobre a interação entre as diversas linhas de pesquisa do Programa, impulsionando a discussão dos projetos de pesquisa em andamento de modo a qualificar as dissertações e teses em desenvolvimento. Nesse ambiente colaborativo, o esforço coletivo do colegiado do PPGE se destaca, visando garantir um espaço de diálogo entre os pares, assim como o alinhamento das pesquisas do programa de acordo com o foco do curso e respectivas linhas de pesquisa. Nesse sentido, os Anais que aqui apresentados não são apenas registros formais, mas representam um intenso e contínuo processo de desenvolvimento da pesquisa científica, de modo a impulsionar o desenvolvimento dos pós-graduandos e sua formação científica. Este evento anual não apenas celebra a produção intelectual dos participantes no seminário, mestrandos, doutorandos e orientadores, mas também reitera o compromisso do PPGE com o desenvolvimento da ciência, da produção científica, de forma engajada e comprometida.
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    Seminário de pesquisa PPGE - UNISUL: Anais do II caderno de resumos dos projetos de tese e dissertação
    (2018) MARTINS Aline Madalena THOMAZ Daiane de Medeiros BRESSAN Douglas Figueiredo SILVA Ediane da CARVALHO Fernando BECKHAUSER Ingryd Bianchet Marcelino SOUZA Jacqueline de MACHADO JÚNIOR Laércio ISIDORO Luciane Corrêa do Nascimento FONTES Mariana da Silva SILVA Rafael Cardoso da NUNES Sílvia Ávila TEIXEIRA Tatiani Fernandes
    Os Anais do Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Sul de Santa Catarina representa, em cada edição, a síntese de um evento anual que reflete as pesquisas desenvolvidas em cada uma nas diferentes linhas de pesquisa do PPGE-Unisul. Mestrandos e doutorandos assumem o protagonismo ao apresentarem suas pesquisas, estabelecendo diálogos com colegas e professores da pós-graduação. Seu foco recai sobre a interação entre as diversas linhas de pesquisa do Programa, impulsionando a discussão dos projetos de pesquisa em andamento de modo a qualificar as dissertações e teses em desenvolvimento. Nesse ambiente colaborativo, o esforço coletivo do colegiado do PPGE se destaca, visando garantir um espaço de diálogo entre os pares, assim como o alinhamento das pesquisas do programa de acordo com o foco do curso e respectivas linhas de pesquisa. Nesse sentido, os Anais que aqui apresentados não são apenas registros formais, mas representam um intenso e contínuo processo de desenvolvimento da pesquisa científica, de modo a impulsionar o desenvolvimento dos pós-graduandos e sua formação científica. Este evento anual não apenas celebra a produção intelectual dos participantes no seminário, mestrandos, doutorandos e orientadores, mas também reitera o compromisso do PPGE com o desenvolvimento da ciência, da produção científica, de forma engajada e comprometida.
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    O papel das tecnologias da indústria 4.0 na transição para a economia circular no agronegócio
    (2023-12) SEHNEM, Simone; COLAÇO, Isabela; FERREIRA, Tiago; PIMENTEL, Maria Fernanda
    Este trabalho possui o objetivo de analisar o papel das tecnologias da indústria 4.0 na transição para a economia circular no agronegócio. Foram pesquisadas 10 agtechs e foi constatado que a adoção de tecnologias inovadoras, em especial aquelas que tem potencial disruptivo tem contribuído para a transição para uma economia circular. Há uma variedade de tecnologias inovadoras disruptivas em uso, como agricultura de precisão, inteligência artificial, biotecnologia. Especialmente, são inovações que contribuem com a eficiência, a produtividade, a redução de desperdício de recursos, a redução de emissões de gases de efeito estufa, o monitoramento e o controle. Ao mesmo tempo, possuem potencial de contribuírem para a geração de segurança alimentar, a minimização de impactos ambientais e o fomento da sustentabilidade no agronegócio, tornando-o mais resiliente. Conclui-se que as tecnologias disruptivas, especialmente aquelas oriundas da indústria 4.0 possuem potencial de transformação da indústria do agronegócio.
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    Aplicação do Indicador de Sustentabilidade de Materiais para Avaliação Dos Principais Materiais Utilizados No Design De Embalagens
    (2023-11) GRIEDER, Gustavo Duarte; BUCKSTEGGE, João Ricardo dos Santos Kleine; ABITBOL, Anna Beatriz Do Nascimento; STRAIOTO, Ricardo Goulart T.
    A aplicação de um indicador de sustentabilidade na avaliação dos principais materiais utilizados no design de embalagens consiste na problemática central desta pesquisa, pois a escolha ambientalmente correta dos materiais durante o design do produto pode diminuir drasticamente o seu impacto ambiental no planeta. Para Fiksel (1996), estabelecer um indicador utilizando parâmetros ambientais é uma ferramenta útil para demonstrar quão sustentável é um dado produto ou material. O projeto de pesquisa “Indicador de Sustentabilidade de Materiais”, ou “ISM”, baseia-se em critérios originalmente apresentados por Fuad-Luke, que estão sendo rearranjados e aprimorados neste projeto. Ao final do projeto, com início em julho de 2022, apresentam-se resultados da coleta de dados devidamente validados de 6 materiais, são eles: da Biosfera, o papel e MDF, da Litosfera, o vidro e o alumínio e, por fim, da Tecnosfera, o PVC e o PET. Conclui-se que o ISM viabiliza uma avaliação dos materiais, baseando-se na coleta e interpretação de dados já disponíveis, facilitando sua aplicação em projetos de design de produtos e de embalagens. De todo modo, indicam-se possibilidades de aperfeiçoamentos no processo e nos resultados da pesquisa.
  • Resumo
    Análise dos espaços públicos de lazer na área central do município de Florianópolis
    (2023-11) MARQUES, Emily Mirian de Godoy; DUARTE, Ana Alice Miranda
    O presente trabalho é resultado das reflexões desenvolvidas a partir de pesquisa sobre os espaços públicos de lazer na área central do município de Florianópolis, em Santa Catarina. O estudo desenvolvido teve como premissa a importância de incorporar princípios ao planejamento do território que estabeleçam os espaços livres públicos como elementos estruturadores do espaço urbano, construindo um sistema integrado e multifuncional para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e resilientes principalmente pós pandemia COVID - 19. A pesquisa teve como objetivo elaborar diagnóstico para avaliação das condições dos espaços públicos de lazer por meio da criação de um inventário constituído de um amplo levantamento, cadastramento e mapeamento das praças/parques no recorte territorial definido. Foi realizado levantamento de dados a partir de revisão bibliográfica; consulta ao geoprocessamento da Prefeitura Municipal de Florianópolis; bem como, foi consultado a legislação municipal, especialmente leis de denominação e criação de praças/parques. A partir do levantamento das áreas identificadas foi elaborado seu cadastramento e mapeamento, com a sistematização das informações em um banco de dados georreferenciadas por meio do software QGIS. Através dessa ferramenta digital foi possível identificar e localizar as praças/parques na área central de Florianópolis, agilizando e criando possibilidades de avaliação dos espaços públicos de lazer. Através do inventário e da análise dos espaços levantados foi possível verificar a relação entre população e espaços públicos de lazer e como essa relação reflete na qualidade de vida da população envolvida.
  • Resumo
    Espaço público na cidade contemporânea: uma pesquisa sobre os espaços públicos de lazer na área central do município de Florianópolis
    (2023-11) MARQUES,, Emily Mirian de Godoy; DUARTE,, Ana Alice Miranda
    O presente trabalho é resultado das reflexões desenvolvidas a partir de pesquisa sobre os espaços públicos de lazer na área central do município de Florianópolis, em Santa Catarina. O estudo desenvolvido teve como premissa a importância de incorporar princípios ao planejamento do território que estabeleçam os espaços livres públicos como elementos estruturadores do espaço urbano, construindo um sistema integrado e multifuncional para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e resilientes principalmente pós pandemia COVID - 19. A pesquisa teve como objetivo elaborar diagnóstico para avaliação das condições dos espaços públicos de lazer por meio da criação de um inventário constituído de um amplo levantamento, cadastramento e mapeamento das praças/parques no recorte territorial definido. Foi realizado levantamento de dados a partir de revisão bibliográfica; consulta ao geoprocessamento da Prefeitura Municipal de Florianópolis; bem como, foi consultado a legislação municipal, especialmente leis de denominação e criação de praças/parques. A partir do levantamento das áreas identificadas foi elaborado seu cadastramento e mapeamento, com a sistematização das informações em um banco de dados georreferenciadas por meio do software QGIS. Através dessa ferramenta digital foi possível identificar e localizar as praças/parques na área central de Florianópolis, agilizando e criando possibilidades de avaliação dos espaços públicos de lazer. Através do inventário e da análise dos espaços levantados foi possível verificar a relação entre população e espaços públicos de lazer e como essa relação reflete na qualidade de vida da população envolvida.
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    Qualificação urbana na praia do Pântano do Sul
    (2023-12) FIGUEIRA,, Beatriz Magrin; DUARTE,, Ana Alice Miranda
    O Pântano do Sul, possui uma história que remonta a 5.000 anos a.C., com vestígios dos “Homens do Sambaqui” e posteriormente dos índios carijós, sendo eles os principais responsáveis pelos sítios arqueológicos da região. Os portugueses chegaram em 1760, com a influência dos açorianos na cultura e no patrimônio. A área é rica em história, cultura, gastronomia, atraindo turistas globais. No entanto, ao longo do tempo, o patrimônio histórico e cultural foi abandonado e negligenciado por décadas devido à falta de investimentos e infraestrutura do Poder Executivo. Este trabalho teve como objetivo revitalizar o bairro, criando áreas de lazer, aumentando a vitalidade urbana, propondo novos usos para espaços subutilizados e valorizando os patrimônios materiais e imateriais. As etapas incluíram pesquisas, conversas com moradores, visitas in loco, e análise de referenciais. O resultado é uma busca pela preservação dos patrimônios, incentivo ao turismo e melhorias na qualidade de vida dos moradores.
  • Resumo
    Projeto de extensão: o direito à cidade – do urbanismo, à política e à legislação
    (2023-10) AZEVEDO, Silas Matias; LOZADA, Manuel; CASTILLO, Jose Francisco Lazarte Castillo; OLIVEIRA, Jennifer Martins de; BIANCHI, Ernani da Silva; SOUZA, Beatriz Coelho de; MALACHIAS, Ana Luísa Infante
    Como parte de uma atividade do Projeto de Extensão: O direito à cidade – do Urbanismo, à Política e à Legislação, foi realizada uma roda de debate com os moradores da Ocupação José Bonifácio, do Movimento de Moradia Central e Regional – MMRC, com a temática do direito à cidade. Essa roda de debates foi promovida pelos alunos junto à comunidade, e foram discutidos temas como o acesso à moradia no centro da cidade de São Paulo, infraestrutura urbana, acesso ao mercado de trabalho, mobilidade e democratização dos espaços. Durante essa roda, foram apresentados os relatos e perspectivas dos moradores em relação à cidade e aos temas abordados, indicando uma intensa politização atrelada à sua vivência, muito conectada com o próprio espaço urbano, e uma consciência da necessidade de ocupar o centro da cidade.
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    O direito a cidade: mobilidade urbana de Recife, um problema em questão
    (2023-10) AZEVEDO, Silas Matias; BARROS, Alexandre Ferreira; NOBRE, Andrei; SILVA, Maria de Lourdes Tomaz da; BARROS
    Numa parceria do Grupo Ânima e a Universidade Científica do Sul do Peru, como proposta para o desenvolvimento do Projeto, os participantes foram divididos em grupos para cada estado brasileiro e os alunos do Peru também se organizaram em um grupo, que desenvolveu e apresentou duas palestras com o Tema: “O direito à cidade: Mobilidade urbana da Região Metropolitana do Recife - Um problema em questão”. O projeto “direito à cidade: mobilidade urbana da região Metropolitana do Recife - um problema em questão”, teve como objetivo principal conscientizar os cidadãos da importância de sua participação nos aspectos que afetam o desenvolvimento e qualidade de vida urbana e o exercício da cidadania, como ponto de partida para a soluções de problemas da comunidade. Foram realizadas oficinas interativas com dois grupos diversificados pela faixa etária, classe social e gênero. A ideia principal foi de estimular a sensação de pertencimento e entendimento que são figuras essenciais para a construção de uma cidade mais justa e igualitária.
  • Resumo
    Diagnóstico do projeto de revitalização da praça senador Renato Ramos da Silva
    (2023-10) AZEVEDO, Silas M.; MAMBRINI, Giulia F.; HEERDT, Heloísa C.; GALLO, Luigia F.; CARNAVALLI, Marina
    Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta a fim de aprimorar a praça Senador Renato Ramos da Silva para a comunidade do bairro Balneário do Estreito, além de diagnosticar seu entorno, para prover um espaço público de maior qualidade. Durante o processo de estudo, foram levantadas as informações necessárias por meio de visitas de campo ao local, análises do plano diretor e de trabalhos publicados anteriormente sobre a área de estudo. Com isto, foram observadas características a serem alteradas na praça, entre elas: setorização, paisagismo e remoção ou reaproveitamento de estruturas não utilizadas. No entorno, há pouco trânsito de veículos e pessoas, e calçadas a serem refeitas. Com o levantamento destas informações, pretende-se criar uma proposta para a melhoria destes ambientes.
  • Resumo
    A relação entre transtorno do espectro autista e envelhecimento na literatura científica: uma revisão sistematizada
    (2023-11) BRANDÃO, Emiliana Oro; FERNANDES, Rosana Maria; BERNARDO, Pamela Araujo; GARCIA, Douglas
    O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação e interação social. As pessoas que envelhecem com TEA podem enfrentar desafios únicos relacionados a questões sociais, necessitando de suporte contínuo para uma melhor qualidade de vida. A população idosa se encontra vulnerável com a falta de recursos para a investigação do transtorno, diagnóstico e tratamento apropriado. Esta pesquisa parte da escassez de estudos relacionados ao TEA e envelhecimento, e foi realizada com estudo exploratório, delineamento de revisão sistematizada e abordagem de dados qualitativa. Observou-se uma predominância de estudos com ênfase biomédica e diagnóstico precoce, pouca intervenção, falta de conhecimento e esclarecimento sobre o TEA em idosos por profissionais, carência de testes de rastreio para a população idosa entre outros resultados. Fica evidente a pouca ênfase sobre aspectos sociais e a compreensão do sujeito portador de um transtorno do neurodesenvolvimento, assim como o reducionismo a estudos com discursos biomédicos.