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  • Resumo
    Hospitalidade, inovação e economia: uma revisão sistemática da literatura
    (2023-12) ARAÚJO, Augusta Maria; SATURNINO, Joana D'Arc; MARQUES, Roseane Barcellos
    Este trabalho contribui com a perspectiva de proximidade conceitual entre os termos hospitalidade, inovação e economia a partir dos conceitos pertinentes aos três termos na construção de categorias analíticas (Bardin, 2011). O estudo foi desenvolvido por meio da aplicação da metodologia Revisão Sistemática da Literatura (RSL). As categorias Atividade de inovação em serviços, Setor de serviços, Serviços econômicos, Plataformas de economia compartilhada digital, Economia nacional, Economias emergentes, Atividade comercial, Empreendimentos turísticos e Setor do turismo foram identificadas por meio da análise de sentenças dos resumos, dos 48 artigos analisados na revisão. Os resultados da pesquisa revelam que a hospitalidade e o turismo são setores inovadores cuja vantagem competitiva reside no potencial de inovação empresarial e na sua contribuição para a economia das economias emergentes.
  • Resumo
    A hospitalidade como vantagem competitiva para agentes de viagens
    (2023-12) OLIVEIRA, Marcela Ferreira de; MARQUES, Roseane Barcellos
    Este estudo analisa a hospitalidade na interação entre agentes de viagens e clientes. Os agentes de viagens facilitam a conexão entre clientes e serviços turísticos, personalizando os roteiros. O objetivo é investigar como a hospitalidade dos agentes impacta a satisfação dos clientes e a vantagem competitiva. A pesquisa usa o Cadastro Nacional de Turismo e a Associação Brasileira das Agências de Viagens para analisar agentes registrados. Utilizando técnicas quantitativas, o estudo usa um questionário no Google Forms para coletar dados de agentes de viagens. A análise explora a relação entre hospitalidade, hospitableness e vantagem competitiva. Os resultados ajudarão a entender como a hospitableness melhora a experiência do cliente durante viagens.
  • Resumo
    Aumento exponencial dos resultados das equipes de vendas por meio da growth hacking: estudo de caso em projeto do Anima Hub Lab
    (2023-10) COELHO,, Beatriz Carvalho; RIBEIRO,, Fabricio de Sousa; CASTRO,, Guilherme leite de; MIAN, Renato Alonso
    Mais do que uma estratégia de marketing digital, o Growth Hacking pode ser considerado uma metodologia inspirada na arte de fazer um negócio crescer de forma rápida, escalável e previsível (HUMPHREY, 2013). Utilizado em conjunto com tecnologia como suporte na análise de dados, tem sido muito aplicado em startups com foco em experimentação e criatividade. O objetivo deste trabalho é identificar possibilidades de aumentar exponencialmente os resultados das equipes de vendas de empresas de todos os setores e portes, por meio do Growth Hacking, potencializados por uma lista de clientes consideradas mais próxima do ideal e suas camadas de informações adicionais. Para tal finalidade, elaborou-se um estudo de caso de natureza exploratória em projeto participante da competição Anima Lab Hub, com equipe composta de alunos e professores em, concomitantemente a uma pesquisa-ação. Os dados secundários foram colhidos via internet, entre os meses de agosto de 2022 e junho de 2023, levantando-se informações abertas de empresas concorrentes e participantes do mercado online e tecnológico – território de atuação desse setor, com base no benchmarking (comparativo realizado entre as empresas). Elaborou-se uma plataforma protótipo, batizada ScoreEase, cujos resultados iniciais mostram um alto potencial de mercado, com empresas interessadas em mais informações e parcerias, além de destaques em competições acadêmicas nos últimos 12 meses.
  • Resumo
    Hospitalidade e consumo nos estabelecimentos de varejo pela população de "baixa renda" em São Paulo.
    (2023-12) LIMA,, Aline Marques
    O Brasil é um país com mais de 50% da população das classes C e D, o que representa um mercado consumidor potencialmente robusto. O consumo em comunidades vem crescendo de maneira exponencial, especialmente nos pequenos varejos, que se caracterizam pela entrega de produtos ao consumidor final. Os estudos a respeito do consumo estão ligados à identidade e associados à cultura e à sociedade. A interação inerente à hospitalidade ocorre nos mais diversos espaços, nas atividades comerciais e nos ambientes de varejo, pois há um encontro entre o colaborador e o cliente. A partir desse encontro, é possível produzir atitudes e comportamentos hospitaleiros para que as emoções e sensações resultantes dessa interação possam criar momentos memoráveis. A motivação para o estudo se deu com base na identificação de um desalinhamento das características desse consumidor com as estratégias utilizadas pelas empresas para alcançá-los. O estudo é relevante, pois permite compreender melhor as características dos consumidores de baixa renda (na pesquisa, representados pelos beneficiários do Auxílio Brasil, oferecido pelo Governo Brasileiro) e como a hospitalidade pode se tornar um critério de seleção na escolha dos estabelecimentos de varejo. Assim, o objetivo geral do estudo é responder à pergunta: Por que a hospitalidade pode se tornar um critério de seleção no consumo da população de baixa renda em São Paulo? Para tanto, será feita uma pesquisa exploratória e explicativa, de métodos mistos (qualitativo e quantitativo), realizada através de um experimento de Preferências Declaradas e Reveladas, com moradores do Grajaú, bairro da periferia de São Paulo, previamente selecionados pelos dados oferecidos pela prefeitura da cidade.
  • Resumo
    Proposição de um café virtual no ambiente de metaverso
    (2023-12) CHUERY, , Luciana Bozzini Iared; CARVALHO,, Milena Gonçalves
    O objetivo do trabalho é explorar a cultura do café no metaverso em reuniões corporativas virtuais, levando a um aumento na satisfação do cliente, eficiência operacional e rentabilidade do negócio. Para atingir esse objetivo será desenvolvido um estudo em três fases, sendo a primeira exploratória, a segunda descritiva e a terceira uma pesquisa aplicada, por meio da proposição de um ambiente de café virtual na plataforma Upland. Com isso espera-se criar uma experiência enriquecedora para os viajantes corporativos, além de se te tornar uma ferramenta de interação e imersão social. A escolha desse estudo se deve ao fato de o Metaverso é um ambiente virtual que está cada vez mais sendo explorado para experiências gastronômicas, um exemplo disso é o uso de cafés virtuais para criar formas de interação e negócios, além do Metaverso poder ser uma forma sustentável reduzindo impactos ambientais e desperdícios. Além de poder ser utilizado para se reduzir as incertezas de potenciais visitantes de destinos ligados a viagens corporativas.
  • Resumo
    Características hospitaleiras do anfitrião em clínicas de estética: uma avaliação dos depoimentos dos clientes
    (2023-12) SATURNINO,, Joana d’Arc de Souza; MARQUES,, Roseane Barcellos
    A hospitalidade quando orientada à área da saúde resulta em conforto, satisfação e bem-estar dos clientes. Os anfitriões ao apresentar ações com cordialidade, respeito e atenção tornam as experiências acolhedoras. O objetivo geral deste estudo, contudo, é compreender como as características hospitaleiras dos anfitriões são percebidos pelos clientes ao relatarem a sensação de bem-estar após os tratamentos terapêuticos. Adicionalmente, dentre os objetivos específicos está discutir de forma integrada aos conceitos de hospitalidade e bem-estar, os depoimentos dos clientes das clínicas de estética Buddha Spa, Zahra Spa e estética, Venus’ Secret Spa, Aura Spa e The Spa at Renaissance, inseridos nas plataformas digitais Google, TripAdvisor e Facebook. Os objetivos buscam responder o problema que norteia esta pesquisa: como as características hospitaleiras dos anfitriões podem contribuir com a percepção e bem-estar dos clientes após os atendimentos terapêuticos em clínicas de estética? Espera-se contribuir com a gestão dos estabelecimentos sob a perspectiva da hospitalidade.
  • Resumo
    Inovação e hospitalidade no varejo de serviços
    (2023-12) ASSIS,, Lucas Zolla; LIMA,, Laryssa Carvalho Silva de; MARQUES,, Roseane Barcellos
    A integração das práticas de hospitalidade no ambiente empresarial, na maioria dos casos, representa uma inovação do tipo dois schumpeteriano, “Introdução de um novo método de produção”, por significar uma conduta diferente na forma como o outro, no papel de cliente, é considerado e percebido na relação empresário-cliente, por analogia à anfitrião-convidado. O empresário anfitrião analogamente pode ser o empresário comercial ou industrial que ao pensar em satisfazer às necessidades do cliente/consumidor prepara seu serviço ou produto conforme a identificação dos elementos constitutivos dessa necessidade. A pesquisa tem como questão norteadora: Por que implantar processos de comunicação assertiva, criando relações estratégicas e de hospitalidade entre a ABRASFE e seus associados? Para responder esta questão de pesquisa serão investigadas as operações realizadas na comunicação entre a Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festa e Correlatos (ASBRAFE) e os associados com o objetivo de automatizar a comunicação e estreitar o relacionamento.
  • Resumo
    Hospitalidade, capital social e vantagem competitiva
    (2023-12) MARQUES, Roseane Barcellos
    A relação entre as dimensões do capital social estrutural, relacional e cognitiva e o desempenho das empresas na área do turismo e da hospitalidade vem conquistando maior espaço na literatura da área como consequência de um fenômeno profissional que associa os resultados da empresa à forma como cada indivíduo desempenha suas funções e como as relações que se estabelecem no âmbito da empresa produzem as condições favoráveis para potencializar esta participação e este resultado. O objetivo deste artigo é analisar sistematicamente a literatura sobre o termo “capital social” aplicado nos estudos do turismo e hospitalidade na tentativa de revelar como essa literatura foi estruturada em termos de frequência de publicação ao longo dos anos, características dos periódicos nos quais os artigos foram publicados, abordagem da pesquisa empregada nos artigos com a respectiva capacidade explicativa dos objetos estudados e as palavras-chave mais frequentes.
  • Resumo
    Hospitalidade e desempenho do varejo de serviços
    (2023-12) MARQUES, Roseane Barcellos
    As organizações comerciais, segundo Blain e Lashley (2014) poderiam se beneficiar do emprego de indivíduos que possuem e demonstram as qualidades de hospitableness, pois permite a possibilidade de fornecer experiências de serviço aos clientes, o que gera uma vantagem competitiva em comparação com os concorrentes O objetivo da pesquisa é examinar o relacionamento entre as empresas e seus funcionários para avaliar o desempenho da empresa. Essa avaliação leva em consideração elementos como hospitalidade na cultura organizacional, capital social e finanças corporativas no contexto do varejo de serviços. A pergunta de pesquisa que orienta este estudo é: Qual a correlação entre os resultados das variáveis do capital social e das variáveis do desempenho da firma no varejo de serviços, no domínio das atividades comerciais da hospitalidade? Para responder à pergunta, o estudo analisará e avaliará os depoimentos disponíveis em plataformas digitais que reúnem participantes do mercado de trabalho (empregado e empregador).
  • Resumo
    Growth hacking: estratégia para alavancar resultados de Startups e pequenos negócios
    (2023-11) COELHO, , Beatriz Carvalho; CARMO, , Duarte Meneghini do; SILVA, , Agatha; AGUIAR, , Brandon; SANTOS, , Breno Luiz Fialho dos; RIBEIRO,, Fabrício de Sousa; ALENCAR, , Guilherme Camilo; CASTRO, , Guilherme Leite de; FONSECA. , Julia; CORREIA, , Jullia Kathelyn dos Santos; SANTOS, , Kauã dos; SOUZA, , Jessica; WITKOSKI, , Katerine Linda,; ARAMBASIC,, Mashara; COSTA, , Matheus de Oliveira; SILVA, , Matheus Rodrigues da; GALERA, , Naila Esteves; ZAMPIERI, , Nathalie Mori Taylor; RIBEIRO, , Vinicius Soares; MIAN, , Renato Alonso
    Empresas inovadoras, que estão focadas em criar modelos de negócio escalável, oferecendo soluções para problemas ou oportunidades específicas (Startups) estão adotando a metodologia Growth Hacking para aumentar suas vendas e receitas. Tornando, ambos, vendas e receitas, previsíveis e recorrentes. Trata-se de uma estratégia amplamente utilizada pelo Marketing, na qual entender como poucos, o setor que se planeja atuar e oferecer caminhos ou atalhos mais rápidos para atingir os resultados, produz normalmente resultados expressivos, aliando tecnologia, criatividade e ideias inovadoras. O objetivo deste estudo é evidenciar situações práticas que estão em andamento, em fase de implementação ou que passaram por validações e testes com respostas positivas, sinalizando expectativas promissoras. Por meio da competição Anima Hub, que abrange o empreendedorismo, tecnologia e inovação, um grupo de estudantes da Universidade Anhembi Morumbi resolveu participar e ampliar seus conhecimentos junto às empresas e seus problemas enfrentados.
  • Resumo
    Growth hacking: metodologia e aplicação em Shopping Center
    (2023-11) OLIVEIRA,, Lorena Dourado de; AGUIAR, , Brandon; ARAUJO, , Camila Valéria Gomes de; COTRIM, , Camily Andrade; LACERDA, , Fernanda Rosenbaum de; RIBEIRO, , Fabricio de Sousa; MARTINS, , Gabryella Pereira Manjella; HARB, , Giovanna; SALES, , Ingrid; CÂMARA, , Icaro Xavier; PEREIRA,, Luis Lauro Mendes dos Santos; NEVES, , Wallyson de Freitas Tavares; MIAN, , Renato Alonso
    O presente estudo foi impulsionado pela participação de alunos, integrantes da Squad Growth Hacking, da Universidade Anhembi Morumbi, que participa do projeto Anima Hub, desde março de 2023. O objetivo é compreender e analisar os problemas apresentados por um shopping center situado na Avenida Paulista, que não terá sua identidade divulgada, e posteriormente apresentar soluções na área de gestão, tecnologia e inovação. Concentrando-se no conceito de “Growth Hacking”, que envolve estratégias inovadoras para crescimento rápido em ambientes digitais, o estudo visa aplicar abordagens criativas em shopping centers. Isso visa atrair a nova geração e reter os clientes tradicionais, criando conexões duradouras com os consumidores. Nesta fase intermediária foram coletados dados junto a empresa, para criação do Business Canvas e um plano de ação. Os desafios incluem propostas para a utilização do espaço vago desde a desativação do cinema e a implementação de um aplicativo para o programa de fidelidade.
  • Resumo
    Utilização de smart lockers nos entornos da Avenida Paulista
    (2023-11) JESUS, Ueverton Santos de; MOREIRA, Arthur de Oliveira; DELFINO, Deoginis; MATOS, Franciely Moreira; MASCARENHAS, Letícia Kelly de Souza; CAMBUÍ, Rafaela de Jesus Ferreira; MENDONÇA, Victor Hugo Almeida; TAVARES, Edval da Silva; PEÇANHA, Liana Caron Nazareth
    O comércio eletrônico tem crescido, estimulando o uso de smart lockers. Por outro lado, é alto o número de pessoas que circulam na Paulista e não têm como receber suas encomendas. Pretende-se identificar, nessa região, possíveis nichos para oferta desse produto no mercado B2B, propondo novas formas de utilização. Estudo de casa de natureza exploratória, elaborado na unidade curricular Análise de Dados e Big Data, efetuou-se revisão bibliográfica e foram selecionados três nichos para atuação: shopping centers, academias e prédios comerciais. Embora os resultados sejam promissores, é necessário cautela. Sabe-se que a disponibilidade de smart lockers pode simplificar a vida diária de usuários da região. Um dos limites desse estudo é não terem sido escutados possíveis anunciantes no smart locker. Sugere-se, a partir desses resultados, que novos trabalhos sejam efetuados procurando identificar possibilidades de parcerias
  • Resumo
    Síntese, formulação e atividade antifúngica de fotossensibilizadores MCHC-CHLORIN sobre Trichophyton mentagrophytes.
    (2023-11) VEIGA, Hajar de Cássia Ghazzaoui; ESPOSITO, Elisa; FERNANDES, Adjaci Uchoa
    Os dermatófitos são fungos filamentosos, hialinos, queratinofílicos, capazes de causar patologias em homens e animais (AGRAWAL, NANDEIBAM e DEVI, 2021). Há uma ampla variedade que podem causar patologias, afetando a pele, cabelos, unhas ou órgãos internos. A mais frequente são as onicomicoses que podem ser classificadas como superficiais, cutâneas, subcutâneas e profundas (LUNA, MENEZES, et al., 2020). Os Dermatófitos que acometem o tecido ungueal são mais prevalentes e apresenta inúmeras recindivas atribuídas à questão financeira, tratamento prolongado e/ou descontinuação, ineficácia ou intolerância ao medicamento, além de uma série de efeitos colaterais como hepatotoxicidade e distúrbios gastrointestinais. (LISCANO, 2015) A aplicação da fotossensibilização na medicina tem se popularizado com o desenvolvimento da terapia fotodinâmica (TFD), envolve a administração de fotofarmaco e seguido de irradiação em comprimento de onda adequado (PERUSSI, 2007). A obtenção de fotossensibilizadores (Fs) clorínicos não agregativos (MCHC-Chlorin), abre uma perspectiva muito promissora na (TFD), visto que apresentam alta absorção na janela terapêutica (666 nm), região onde a luz permeia excessivamente no tecido, baixa toxicidade no escuro, fácil obtenção, farmacocinética e seletividade favorável e ainda se espera que exista uma proporcionalidade entre a dose e a resposta. (UCHOA, OLIVEIRA, et al., 2011)
  • Resumo
    Aplicação da técnica estabilométrica em idosos visando diagnóstico precoce de risco de quedas
    (2023-11) BRIZZI, Ana Carolina Brisola; AZEVEDO, Leandro de Lima; MARRAFA, Pedro Augusto L. I.; MOREIRA, Lívia Helena Melo
    O envelhecimento é um processo complexo que exige uma atenção integral à saúde da pessoa idosa focando na prevenção de doença e qualidade de vida. Assim a avaliação estabilométrica pode oferecer informações relevantes a respeito de possíveis alterações funcionais e de equilíbrio, possibilitando intervenção de forma preventiva contribuindo para um prognóstico antecipado que auxiliará condutas terapêuticas. O objetivo deste trabalho foi de avaliar as alterações de equilíbrio em idosos praticantes e não praticantes de atividade física através da estabilometria. Participaram 44 idosos praticantes ou não de atividades físicas e submetidos avaliação estabilométrica. Os resultados mostraram que o grupo de idosos que praticam atividade física apresentou diferença estatística significativa para a variável Room Mean Square ap (p = 0,045), velocidade média ap (p = 0,036) e ml (p = 0,015). Conclui-se que avaliação estabilométrica é uma técnica relevante no diagnóstico complementar, permitindo detecção de alterações sutis nas variáveis relacionadas ao equilíbrio.
  • Resumo
    Neoplasias vesicais em cães e a relevância do diagnóstico histopatológico - Uma revisão de literatura
    (2023-11) SILVA, Hillda Beatriz Borges da
    As neoplasias têm sido uma das maiores causas de morte entre os animais de compahia, e tratar essa patologia exige um bom e preciso diagnóstico, isso significa que apesar de exames mais baratos e simples estarem disponíveis, e serem bons como triagem, é apenas através de uma análise histopatológica que podemos determinar diversos aspectos do tumor, que interferirão no prognóstico do paciente, como origem, diferenciação, metástase, entre outros; dando assim um diagnóstico mais completo e fidedigno. Nesse momento o exame histopatológico é o padrão ouro para determinação e classificação de neoplasias.