A leitura literária na educação infantil: análise de narrativas escritas por uma professora

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Martins, Ana Carolina Ferreri
Orientador
Bortolanza, Ana Maria Esteves
Coorientador
Resumo
The aim of the article is to analyze theoretical and practical aspects of literary reading in Early Childhood Education through written narratives by a teacher. The study (2019-2020) was elaborated by means of a qualitative research of exploratory character, having as procedure two narratives written by a teacher of a class of 5 years, in a school of Infantile Education of Tubarão, SC. It explores practical and theoretical questions about literary reading in children's activities with the objects of writing, specifically, children's literature books. The article highlights the distance between the theoretical aspects of literary reading in relation to the pedagogical practices of the teacher participating in the research. We conclude that it is necessary, in Early Childhood Education, to organize the conditions for the child's experience with literary reading as a space for sharing and relationships that enable children's interactions with literary reading in daily life.
O objetivo do artigo é analisar leitura literária na Educação Infantil em seus aspectos teóricos e práticos, por meio de narrativas escritas de uma professora. O estudo (2019-2020) foi elaborado por meio de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, tendo como procedimento duas narrativas escritas por uma professora de uma turma de 5 anos, em uma escola de Educação Infantil de Tubarão, SC. Explora questões práticas e teóricas sobre a leitura literária em atividades da criança com os objetos da escrita, especificamente, livros de literatura infantil. O artigo evidencia o distanciamento entre os aspectos teóricos da leitura literária em relação às práticas pedagógicas da professora participante da pesquisa. Conclui-se que é preciso, na Educação Infantil, organizar as condições para a vivência da criança com a leitura literária como espaço de partilhas e relações que possibilitem as interações das crianças com a leitura literária no cotidiano.

Palavras-chave
Educação infantil, Leitura, Literatura infantil
Citação
Coleções