As diferentes linguagens da criança na creche: análise das narrativas de uma professora

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Data

2020

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Oening, Letícia Cardozo

Orientador

Bortolanza, Ana Maria Esteves

Coorientador

Resumo

This article aims to analyze the different languages of 3-year-old children from a day care center, from an early childhood school located in Tubarão, SC, through the eyes of a teacher. It is characterized as a qualitative research (2019-2020), of an exploratory character, having as a research instrument two narratives written by the participating teacher, in which she reports the different languages of her class of 3-year-old children. The study was based on authors such as Junqueira (2015), Mello (1999, 2012), Becchi (2012) who discuss childhood, children's languages, child development. The results show that the different languages of the child seem to be little experienced in the daycare center, with no relationship being established between them and child development. It is concluded that, for the full development of the 3-year-old child, languages need to be worked on in their specificities, according to the developmental stages of that age. The Early Childhood School, through intentionally planned activities, must guarantee the different manifestations of language of the child as mediators in the process of knowing the world, the other and herself.
O presente artigo tem como objetivo analisar as diferentes linguagens de crianças de 3 anos de uma creche, situada em Tubarão, SC, por meio narrativas escritas de uma professora. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa (2019-2020), de caráter exploratório, tendo como instrumento de investigação duas narrativas escritas pela professora participante, nas quais relata as diferentes linguagens de sua turma de crianças de 3 anos. O estudo baseou-se em autores como Junqueira (2015), Mello (1999, 2012), Becchi (2012) que discutem a infância, as linguagens da criança, o desenvolvimento infantil. Os resultados mostram que as diferentes linguagens da criança parecem ser pouco experienciadas na creche, não se estabelecendo uma relação entre elas e o desenvolvimento infantil. Conclui-se que, para o desenvolvimento pleno da criança de 3 anos, as linguagens precisam ser trabalhadas em suas especificidades, de acordo com os estágios do desenvolvimento dessa idade. A escola de Educação Infantil, por meio de atividades intencionalmente planejadas, deve garantir as diferentes manifestações de linguagem da criança como mediadoras no processo de ela conhecer o mundo, o outro e a si mesma.

Palavras-chave

Educação infantil, Creche, Linguagens, Narrativas, Brincadeira

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