O espaço lúdico na educação infantil: explorando a teoria na prática
Carregando...
Arquivos
Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Pires, Ana Paula da Silva
Orientador
Bortolanza, Ana Maria Esteves
Coorientador
Resumo
The aim of this article is to analyze, from the perspective of a teacher, the playful space in Early
Childhood Education and the relationships established with the activities developed with a
group of 5 year old children. It is a qualitative research (2019-2020), of an exploratory
character, having as a procedure two narratives written by the teacher participating in the study.
The results point to a certain distance between the theoretical foundations about the
organization of the playful space for carrying out activities with the children, although in some
moments the playful activity is present in the teacher's narratives. It’s concluded that the
organization of play space, in which the child plays, requires a careful look at the activities
developed, the materials used, toys and substitute objects. This implies that the teacher has the
role of organizer of educational work, in relation to the play space and the activities developed
in daily life, having as reference theoretical and methodological concepts that guide their
pedagogical practices in Early Childhood Education
O objetivo deste artigo é analisar, a partir do olhar de uma professora, o espaço lúdico na Educação Infantil e as relações estabelecidas com as atividades desenvolvidas com uma turma de crianças de 5 anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (2019-2020), de caráter exploratório, tendo como procedimento duas narrativas escritas pela professora participante do estudo. Os resultados apontam para certo distanciamento entre os fundamentos teóricos sobre a organização do espaço lúdico para a realização de atividades com as crianças, embora em alguns momentos a atividade lúdica se faça presente nas narrativas da professora. Conclui-se que a organização de espaço lúdico, em que a criança brinca, requer um olhar atento para as atividades desenvolvidas, os materiais utilizados, os brinquedos e os objetos substitutivos. Isso implica que o professor exerça um papel de organizador do trabalho educativo, em relação ao espaço lúdico e as atividades desenvolvidas no cotidiano, tendo como referência concepções teórico-metodológicas que direcionem suas práticas pedagógicas, na Educação Infantil.
O objetivo deste artigo é analisar, a partir do olhar de uma professora, o espaço lúdico na Educação Infantil e as relações estabelecidas com as atividades desenvolvidas com uma turma de crianças de 5 anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (2019-2020), de caráter exploratório, tendo como procedimento duas narrativas escritas pela professora participante do estudo. Os resultados apontam para certo distanciamento entre os fundamentos teóricos sobre a organização do espaço lúdico para a realização de atividades com as crianças, embora em alguns momentos a atividade lúdica se faça presente nas narrativas da professora. Conclui-se que a organização de espaço lúdico, em que a criança brinca, requer um olhar atento para as atividades desenvolvidas, os materiais utilizados, os brinquedos e os objetos substitutivos. Isso implica que o professor exerça um papel de organizador do trabalho educativo, em relação ao espaço lúdico e as atividades desenvolvidas no cotidiano, tendo como referência concepções teórico-metodológicas que direcionem suas práticas pedagógicas, na Educação Infantil.
Palavras-chave
Educação infantil, Espaço lúdico, Brincadeira