Nas trilhas da inclusão, estudo de caso: o percurso de Otávio no ciclo alfabetizador
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Data
2019
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Mariano, Ana Carolina Garcia
Orientador
Schlickmann, Maria Sirlene Pereira
Coorientador
Resumo
Para consecução deste trabalho monográfico buscamos responder a seguinte
questão: É possível alfabetizar uma criança autista em uma escola básica de ensino? A partir
dessa questão, traçamos como objetivos: identificar o processo de ensino e de aprendizagem
da criança autista e os métodos utilizados pelas professoras e mãe para que a educação de fato
se efetive. No que tange à metodologia, a pesquisa é do tipo quali-quantitativa e descritiva. O
procedimento de coleta de dados foi realizado uma entrevista com perguntas abertas e
fechadas à mãe da criança, além da observação das aulas ministradas à ela. Os principais
resultados encontrados foram: a importância da mãe no processo de ensino-aprendizagem e
alfabetização e letramento da criança com o reforço diário das atividades realizadas na escola
no contra turno; já, com as professoras, ressaltamos a metodologia de atendimento
individualizado nas questões com maior dificuldade que a criança apresentava. Com isso,
podemos concluir que o trabalho integrado entre escola e família tem resultados significantes
no processo de ensino-aprendizagem e alfabetização da criança autista.
Palavras-chave
Alfabetização, Letramento, Autismo