Nas trilhas da inclusão, estudo de caso: o percurso de Otávio no ciclo alfabetizador

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Data

2019

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Mariano, Ana Carolina Garcia

Orientador

Schlickmann, Maria Sirlene Pereira

Coorientador

Resumo

Para consecução deste trabalho monográfico buscamos responder a seguinte questão: É possível alfabetizar uma criança autista em uma escola básica de ensino? A partir dessa questão, traçamos como objetivos: identificar o processo de ensino e de aprendizagem da criança autista e os métodos utilizados pelas professoras e mãe para que a educação de fato se efetive. No que tange à metodologia, a pesquisa é do tipo quali-quantitativa e descritiva. O procedimento de coleta de dados foi realizado uma entrevista com perguntas abertas e fechadas à mãe da criança, além da observação das aulas ministradas à ela. Os principais resultados encontrados foram: a importância da mãe no processo de ensino-aprendizagem e alfabetização e letramento da criança com o reforço diário das atividades realizadas na escola no contra turno; já, com as professoras, ressaltamos a metodologia de atendimento individualizado nas questões com maior dificuldade que a criança apresentava. Com isso, podemos concluir que o trabalho integrado entre escola e família tem resultados significantes no processo de ensino-aprendizagem e alfabetização da criança autista.

Palavras-chave

Alfabetização, Letramento, Autismo

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