Alfabetização e letramento: reflexões a partir da Política Nacional de Alfabetização, Base Nacional Comum Curricular e Currículo Base da Educação Infantil E do Ensino Fundamental do Território Catarinense

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Domingos, Mônica Ramos

Orientador

Schlickmann, Maria Sirlene Pereira

Coorientador

Resumo

Considerando a relevância da alfabetização e do letramento no processo educativo e seus impactos na formação de uma sociedade mais crítica, objetivou-se com esse artigo analisar a forma como a Base Nacional Comum Curricular, a Política Nacional de Alfabetização e o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense tratam das concepções de alfabetização e letramento, com ênfase no ciclo alfabetizador. Para a realização da pesquisa, adotam-se procedimentos metodológicos de caráter dialético com pesquisa exploratória do tipo documental e bibliográfico. A coleta de dados ocorreu a partir das análises das concepções de alfabetização e letramento nos documentos, definindo-se como comparativa. Para sustentar as análises, foram utilizados como principais autores: Soares (2017, 2019 e 2020); Morais (2012 e 2019); Gontijo (2014); Tfouni (2006) e Dionísio (2007). A partir da análise, foi possível apontar convergências e divergências entre os documentos. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de alfabetização é entendido como apropriação pela criança do sistema de escrita alfabética e letramento, práticas sociais de leitura, escrita, oralidade e, ainda, acrescentando tecnologia. Como o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense foi elaborado a partir da BNCC, alfabetização e letramento seguem a mesma linha (CBTC). Já na Política Nacional de Alfabetização (PNA), a alfabetização é vista como o ensino das habilidades de leitura e de escrita em um sistema alfabético, e tem como base as ciências cognitivas da leitura. O mesmo documento utiliza o termo literacia, em um sentido reducionista, apontando apenas para a produção de textos, sem sequer mencionar o uso da língua em contextos sociais, diferente dos outros dois documentos (BNCC; CBTC) que usam o conceito letramento. Entende-se que para esse documento (PNA), o método fônico é o caminho mais eficaz para a alfabetização. A grande divergência entre este e aqueles está no planejamento articulado às áreas do conhecimento, que permite às crianças desenvolverem-se como autoras de suas histórias, por meio do dizer, não trazido pelo PNA.

Palavras-chave

Política Nacional de Alfabetização (PNA), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense (CBTC)

Citação

Coleções