O lúdico no processo ensino-aprendizagem: reflexões a partir de uma pesquisa realizada em uma instituição pública, do município de Chapecó (SC)
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Data
2017
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Moreira, Vanessa Marcio
Orientador
Schlickmann, Maria Sirlene Pereira
Coorientador
Resumo
Esta pesquisa é resultado de estudo bibliográfico e de campo, a
respeito da importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem nos anos
iniciais do ensino fundamental, especialmente, no ciclo alfabetizador, pois a criança
quando chega nos anos iniciais possui apenas 6 (seis) de idade. Neste sentido,
entende-se que a brincadeira e os jogos são essenciais no processo ensino-
aprendizagem, pois a utilização do lúdico como ferramenta pedagógica dá
oportunidade à criança de aprender com prazer, e dessa forma se apropriar melhor
dos conteúdos abordados. A pesquisa foi desenvolvida na Escola de Ensino Básico
Sereno Soprana de Chapecó, SC. O objetivo geral foi analisar de que forma é
abordado o lúdico no processo de aprendizagem nos anos iniciais da Escola Básica
Municipal Sereno Soprana de Chapecó, SC, tendo como objetivos específicos:
compreender qual a importância do lúdico nas séries iniciais; identificar como são
desenvolvidas as atividades ludicas nos anos iniciais; analisar de que forma os
professores dos anos iniciais da Escola Básica Sereno Soprana utilizam o lúdico em
sala de aula frente ao processo de aprendizagem; descrever quais são as atividades
lúdicas utilizadas pelos professores dos anos iniciais da Escola Básica Sereno
Soprana. A metodologia seguiu os princípios do método dialético. É uma pesquisa
qualitativa e descritiva, do tipo estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa
basearam-se em roteiro de observação com registro em diário de campo e roteiro para
entrevistas semiestruturadas. Também foi realizada leitura e reflexão acerca dos
planos de aula e das atividades desenvolvidas junto aos alunos. Os sujeitos da
pesquisa foram os professores de Educação Infantil e os professores que atuam nas
Séries Iniciais da Escola Básica Municipal Sereno Soprana, de Chapecó, SC, num
total de 4 (quatro) professores. Os resultados mostram que de algum modo os sujeitos
da pesquisa reconhecem a necessidade da ludicidade compreender as estratégias
pedagógicas deste momento da formação das crianças, mas ainda necessitam de
formação continuada acerca desta temática.
Palavras-chave
Lúdico/ludicidade, Crianças, Anos iniciais/ciclo alfabetizador