Jogos matemáticos como facilitadores da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Carregando...
Arquivos
Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Neves, Bruna Gomes
Orientador
Cardoso, Jorge Alexandre Nogared
Coorientador
Resumo
O presente trabalho apresenta e analisa a utilização dos jogos matemáticos em uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental, mostrando como é possível auxiliar na construção do conhecimento matemático e diminuir os problemas que os estudantes enfrentam na aprendizagem da disciplina. A metodologia para a realização dessa pesquisa foi dividida em três etapas. No primeiro momento foi realizado o estudo de bibliografias, nas quais foi possível conhecer o que é um jogo e de que formas ele contribui para o ensino em sala de aula. Para dar segmento a análise de como os jogos podem contribuir para a aprendizagem, foi realizada a observação das aulas de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental, e então, foram aplicados os jogos na turma para compreender como acontece a construção do conhecimento matemático através dos jogos.
Palavras-chave
Jogos matemáticos, Alfabetização matemática, Matemática Lúdica, Aprender jogando