Inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino do estado de Santa Catarina
Carregando...
Data
2018
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Xavier, Cristiane de Souza
Orientador
Junckes, Rosani Casanova
Coorientador
Resumo
Esta pesquisa exploratória foi realizada com o objetivo geral de
verificar e analisar como uma escola da rede estadual de Santa Catarina atua na
inclusão dos alunos com deficiência. Ainda objetivou identificar os avanços e as
dificuldades nesse processo; verificar a acessibilidade dos espaços;
compreender como esses alunos são vistos na escola e se recebem atendimento
de qualidade e igualdade. A coleta de dados se deu por meio de observação dos
espaços e de entrevistas semiestruturadas aplicadas a gestoras e professoras
da escola. A partir da análise dos dados foi possível identificar que, mesmo com
a implementação de políticas públicas voltadas a atender as pessoas com
deficiência, ainda há muito a ser feito para a efetivação da inclusão na escola.
Palavras-chave
Inclusão escolar, Alunos com deficiência, Ensino regular