O estudo do teatro para futuros pedagogos: a relevância dos conceitos teatrais no currículo dos cursos de pedagogia

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Data
2019
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Araujo, Débora
Orientador
Domingues, Chirley
Coorientador
Resumo
Acompanhando a rotina escolar durante quatro anos, percebi o quanto a teatralidade está presente no cotidiano, principalmente, das crianças pequenas. A ludicidade é um dos fatores mais fortes que compõe o imaginário infantil e é através dele que as crianças se expressam, em sua maioria, nas brincadeiras, estejam elas sozinhas ou em grupos. Sendo assim, o educador tem um papel fundamental na forma como se comunica com a criança. Considerando o exposto, me dediquei a realizar uma pesquisa sobre a formação do professor. Minha pesquisa se caracteriza como um estudo de caso e teve por objetivo compreender qual a relevância do teatro na formação do profissional de pedagogia. Para tal entendimento, foi analisada a grade curricular dos cursos de Pedagogia de três universidades públicas brasileiras (Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade de São Paulo), visando responder as seguintes perguntas: 1) Como é organizado o currículo do curso de Pedagogia das destas universidades públicas? 2) Que espaço o teatro tem na formação dos pedagogos? Para responder esses questionamentos, me apoio teoricamente nesta pesquisa em autoras que estudaram sobre educação e teatro como Margot Berthold, Viola Spolin e Olga Reverbel. Dentre as principais conclusões percebemos que apesar de haver espaço no currículo para o estudo das artes, o teatro parece ser pouco explorado em toda sua potencialidade para que haja uma transformação significativa na formação do educador, e consequentemente, na formação da criança.

Palavras-chave
Teatro na pedagogia, Formação do professor
Citação
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