A contação de histórias no ensino fundamental: fundamentos e planejamentos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Oliveira, Samantha Aniceto

Orientador

Mago, Diane Dal

Coorientador

Resumo

Contar histórias para crianças é uma forma de construir conhecimento, um momento precioso para que a criatividade, imaginação, interação e diversas outras aprendizagens sejam despertadas. Neste artigo, busca-se compreender como é fundamentado e planejado o momento da contação de história a partir da prática de uma professora do 1ºano do Ensino Fundamental. Para isso, utilizei como fontes observações das aulas, conversas informais e as respostas de um questionário aplicado com a professora. A metodologia utilizada foi de uma pesquisa empírica, embasada em bibliografias que tratam a respeito da contação de história e literatura infantil. Entre as autoras trabalhadas destacam-se Abramovich (1997), Coelho (1997) e Silveira (2008). Como conclusão, é possível afirmar que a contação de história necessita ter um planejamento prévio, isso facilita e maximiza as possibilidades ligadas a essa atividade, sejam elas de controle da turma ou do estímulo à leitura.

Palavras-chave

Contação de histórias, Ensino fundamental, Leitura

Citação

Coleções