A abordagem das brincadeiras em uma turma de pré-escola em Salvador- BA
Carregando...
Data
2017
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Sousa, Aurilene Melo
Orientador
Junckes, Rosani Casanova
Coorientador
Resumo
Este trabalho trata das brincadeiras na Educação Infantil e apresenta resultados de
uma pesquisa e de observações realizadas em uma escola, com o registro das falas das
crianças durante a atividade, bem como de fotografias das brincadeiras realizadas,
destacando a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança,
visando à construção do conhecimento através das brincadeiras. A pesquisa foi
desenvolvida por meio de um questionário com questões simples, o qual foi respondido
pela professora de uma sala de Educação Infantil. Ressalta-se, que é através dessa
relação, que as crianças se conhecem e se constituem como sujeitos, vivenciando
dentro da coletividade o respeito, a autonomia, as diferenças e as diversidades.
Palavras-chave
Brincadeiras, Ludicidade, Educação infantil