Bullying no contexto escolar: uma análise da percepção de professores do ensino fundamental sobre o fenômeno
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Data
2015
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Sartori, Evelise Philippi
Orientador
Scherer, Alessandra d'Avila
Coorientador
Resumo
O presente artigo visa analisar a percepção dos professores do ensino fundamental sobre o bullying, fenômeno que é cada vez mais comum no ambiente escolar. O bullying é compreendido como um tipo de violência física, moral ou psicológica que ocorre de modo repetitivo e que pode ser prejudicial para os alunos inseridos nas escolas. A pesquisa teve como objetivo identificar a percepção dos professores do ensino fundamental sobre o bullying, bem como os possíveis manejos apresentados por esses profissionais diante de situações que envolvem o fenômeno. O trabalho foi realizado com professores da região metropolitana de Florianópolis, de idades entre 27 e 53 anos. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada. Esta pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa e exploratória. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, a partir da construção de eixos categóricos. Ao final do processo constatou-se que os professores compreendem de forma geral o que é bullying escolar, mas apresentam conhecimento superficial, confundindo com brincadeira. Assim, conclui-se que é relevante a capacitação dos professores em forma de intervenção e a presença do psicólogo no ambiente escolar.
Palavras-chave
Bullying escolar, Professores, Psicologia