Revisitando paradigmas: os sentidos produzidos sobre justiça restaurativa para adolescentes autores de ato infracional

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Data
2012
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Rodrigues, Vitória Olivier Ramos
Orientador
Nascimento, Deise Maria do
Coorientador
Resumo
No Ocidente a adolescência só foi diferenciada da juventude a partir do século XIX. Desde então passou a ser estudada e observada sob diversas óticas como a da psicologia, da sociologia, da antropologia, entre outras. A prática do ato infracional é um fenômeno social que se apresenta em um campo de relações, e, a partir desse pressuposto, a presente pesquisa tem por objetivos compreender os sentidos produzidos sobre Justiça Restaurativa, a partir das práticas discursivas de adolescentes autores de ato infracional, identificar os sentidos produzidos por estes adolescentes acerca da palavra Justiça e caracterizar no processo de mediação a presença dos princípios norteadores da Justiça Restaurativa. A fundamentação teórica da pesquisa aborda os conceitos de adolescentes e adolescências, as políticas sobre a infância, adolescência e juventude no Brasil, adolescentes autores de ato infracional, a Justiça Restaurativa e suas práticas e a produção de sentido no cotidiano, na perspectiva da psicologia social. Este estudo é classificado como uma pesquisa exploratória, qualitativa, com delineamento de estudo de campo. Os dados foram coletados por meio de entrevista com cinco adolescentes que participaram de encontros de mediação em um Centro da Justiça Restaurativa numa cidade de médio porte do sul do Brasil. A Justiça Restaurativa é um modelo de justiça que busca através de suas práticas promover autonomia e diálogo entre as pessoas envolvidas na infração. Por meio desta prática é possibilitada a expressão do adolescente objetivando sempre o acolhimento, a escuta ativa, para que a participação questionadora do mediador propicie a emancipação do adolescente, e reflita em direção à transcendência dos seus atos. Esta pesquisa intenciona despertar discussões no viés jurídico e psicológico para possibilitar maior abertura ao lidar com novos aspectos e com a quebra de antigos paradigmas relevantes a este grupo. A partir da análise dos dados coletados pode-se compreender que os princípios que norteiam a Justiça Restaurativa estão presentes nos sentidos que foram sendo construídos pelos adolescentes ao longo do processo de mediação. Os adolescentes entrevistados se mostraram reflexivos diante da construção de seu projeto de vida, de seu olhar para o outro e para a sociedade.

Palavras-chave
Adolescentes autores de ato infracional, Justiça Restaurativa, Produção de sentido
Citação
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