Cooperação: relacionamento interpessoal e satisfação no trabalho

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Data

2012

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Souza, Janaina Bosquetti de

Orientador

Brasil, Vanderlei

Coorientador

Luna, Iúri Novaes

Resumo

A presente pesquisa se refere ao estudo sobre o relacionamento interpessoal e a satisfação no trabalho em uma Cooperativa de Crédito, discutindo o trabalho como uma atividade vital que possibilita ao indivíduo construir sua identidade, sentir-se aceito e reconhecido pelo outro e por sua cultura. Tem como objetivo geral caracterizar a influência do relacionamento interpessoal sobre a satisfação no trabalho de colaboradoras de uma Cooperativa de Crédito. Como objetivos específicos, a pesquisa elencou: verificar o sentido do trabalho atribuído por colaboradoras de uma Cooperativa de Crédito; caracterizar os relacionamentos interpessoais de colaboradoras de uma Cooperativa de Crédito; descrever as percepções de colaboradoras de uma Cooperativa de Crédito acerca de seus relacionamentos interpessoais, nos seguintes aspectos: liderança, comunicação, autonomia e decisões; identificar a satisfação profissional de colaboradores em uma Cooperativa de Crédito. Este trabalho é classificado como uma pesquisa exploratória e qualitativa, cujo delineamento é o de estudo de caso. Para a coleta de dados foram realizados quatro encontros de grupo focal, com sete colaboradoras. Os dados coletados foram analisados e categorizados, relacionando-os com o referencial teórico apresentado. Ao fim deste processo, constatou-se que as participantes atribuem como sentido do trabalho a responsabilidade e a satisfação; quanto aos relacionamentos interpessoais no grupo de trabalho, constatou-se que estes apresentam características como: compreensão, companheirismo e responsabilidade, evidenciando que as relações são tecidas com solidariedade, ultrapassando as tarefas profissionais. Quanto à liderança foi identificado um contraponto entre centralização e acessibilidade, as participantes demonstram admiração em relação à postura da líder, considerando a mesma como exemplo profissional. A comunicação é revelada como acessível e permeada de afeto. Outro aspecto evidenciado foi a autonomia que se depara com a centralização da liderança, embora haja liberdade para criar e expor opiniões. As participantes percebem que seu trabalho funciona como um processo e suas atitudes afetam o outro e, deste modo, compartilham as decisões. A satisfação é identificada pela utilidade do cargo e reconhecimento profissional. Em contrapartida, o que não satisfaz no trabalho são questões operacionais, como conciliar o tempo e a centralização dos processos. Esta pesquisa ainda apontou a importância do trabalho em equipe, como a cultura da organização pode valorizar os seus profissionais, além do que evidenciou como o fato de sentir-se reconhecido colabora significativamente para o desenvolvimento da identidade individual e coletiva, pois favorece vivências de satisfação, propiciando condições adequadas à saúde do trabalhador.

Palavras-chave

Cooperativa de Crédito, Relacionamento interpessoal no trabalho, Satisfação no trabalho

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