Marketing de relacionamento para fidelizar clientes: uma análise da startup Nubank
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Data
2018
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Souza, Vanessa Delfino
Orientador
Silveira, Teresinha Rublescki
Coorientador
Resumo
O presente artigo tem como tema Marketing de relacionamento para fidelizar
clientes: uma análise da startup Nubank. Trata-se de um estudo de caso da marca, onde a
mesma é uma administradora de cartão de crédito, localizada em São Paulo, que tem por
objetivo melhorar a experiência dos clientes com seu produto através da tecnologia e
atendimento humanizado. Este estudo de caso foi realizado como pesquisa descritiva,
analisando, observando e correlacionando informações sobre a marca com a coleta de dados
feitos bibliograficamente com a abordagem qualitativa. No contexto analisado, em um primeiro
momento, foi feito uma pesquisa em marketing de relacionamento, além do posicionamento de
marca, buscando entender como as estratégias do Nubank estão ligadas a esses dois temas. A
partir das informações adquiridas foi possível identificar oportunidades para o mercado, como
a eficiência que o marketing de relacionamento possui para a fidelização dos consumidores, e
como isto contribui para o fortalecimento do posicionamento da marca. Os resultados apontam
que os clientes são o bem mais importantes que uma empresa pode ter, sendo extremamente
necessário que se atribua-lhes esse valor. Somente através da cultivação de um relacionamento
com o consumidor é que a empresa pode conseguir a sua fidelidade a marca.
Palavras-chave
Marketing de relacionamento, Posicionamento de marca, Fidelização