Desenvolvimento de objeto de aprendizagem utilizando scripts
Carregando...
Data
2016
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Quaresma, Bernardo Salles
Paes, Giovane Brunel
Orientador
Castiñeira, Maria Inés
Coorientador
Resumo
Os alunos hodiernos são considerados alunos “nativos digitais”, por nascerem imersos no mundo tecnológico, no entanto muitas vezes na sua vida escolar, sentem dificuldades em se adaptar ao sistema tradicional de ensino, considerando-o sem atrativo e sem interatividade. Por sua vez, a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino é uma necessidade constatada pelo próprio Ministério de Educação Brasileiro (MEC). Uma das formas de inserir o uso das TIC’s na educação, é através do uso dos objetos de aprendizagem (OA’s), estes podem contribuir de forma muito positiva. Os OA’s são apontados como relevantes mecanismos, frutos da inovação tecnológica com o objetivo de apoiar os métodos de ensino. Um de seus atributos mais importantes é a alta capacidade de reutilização, assim como a literatura demonstra a sua capacidade de propagação às instituições educacionais por meio de Repositórios dos Objetos de Aprendizagem (ROA’s). Este trabalho descreve o processo de elaboração de um OA com o uso de scripts. Para se atingir os propósitos do projeto, foi realizado uma pesquisa aplicada com uma abordagem qualitativa, seguindo as etapas de execução metodológicas. Primeiramente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o atual sistema de educação brasileiro, verificando o uso das tecnologias e nível de interatividade na área educacional, para então abordar a compreensão da atual situação e problemas existentes nas escolas. Na sequência identificou-se a área da física ondulatória a ser utilizada para a elaboração do OA, realizou-se então uma exploração sobre as ferramentas de multimídia com a possibilidade de inserção no contexto educacional, para a elaboração do roteiro, definição e prototipação dos elementos visuais, para a aprendizagem do conceito do Movimento Harmônico Simples (MHS). Concluindo, realizou-se uma pesquisa em códigos abertos com o intuito de encontrar Scripts para serem utilizados no trabalho, visto que a utilização de Scripts automatiza tarefas, diminuindo o tempo e o trabalho, tornando mais acessível o desenvolvimento. A implementação desses Scripts no software específico, colaboram na criação do OA proporcionando a animação gráfica do objeto. Esses recursos, acompanhados da interatividade, podem melhorar o entendimento dos alunos. O trabalho é finalizado com a apresentação e avaliação do objeto de aprendizagem pelo professor colaborador
Palavras-chave
Objeto de aprendizagem, Script, Interatividade