Adolescente infrator e as medidas socioeducativas de privação de liberdade: uma análise sobre o sistema de atendimento socioeducativo de restrição de liberdade de Santa Catarina

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Editora
Autores
Oliveira, Thiago Gentil de
Orientador
Paula, Giovani de
Coorientador
Collaço, Gabriel Henrique
Resumo
A presente monografia busca apresentar o histórico da legislação do menor no Brasil, começando com o código do menor até a elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Também apresenta as medidas socioeducativas e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). A relevância desta pesquisa se dá devido ao aumento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, para isso é necessários que os Estados estejam preparados para receber estes adolescente infratores, justificando a importância da pesquisa realizada. A monografia trás como problemática entender a realidade do sistema socioeducativo de restrição de liberdade do Estado de Santa Catarina. Tendo por objetivo geral analisar o sistema de medidas socioeducativas presente no Estado de Santa Catarina A metodologia utilizada na monografia, trata-se de uma pesquisa cientifica de natureza pura, em uma abordagem qualitativa, com objetivo descritivo e procedimento de levantamento bibliográfico, documental e estudo de caso. Durante a analise do sistema socioeducativo de Santa Catarina foi possível verificar, que a realidade atual do sistema socioeducativa, encontrava-se em desacordo com o SINASE em alguns itens, mas para que fosse possível o Estado se adequar aos princípios instituídos no SINASE, foi elaborado um Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo para o decaénio 2015-2014.

Palavras-chave
Adolescente Infrator e as Medidas Socioeducativas de Privação de Liberdade, Análise sobre o sistema de atendimento socioeducativo de restrição de liberdade de Santa Catarina., Medidas socioeducativas e o sistema nacional de atendimento socioeducativo (sinase))
Citação
Coleções