Sistemas telefônicos baseados em software livre

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Link, Kaue

Orientador

Travessa, Sheila Santisi

Coorientador

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal apresentar o processo de criação de uma central de telefonia empresarial utilizando o software livre, de código aberto, Asterisk e suas distribuições, utilizando dispositivos como computadores, smartphones, aparelhos telefônicos analógicos, e aparelho telefônico IP como terminais de comunicação, acrescentando diversas funcionalidades a central até então impossíveis de serem utilizadas com as centrais telefônicas encontradas comercialmente no mercado, assim como um ambiente de estudos no laboratório N da Unisul, sala 219H, utilizando um computador, sendo um ambiente somente de testes, de configurações modestas devido ao baixo tráfego de ligações, funcionando como servidor de telefonia, com diversos ramais conectados à ele, para que se possa estudar o tráfego de pacotes pela rede durante uma chamada dos diversos protocolos de telefonia existentes. Além disso o trabalho contempla a conceptualização dos principais tópicos de estudo que envolvem a instalação, configuração e utilização de um sistema telefônico de voz sobre IP, o VoIP, tecnologia que vem crescendo a cada ano acompanhando a evolução da Internet, e mostrando que tende a ser o futuro da telefonia.

Palavras-chave

VoIP, Telefonia, Asterisk

Citação