O Tangram e o ensino da geometria plana: algumas possibilidades para uma aprendizagem significativa na educação de jovens e adultos
Carregando...
Arquivos
Data
2019
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Ribeiro, Joás Alves
Orientador
Rosa, Rosana Camilo da
Coorientador
Resumo
Este trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de atividades para explorar
conceitos da geometria plana utilizando o Tangram como uma possibilidade de tornar o
processo ensino-aprendizagem da matemática, significativo e prazeroso, para alunos da
Educação de Jovens e Adultos. A Educação de Jovens e Adultos requer professores
preparados para atuar de forma que não venha apenas compensar a escolaridade perdida do
aluno, mas como forma de garantir sua permanência na escola e a continuação de seus
estudos. Sendo assim, faz-se necessário que a ação docente seja voltada para atender esse
diferencial. Utilizar metodologias diferenciadas pode ser uma boa estratégia para atingir os
objetivos de forma lúdica, mais especificamente o ensino da Geometria. O Tangram é um
quebra cabeça, considerado por muitos estudiosos, como um recurso didático que pode de
forma lúdica e concreta, propor um ensino significativo. A atividade lúdica vem a ser um
grande aliado do educador, pois auxilia no processo de aprendizado tornando o ambiente
escolar mais agradável e amigável.
Palavras-chave
Tangram, Geometria plana, Educação de jovens e adultos