O Tangram e o ensino da geometria plana: algumas possibilidades para uma aprendizagem significativa na educação de jovens e adultos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Ribeiro, Joás Alves

Orientador

Rosa, Rosana Camilo da

Coorientador

Resumo

Este trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de atividades para explorar conceitos da geometria plana utilizando o Tangram como uma possibilidade de tornar o processo ensino-aprendizagem da matemática, significativo e prazeroso, para alunos da Educação de Jovens e Adultos. A Educação de Jovens e Adultos requer professores preparados para atuar de forma que não venha apenas compensar a escolaridade perdida do aluno, mas como forma de garantir sua permanência na escola e a continuação de seus estudos. Sendo assim, faz-se necessário que a ação docente seja voltada para atender esse diferencial. Utilizar metodologias diferenciadas pode ser uma boa estratégia para atingir os objetivos de forma lúdica, mais especificamente o ensino da Geometria. O Tangram é um quebra cabeça, considerado por muitos estudiosos, como um recurso didático que pode de forma lúdica e concreta, propor um ensino significativo. A atividade lúdica vem a ser um grande aliado do educador, pois auxilia no processo de aprendizado tornando o ambiente escolar mais agradável e amigável.

Palavras-chave

Tangram, Geometria plana, Educação de jovens e adultos

Citação