Análise do ambiente virtual em uma instituição pública

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Data

2018

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Castro, Marcos André Barros

Orientador

Schuhmacher, Vera Rejane Niedersberg

Coorientador

Resumo

Atualmente, o maior desafio dos educadores é formar cidadãos que saibam lidar com os avanços recorrentes da evolução do sistema de tecnologia relacionado ao ensino, destacando a educação a distância como uma modalidade importante para lidar com esses avanços. O uso de ferramentas computacionais ou digitais, conhecidas como TDIC (tecnologias digitais de informação e comunicação) são de extrema importância para adequar ao modelo de ensino, pois proporcionam mudanças na educação a distância. Nesse quadro destaca-se a metodologia híbrida de aprendizagem (blended learning ou metodologia semipresencial). Essa metodologia promove uma autonomia, reorganizando espaço e tempo, fazendo com que haja maior interação entre o professor e o aluno, proporcionando um aproveitamento eficiente do conteúdo e maior obtenção de conhecimento. Nos últimos anos o uso dessa modalidade de ensino cresceu consideravelmente e, a partir desse aumento, houve a necessidade de adaptação e mudança dessas formas de ensino. As novas tecnologias vão contribuindo para o desenvolvimento do modelo educacional de aprendizagem, gerando novos conceitos e ferramentas de apoio aliados as transformações atuais, minimizando as distâncias entre professores e alunos. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é um sistema que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdo diversos para cursos da modalidade a distância. Esse ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento dos conteúdos e materiais complementares para os seus alunos. A partir desse ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, obtendo relatórios sobre o progresso do aluno, participação nas atividades, sendo possível também verificar e fazer uma análise do processo de ensino-aprendizagem para enriquecer a instituição que adere esse tipo de sistema. O presente trabalho analisa por meio de uma pesquisa exploratória, através de fundamentação bibliográfica e a aplicação de questionário sobre como o ambiente virtual serve como uma ferramenta à disposição da educação e como ocorre por meio desse ambiente a interação aluno-professor, a prática de ensino e a relação ensino-aprendizagem.

Palavras-chave

Metodologia híbrida, Tecnologias digitais de informação e comunicação, Ensino a distância

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