A participação dos pais ou responsáveis no processo de habilitação da criança com deficiência visual na ACIC: contribuições do serviço social
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Data
2009
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Castro, Rosangela
Orientador
Panceri, Regina
Coorientador
Resumo
A Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), de 1977 a 2007, somente atendia pessoas com deficiência visual a partir dos 14 anos de idade. Devido a grande procura por parte de familiares em relação ao atendimento às crianças com deficiência visual, há cerca de dois anos (2007-2009) vem-se estruturando na ACIC, de maneira processual, o Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil (CADI), o qual presta serviços a alunos de zero a seis anos de idade. O CADI tem como objetivo promover a estimulação precoce na criança com deficiência visual, a fim de que ela tenha um desenvolvimento evolutivo o mais normal possível, e que as especificidades de sua deficiência visual sejam compreendidas no todo, o que implicará em mediações com métodos e práticas específicas. A importância deste trabalho está em socializar os resultados das possíveis contribuições do Serviço Social na relação entre estes indivíduos, sendo que a prática profissional realizada junto à equipe multidisciplinar da ACIC é no sentido de intervir nas dificuldades que tais famílias enfrentam com o filho deficiente visual. Dentre este atendimento, a participação dos pais ou responsáveis no processo de habilitação destas crianças surge como foco principal no corpo desta pesquisa.
Palavras-chave
Serviço social, Cegos assistência em instituições, Pais de crianças deficientes