O motor a vapor: uma proposta contextualizada e interdisciplinar

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Data

2017

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Cardoso, João Michels

Orientador

João, Jair Juarez

Coorientador

Resumo

Natural science teachers often face a lack of interests from their students during the classes; in consequence, the students present an unexpected performance in their evaluations. This fact is, besides other reasons, connected to the way the classes are taught. We often see classes based only in expositive method and focused in resolutions of standard exercises. There are many difficulties why teachers set aside experiments and the relationship between theory and practice. The present study checked if the thermochemistry teaching practice, in the high school, having as educational instrument an experiment of simulation of a steam engine might become in a meaningful content in view of theory of Ausubel, resulting in an actual construction of the knowledge. This case study was accomplished in a private school in Tubarão, south of Santa Catarina state, in 2017. The obtained results showed that the study is possible and financially viable as a teaching proposal of thermochemistry contents in an interdisciplinary work about steam engines’ studies. Many concepts of Chemical and Physics can be insert with a simple methodology and in an easy access to any teacher. The students had a satisfactory development in the contents and in the evaluations.
Professores de ciências da natureza enfrentam constantemente em sala de aula a falta de interesse por parte dos alunos, que muitas vezes se dispersam e acabam apresentando um rendimento inferior ao esperado. Esse fato está, além de outros motivos, relacionado com o modo como as aulas são ministradas. Encontramos, com frequência, aulas baseadas em métodos puramente expositivos e na resolução de exercícios padronizados. Por diversas dificuldades existentes, os professores deixam de lado a realização de experimentos e a relação teoria-prática. O presente estudo verificou se a prática docente no ensino médio, envolvendo conteúdo de termoquímica, tendo como ferramenta didática um experimento de simulação de um motor a vapor. Toda abordagem foi contextualizada, sob a luz da Teoria de Ausubel, resultando assim, na construção efetiva do conhecimento. Este estudo de caso foi realizado no ano de 2017, na cidade de Tubarão, sul de Santa Catarina, em um colégio da rede privada. Os resultados obtidos demonstraram que é possível e financeiramente viável a proposta de trabalho do conteúdo de termoquímica de forma interdisciplinar com o estudo dos motores a vapor. Diversos conceitos, de química e física, podem ser inseridos para os alunos com uma metodologia simples e de fácil acesso para qualquer docente. O desempenho obtido pelos discentes, tanto na avaliação, quanto no interesse pelo conteúdo, foram satisfatórios.

Palavras-chave

Termoquímica, Interdisciplinaridade, Experimentação no ensino

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