Os contratos de concessão no aprimoramento da gestão ambiental dos aeroportos de Florianópolis e Porto Alegre

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Data

2020

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Medina, Ranier Souza

Orientador

Schveitzer, Deisi Cristini

Coorientador

Resumo

This study aims to verify the environmental management of the International Airport of Florianópolis-SC (Hercílio Luz) and the International Airport of Porto Alegre-RS (Salgado Filho), based on the concession contracts made by the National Civil Aviation Agency (ANAC) on the 4th stage of the airport concessions program, carried out in 2017. Although the concession contracts signed were limited to repeating the legal provisions, there was an improvement in the environmental management of these airports with the transfer of management to the concessionaires, even though the Florianópolis airport operator presents a strategic management publicly more committed to environmental sustainability. In view of that, ANAC can and should demand in future concessions requirements identical to those it established under the “Sustainable Aerodromes” project, making its performance as a granting authority an instrument that also helps it as a regulatory body in the objective of reducing emissions of internationally recommended by the International Civil Aviation Organization (ICAO).
Esse estudo objetiva verificar a gestão ambiental do Aeroporto Internacional de FlorianópolisSC (Hercílio Luz) e do Aeroporto Internacional de Porto Alegre-RS (Salgado Filho), a partir dos contratos de concessão realizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) na 4ª etapa do programa de concessões dos aeroportos, realizada em 2017. Embora os contratos de concessão celebrados tenham se limitado a repetir as previsões legais, houve um aprimoramento da gestão ambiental desses aeroportos com a transferência de administração às concessionárias, ainda que o operador aeroportuário de Florianópolis apresente uma gestão estratégica publicamente mais comprometida com a sustentabilidade ambiental. Diante disso, a ANAC pode e deve exigir nas futuras concessões requisitos idênticos aqueles que estabeleceu no âmbito do projeto “Aeródromos Sustentáveis”, fazendo com que a sua atuação enquanto poder concedente seja um instrumento que igualmente a auxilie enquanto órgão regulador no objetivo de reduzir as emissões de carbono preconizadas internacionalmente no âmbito da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

Palavras-chave

Aviação, Aeroportos, Contratos de concessão, Gestão Ambiental

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