A importância do gerenciamento de processos de negócios (BPM) na otimização e melhoria contínua de processos de TI
Carregando...
Data
2018
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Lisboa, Marcio José
Orientador
Matuzawa, Flavia Lumi
Coorientador
Resumo
Este artigo traz uma súmula sobre o gerenciamento de processos de negócios
(BPM), destacando a análise e o mapeamento de processos de negócios como uma
ferramenta de apoio para a gestão, otimização e melhoria contínua de processos
existentes. Foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória através de um
questionário aplicado aos colaboradores de uma empresa tradicional, buscando
evidenciar o nível geral de conhecimento acerca dos processos realizados pelo setor em
que estão inseridos e pela empresa em geral, além de verificar a percepção relativa aos
processos atuais e possibilidades de melhoria. O resultado da pesquisa apontou em
suma, carência no conhecimento dos processos existentes e falta de documentação dos
processos. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é destacar de que maneira essas
deficiências podem ser mitigadas através da utilização de uma metodologia para a
gestão de processos alinhada aos objetivos estratégicos da organização.
Palavras-chave
BPM, Gerenciamento de processos, Otimização de processos