A biblioteca ITIL e sua influência sobre as estratégias e resultados da área de Tecnologia da Informação nas organizações

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2017
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Fell, Leonardo
Orientador
Meneghel, Patrícia da Silva
Coorientador
Resumo
A Tecnologia da Informação (TI) é uma área que cresceu muito nos últimos anos. Diante disso, as organizações contam cada vez mais com o apoio deste setor na busca de vantagens competitivas e melhores resultados, principalmente por meio de gestão e estratégias. Dessa forma, a biblioteca ITIL surge como um importante framework no processo de alinhamento entre as estratégias de TI e as estratégias de negócio das organizações. Neste sentido, realizou-se uma pesquisa bibliográfica qualitativa, por meio de consulta a bibliografias sobre este assunto, buscando-se analisar de que forma as melhores práticas descritas pela biblioteca ITIL podem contribuir com a estratégia e os resultados da área de TI nas empresas, agregando valor ao negócio. Ao final, foi possível perceber que a biblioteca ITIL pode influenciar a TI positivamente de diversas maneiras, direcionando a TI para o negócio, melhorando sua performance a aumentando o nível de satisfação dos clientes e usuários.

Palavras-chave
Governança de TI, Estratégia de TI, Biblioteca ITIL
Citação