A governança de TI e as melhores práticas ITIL na entrega de serviços

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2017
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Felisberto, Fábio Lúcio
Orientador
Meneghel, Patrícia da Silva
Coorientador
Resumo
A Governança de TI envolvendo a administração de serviços de tecnologia da informação é um fator crítico, principalmente para empresas de pequeno porte. Este trabalho teve como ob-jetivo geral propor, com a utilização de boas práticas da ITIL e melhoria contínua, uma apre-sentação de como a ITIL e sua central de serviços é fundamental para o contexto de empresas de pequeno porte. As técnicas de pesquisa selecionadas para o desenvolvimento deste trabalho foram: pesquisa bibliográfica baseada em livros, artigos e trabalhos científicos. E também em estudos bibliográficos baseados na observação do cenário de pequenas empresas que estão iniciando a adoção destas boas práticas. Os resultados demonstram que a utilização de mode-los como a ITIL constituem em uma alternativa cada vez mais utilizada pela Gerência de ser-viços de TI, pois a metodologia ITIL bem implementada contribui significativamente para a melhoria da qualidade dos serviços de TI e para um melhor desempenho da empresa.

Palavras-chave
Governança de TI, ITIL, Gerência de serviços de TI
Citação