Melhores práticas para a gestão dos serviços de TI utilizando o Framework ITIL V3

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Tristão, Reginaldo Martins

Orientador

Meneghel, Patrícia da Silva

Coorientador

Resumo

Em um mercado cada vez mais globalizado onde a eficiência e a agilidade são fundamentais, a tecnologia da informação tem papel importante ao oferecer recursos tecnológicos para as mudanças nos processos, estrutura e estratégia de negócios. A TI passou a ser um dos principais ativos das empresas e precisa estar em sintonia com o negócio. As decisões em termos de investimentos não são tomadas apenas pelos gestores de TI, mas envolvem os da área de negócio com foco em se certificar que os investimentos na área de TI agreguem valor ao negócio. O objetivo deste artigo e verificar, através de pesquisa bibliográfica, em periódicos, artigos científicos, monografias, dissertações, teses e livros, como o gerenciamento de serviços de TI pode agregar valor ao negócio utilizando o conjunto de recomendações de melhores práticas abordadas no ITIL V3.

Palavras-chave

Gerenciamento, Serviço, TI, ITIL

Citação