Melhores práticas para a gestão dos serviços de TI utilizando o Framework ITIL V3
Carregando...
Data
2017
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Tristão, Reginaldo Martins
Orientador
Meneghel, Patrícia da Silva
Coorientador
Resumo
Em um mercado cada vez mais globalizado onde a eficiência e a agilidade são fundamentais, a tecnologia da informação tem papel importante ao oferecer recursos tecnológicos para as mudanças nos processos, estrutura e estratégia de negócios. A TI passou a ser um dos principais ativos das empresas e precisa estar em sintonia com o negócio. As decisões em termos de investimentos não são tomadas apenas pelos gestores de TI, mas envolvem os da área de negócio com foco em se certificar que os investimentos na área de TI agreguem valor ao negócio. O objetivo deste artigo e verificar, através de pesquisa bibliográfica, em periódicos, artigos científicos, monografias, dissertações, teses e livros, como o gerenciamento de serviços de TI pode agregar valor ao negócio utilizando o conjunto de recomendações de melhores práticas abordadas no ITIL V3.
Palavras-chave
Gerenciamento, Serviço, TI, ITIL