A relação dos algoritmos com a teoria do fã na produção de narrativas televisivas - estudo de caso da série “Stranger Things” da Netflix
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Data
2017
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Milak, Lucieli Cardoso
Orientador
Bressan Júnior, Mário Abel
Coorientador
Resumo
O uso de algoritmos tem sido uma fonte para muitas empresas para gerar um banco de informações sobre o usuário e estudar o seu comportamento e necessidades, por isso a importância de aprofundar os estudos sobre ele. Desta forma, surgiu o objetivo deste trabalho, que é descobrir a relação entre os algoritmos e a Teoria do Fã, e de que forma é possível atender às expectativas do seu público e auxiliar na criação de séries. O método utilizado para este artigo foi a análise de conteúdo, tendo como objeto de amostra três postagens de telespectadores da série “Stranger Things” da NETFLIX em fóruns de discussão online. Os resultados mostraram que há uma relação afetiva com os grupos de referência entre o usuário da plataforma Netflix com a série apresentada, comprovando a associação com a teoria do fã, que torna o algoritmo uma ferramenta essencial para produção de série.
Palavras-chave
Algoritmos, Teoria do fã, Stranger Things, Netflix, Narrativas televisivas