Um Campus de Extensão Universitária
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Data
2019
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Meyer, Pedro Henrique Dewitte
Orientador
Dutra, Luciano
Coorientador
Resumo
The teaching of the course of Architecture and Urbanism has various peculiarities and
great complexity. The contact of the student and the professional practice becomes
scarce before so much knowledge that must be acquired in order to form an architect
and urbanist. Given this, this work proposes a project of one University Extension
Campus where students of the Architecture and Urbanism course can have a sensory
learning. Are proposed environments suitable for the study and learning of the
exercise of their profession, taking in account accessibility and the possibility of being
replicated according different realities. For the good understanding of those concepts,
Psychology joins Architecture and brings a new meaning to space. Thus, after theoretical
background, references and case study and survey of terrain data, it was possible the
initial development of one project that demonstrates the first impressions and solutions
proposed by this work.
O ensino do curso de Arquitetura e Urbanismo possui diversas peculiaridades e grande complexidade. O contato do estudante com a prática profissional se torna escassa diante de tanto conhecimento que deve ser adquirido em prol de se formar um arquiteto e urbanista. Dado isso, este trabalho propõe o projeto de um Campus de Extensão Universitária onde os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo possam ter um aprendizado sensorial. São propostos ambientes próprios para o estudo e aprendizagem do exercício de sua profissão, levando em consideração a acessibilidade e a possibilidade de serem replicados conforme diferentes realidades. Para o bom entendimento destes conceitos, a Psicologia se une à Arquitetura e traz um novo sentido ao espaço. Assim, após o embasamento teórico, referenciais e estudo de caso e levantamento de dados do terreno, foi possível o desenvolvimento inicial de um projeto que demonstre as primeiras impressões e soluções propostas por este trabalho.
O ensino do curso de Arquitetura e Urbanismo possui diversas peculiaridades e grande complexidade. O contato do estudante com a prática profissional se torna escassa diante de tanto conhecimento que deve ser adquirido em prol de se formar um arquiteto e urbanista. Dado isso, este trabalho propõe o projeto de um Campus de Extensão Universitária onde os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo possam ter um aprendizado sensorial. São propostos ambientes próprios para o estudo e aprendizagem do exercício de sua profissão, levando em consideração a acessibilidade e a possibilidade de serem replicados conforme diferentes realidades. Para o bom entendimento destes conceitos, a Psicologia se une à Arquitetura e traz um novo sentido ao espaço. Assim, após o embasamento teórico, referenciais e estudo de caso e levantamento de dados do terreno, foi possível o desenvolvimento inicial de um projeto que demonstre as primeiras impressões e soluções propostas por este trabalho.
Palavras-chave
Arquitetura e Urbanismo, Aprendizagem, Extensão Universitária