A sala de apoio on-line como ferramenta de ensino na percepção dos professores do curso de ciências biológicas – licenciatura da Universidade do Sul de Santa Catarina

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2019

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Biológicas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Knabben, Jessica Vergilio

Orientador

Jung, Maricelma Simiano

Coorientador

Resumo

A educação a distância (EaD) e a Educação Presencial utilizam tecnologias de informação e comunicação (TICs) como uma ferramenta didática, principalmente com o advento da internet. O ambiente virtual é um espaço propício para que se desenvolvam novas práticas educacionais. Por conseguinte, essas tecnologias usadas na educação tendem a ser uma opção viável diante das dificuldades em solucionar problemas, como, por exemplo, a distância dos estudantes de suas universidades. Na Universidade do Sul de Santa Catarina, há para os cursos a distância o Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA) e para os cursos presenciais, a Sala de Apoio Online (AOL), ambos são ambientes virtuais para o desenvolvimento da aprendizagem. Assim, o presente trabalho teve como objetivo verificar qual a percepção dos professores do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura sobre o uso da sala de apoio on-line (AOL) como ferramenta de ensino. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de campo do tipo descritiva com abordagem qualiquantitativa. Os sujeitos de pesquisa foram 12 professores do Curso de Ciências Biológicas da modalidade de Licenciatura, dessa universidade, com atuação de agosto a dezembro de 2019. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com quatro questões fechadas e quatro abertas. A forma de sua aplicação foi por meio do formulário digital do serviço online Google. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados demonstram que a maioria dos professores utilizam a sala AOL (75,0%), conhecem grande parte das ferramentas disponibilizadas nela (75,0%) e, também, reconhecem que a sala AOL possa ser uma ferramenta facilitadora de ensino (83,3%). Contudo algumas dificuldades são encontradas nessa ferramenta, como a organização da sala, em que os materiais postados ficam dispostos, além dos professores não poderem organizá-los. Quanto às vantagens encontradas, muitos citaram que a sala proporciona um contato rápido on-line com os estudantes, a economia ambiental é muito alta e a redução de gastos com impressão.

Palavras-chave

Ambiente Virtual de Aprendizagem (EVA), Sala de apoio online (AOL), Ferramenta de aprendizagem

Citação