Comportamento financeiro dos acadêmicos do curso de educação física de uma universidade do sul do Brasil
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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Souza, Khauan Bortuluci de
Orientador
Ribeiro, Fabiana de Figueiredo
Coorientador
Resumo
O objetivo desta investigação foi analisar o comportamento financeiro de discentes do curso de bacharelado em Educação Física da Universidade do Sul de Santa Catarina, campus Pedra Branca. Visto que a pesquisa sobre as finanças pessoais aborda o comportamento das pessoas para lidar com dinheiro e tudo que ele pode proporcionar, o que torna-o um objeto de estudo interessante, uma vez que a maneira como os acadêmicos gerenciam seus recursos impactará diretamente em sua qualidade de vida. Esta é uma pesquisa de natureza aplicada, descritiva e com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 61 acadêmicos regularmente matriculados e a seleção foi do tipo não probabilística e por conveniência. Os dados foram coletados através da aplicação online do questionário de Matta (2007), composto por vinte questões, que avaliaram o comportamento financeiro dos indivíduos. O instrumento de pesquisa utilizou uma Escala do tipo Likert também proposta por Matta (2007). Foram ainda adicionadas questões que ajudaram a levantar dados sobre o perfil socioeconômico dos participantes (e.g., escolaridade, estado civil, renda, idade, raça, filhos), com a finalidade de conhecer o perfil da amostra. Quanto à análise estatística, os dados foram tabulados e analisados utilizando-se frequência simples e média. Os principais resultados e conclusões apontaram que os acadêmicos de Educação Física se preocupam em gerenciar o seu dinheiro, entretanto, não possuem uma reserva financeira para ser utilizada em emergências, sugerindo uma falta de planejamento para o longo prazo. Não verificou-se diferenças quando analisados indivíduos do sexo feminino e masculino. Foram encontradas diferenças no comportamento financeiro dos acadêmicos autodeclarados brancos em relação aos acadêmicos que se autodeclararam negros e pardos.
Palavras-chave
Comportamento financeiro, Qualidade de vida, Educação física