Fatores relevantes que influenciam a renovação de contratos em uma academia

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2017
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Henn, Rafael
Orientador
Andreis, Rafael
Coorientador
Resumo
Com o aumento do público nas academias, desenvolveu-se um estabelecimento com fins lucrativos, e assim, os profissionais de educação física passaram a ocupar o seu lugar com técnicas eficientes de treinamento, revolucionando o fitness no Brasil. As pesquisas sobre o grau de importância dos clientes desse mercado são de suma importância para a sobrevivência das empresas. Para detectar os fatores internos e externos dos indivíduos foram investigados os motivos de adesão e desistência da prática de atividade física, e apontaram diversas razões para se exercitar: dentre elas a satisfação, que é uma das maiores dificuldades encontradas nas empresas fitness, onde a cada cliente perdido por insatisfação com o atendimento, o gasto para trazê-lo de volta é no mínimo oito vezes maior que conquistar um novo cliente. A melhor linha de defesa a ser adotada por essas empresas é a manutenção de seus clientes. O principal objetivo desse estudo foi o de identificar fatores relevantes que influenciam a renovação de contratos em uma academia de Florianópolis. Foram analisados no período de abril e maio de 2017, os alunos que renovaram o contrato. Estes foram informados da pesquisa e convidados a responderem os questionários durante o ato da renovação, onde os mesmos efetivaram a renovação de contrato em um ambiente isolado de outras pessoas, e responderam a pesquisa em formato de entrevista utilizando um tablete através de um questionário online com o formato do Google Docs. Concluiu-se que dentre os tópicos abordados o setor pessoal (funcionários) tornasse o mais importante na hora da renovação. Sabendo disso os gestores poderão identificar seus pontos que devem ser melhorados e investimentos a serem feitos para evitar essa rotatividade alta que o mercado apresenta, e sim fidelizar o cliente.

Palavras-chave
Academia, Renovação de contrato, Cliente
Citação