Motricidade global e lateralidade de crianças de 7 a 11 anos praticantes de natação

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Data

2014

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Guimarães, Amanda Santos

Orientador

Schütz, Elinai dos Santos Freitas

Coorientador

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal identificar o nível de motricidade global e lateralidade de crianças de ambos os sexos, na faixa etária escolar de 7 a 11 anos. Nessa idade as crianças estão na transição da fase fundamental de movimentos para a fase de movimentos especializados. É nesse período em que mais necessitam explorar e vivenciar suas próprias experiências. O estimulo que a criança adquire nessa fase é de vital importância, pois reflete numa futura qualificação de habilidades físicas no decorrer de toda a vida do individuo, assim como a lateralidade tem papel fundamental para a criança, envolvendo além do contexto esportivo, seu desempenho pedagógico. A literatura aponta para a dificuldade de pais desligarem a criança do meio tecnológico que as rodeiam hoje em dia. Foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada de abordagem quantitativa, quanto aos objetivos, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva exploratória. Participaram da pesquisa 35 crianças com idade media de 112,2 meses, com um desvio padrão de 11,08 de ambos os sexos, praticantes de natação. Para análise de dados foi utilizado o Manual de Avaliação Motora- EDM que identificou e classificou idade motora 2 (IM2), referente a motricidade global, onde na media os sujeitos apresentaram idade motora em 103,88 meses, dando uma diferença de 8,3 meses para media de Idade cronológica (IC), através do quociente motor 2 (QM2) verificou-se que em sua maioria as crianças apresentam desenvolvimento motor normal e ainda a lateralidade das crianças que em sua maioria obtiveram a lateralidade definida, com predominância entre destros e cruzada, e ainda 25,71% apresentaram lateralidade indefinida. A modernização da tecnologia influencia muito no desenvolvimento das crianças hoje em dia, o desinteresse pela atividade física contribui para o não desenvolvimento gradual destas, nessa pesquisa embora as crianças tenham apresentado nível normal de desenvolvimento, de acordo com os resultados para IM2, a media apresentaram-se abaixo da IC. As crianças principalmente nos dias de hoje necessitam de experiências motoras para atingir suas expectativas de desenvolvimento motor

Palavras-chave

Capacidade motora nas crianças, Lateralidade, Motricidade

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