Nível de satisfação de clientes de uma academia de musculação localizada no município de São José/SC

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Data

2015

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Souza, Rafael Duarte de

Orientador

Knorr, Maria Letícia Pinto da Luz

Coorientador

Resumo

Sabe-se que atualmente a busca pela atividade física e por serviços vinculados a esta variável têm aumentado ao longo dos últimos anos. Com o aumento do número de academias, os clientes tem cada vez mais a opção de escolha e tornam-se mais seletivos.Assim, compreender as necessidades e os desejos dos clientes não é um trabalho fácil e o uso de estratégias de marketing podem permitir maiores probabilidades de sucesso na gestão de academias. O presente estudo teve por objetivo principal avaliar o nível de satisfação de clientes de uma academia de musculação localizada em São José (SC). Foi utilizado um questionário adaptado, desenvolvido por Aguiar (2007), que mensurou o nível de satisfação de clientes de academias de ginástica da cidade de João Pessoa (PB). A academia avaliada na atual pesquisa possui ao todo 120 clientes, e participaram do estudo 67 alunos, sendo esses 42 homens, 25 mulheres. A média de idade desses alunos é de 26,3 ±8,8 anos, onde a maioria é solteira (76,1%) e em menor proporção casados (20,9%) ou separado/viúvo (3,0%). Os alunos participantes da pesquisa são praticantes em média 4x por semana. Dos clientes pesquisados 64,2% frequentam o local há menos de um ano, enquanto 35,8% estão no estabelecimento há um ano ou mais. Foi possível avaliar que nos aspectos mais considerados pela maioria encontram- se, principalmente as variáveis: relacionamento, qualidade técnica dos profissionais envolvidos, limpeza do ambiente e horário de funcionamento. A partir do presente estudo pôde-se constatar onde os gestores devem dar mais atenção em investimentos futuros para assegurar uma maior retenção dos clientes já matriculados. Assim,os dados obtidos podem contribuir para o processo de decisão e definição das estratégias de gestão da academia, visto que a busca constante em satisfazer os clientes exige cada vez mais das empresas, que devem adotar estratégias para oferecerem seus serviços baseados na qualidade

Palavras-chave

Educação física, Academias de ginástica, Satisfação do consumidor, Pesquisa de mercado

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