Pedagogia - Parfor

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A formação de leitores nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2020-08-09) Pontes, Tatiane Machado
    A importância da leitura e da escrita não se encerra no processo de alfabetização, deve estar presente em todo o processo educativo. Assim, esta pesquisa surgiu do seguinte problema: quais estratégias são usadas para desenvolver nas crianças, as práticas de leitura? Após uma reflexão sobre esse assunto, que marcou muito o percurso formativo da pesquisadora, houve a necessidade de desenvolver uma pesquisa, para compreender como os professores estão atuando nesse sentido. Por conseguinte, é objetivo deste trabalho refletir sobre as práticas e estratégias que contribuem para a formação de leitores, nos anos iniciais do ensino fundamental, além de analisar os aspectos teóricos da importância da leitura, para o desenvolvimento das crianças, nesse ciclo. A base teórica fundamenta-se em alguns estudiosos, como Britto (2012), Luckesi (1996), Freire (1998, 2012, 2005) e documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais (2013), a Lei nº 9.394 (1996), entre outros. Para alcançar o objetivo proposto, foi desenvolvida um estudo de caso do tipo exploratório, com abordagem qualiquantitativa. Quanto ao método, classifica-se como dialético. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública municipal do Estado de Santa Catarina (SC), com 17 professores, buscando identificar as suas percepções em relação à criança, ao papel da escola, à participação da família, e às estratégias adotadas, para desenvolver o interesse pela leitura dos estudantes. Ao finalizar a análise, fica evidente a importância da leitura precocemente, na vida da criança, com o auxílio da família, junto à escola, e por mais diversificadas que sejam as estratégias utilizadas, para incentivar a leitura, na vida das crianças, a escola precisa capacitar-se ainda mais, para que a habilidade da leitura seja desenvolvida de forma mais significativa.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Crianças com TEA na Educação Infantil: mediação e planejamento inclusivo relacionado à organização e espaços do C.E.I no Município de Balneário Gaivota/SC
    (2020-08-14) Santos, Rosa Mariany
    A matrícula de crianças com Transtorno do Espectro Autista- TEA na Educação Infantil, vem crescendo gradativamente nos últimos tempos. Contrapondo-se a essa estatística, ainda nos deparamos com falta de investimento nas instituições para que a efetiva inclusão aconteça: insuficiência de capacitação docente e gestão descontextualizada com relação às leis e demandas que assegurem não só a matrícula destas crianças, mas que ofereçam práticas pedagógicas inclusivas que perpassam desde mediação até a organização dos espaços da instituição. Assim na presente pesquisa, buscou-se resposta para o seguinte problema: Quais fatores podem influenciar na mediação e planejamento dos/as professores/as de crianças com TEA na Educação Infantil? Para tanto, teve-se como objetivo geral investigar as principais causas que podem interferir na mediação e planejamento dos/as professores/as em relação aos estudantes com TEA matriculados(as) uma instituição de educação infantil da rede pública do município de Balneário Gaivota – SC. Para responder ao objetivo proposto escolheu-se a pesquisa do tipo descritiva, de abordagem qualitativa e de campo. Conclui-se que são muitas as barreiras para a efetiva inclusão das crianças com TEA na educação infantil: falta de capacitação, políticas públicas, falta de investimento público, entre outras.Para tanto, se faz necessário um trabalho efetivo da gestão, e um trabalho colaborativo entre professores e equipe interdisciplinar em parceria com os familiares destes estudantes, para que se possa pensar num planejamento das ações inclusivas no Centro de Educação Infantil, visando um espaço mais democrático, acessível e inclusivo para Todos(as).
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Educação de bebês no espaço tempo DA/E na creche
    (2020-08-19) Mazuim, Deividi; Galdino, Ana Paula
    RESUMO: Este artigo discute sobre a educação de bebês no espaço da/e na creche. A motivação para realização desta pesquisa, deu-se em virtude de que este pesquisador estar presente em uma instituição de Educação Infantil e, ao longo curso de Pedagogia, participar de momentos de estudo próprios da Educação Infantil. Com isso, veio à tona: como os docentes que diariamente frequentam uma turma de bebês realizam seu planejamento? como são os espaços disponibilizados e os principais desafios encontrados? Por isso, justifica-se a necessidade de estudar o assunto, e ouvir os docentes que atuam em salas de bebês, no município de Sombrio/SC. O objetivo desta pesquisa é, portanto, investigar a compreensão de docentes da Educação Infantil acerca do planejamento com turmas de bebês. Adotou-se em relação à metodologia, um estudo de caso do tipo exploratório, com abordagem qualitativa. Quanto à coleta de dados, foi enviado aos professores, via rede social WhatsApp um questionário, contendo 6 perguntas, elaborado no Google Forms, seis retornaram com as respostas, são profissionais do município de Sombrio, SC. Assim que os dados foram coletados e analisados pôde-se verificar que os docentes possuem uma compreensão de planejamento que respeita as singularidades dessa faixa etária e que, sobretudo, há uma preocupação com a qualidade da Educação Infantil.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A influência da contação de história para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil
    (2020-08-10) Mello, Rutenaque Silva de
    Este estudo tem como objetivo investigar a relevância da prática da contação de histórias na ação pedagógica dos professores da educação infantil, garantindo o desenvolvimento da criança e ampliando sua relação com o mundo. O motivo, para a escolha do tema, foi o gosto pelas histórias infantis da pesquisadora e por entender que a prática pedagógica com a utilização das narrativas literárias, auxilia significativamente no desenvolvimento da criança. Essa pesquisa foi desenvolvida com base em autores como Abramovich (1995), Coelho (2006), Silva (2009), Trajano (2014), entre outros. Por meio de um estudo de caso do tipo descritivo, com abordagem qualitativa foi possível inferir que a contação de histórias deve ser uma proposta metodológica a ser efetuada diariamente, dada a sua importância no desenvolvimento das habilidades de linguagem, tão necessárias na educação infantil. Portanto, a necessidade de educadores preparados na arte de contar histórias e conhecedores convictos nessa experiência, compartilhada dentro do processo de ensino e aprendizagem, é fundamental para a criança exercer o senso crítico, para olhar para o mundo, para a sociedade, para a cultura vivenciada, como cidadã.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desafios da Escola Municipal X de Criciúma/SC para efetivação do processo de inclusão dos estudantes com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental
    (2020-10-20) Figueredo, Nelca Giorgiana Elizabet Aguiar Ferreira
    O presente artigo surge das observações realizadas durante os estágios do curso de Pedagogia, nas várias etapas da educação, principalmente no ensino fundamental. Tem influência do período de estágio não obrigatório na Escola Municipal de Ensino Fundamental X de Criciúma/SC, período que possibilitou uma vivência junto às classes de segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental desta Unidade Escolar. Assim, é objetivo desta pesquisa: analisar os desafios enfrentados por uma Escola Municipal de Criciúma/SC para efetivação do processo de inclusão dos estudantes com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos para a coleta de dados, a pesquisa de campo. O estudo aconteceu com 05 (cinco) docentes, pertencentes à escola supramencionada, que responderam a um questionário semiestruturado, com perguntas abertas, disponibilizadas no Google Forms, aplicativo do Google Drive. A partir da análise dos dados, foi possível concluir que a escola Municipal X de Criciúma/SC ainda está em processo de consolidação da inclusão e os desafios são muitos, para chegar ao ideal, conforme legislação vigente. Os docentes respondentes desta pesquisa mostraram-se angustiados. Salienta-se que esta angústia está presente nos profissionais da maioria das escolas, pois são muito amplas as questões que merecem destaque e são determinantes para a inclusão se consolidar, que fogem sobremaneira da vontade e do comprometimento dos profissionais da escola.