Enfermagem

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 12 de 12
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Assistência de enfermagem na sífilis congênita: na atenção básica uma revisão integrativa
    (2023-12) SILVA, Julia Vitoria M. da; PADILHA, Lucélia; MUNIZ, Samara; SANTOS, Rosângela S. dos
    RESUMO Introdução: Neste estudo foi explorada a sífilis, uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum, com ênfase nos cuidados de enfermagem na atenção básica a pacientes com sífilis congênita (SC). Objetivo: Analisar as diferentes formas de transmissão, incluindo a vertical, da mãe para o feto durante a gravidez. E ressaltar a importância da atenção primária à saúde no pré-natal para prevenir a sífilis congênita. Metodologia: Utilizamos uma revisão bibliográfica integrativa, de abordagem exploratória, que permite uma visão mais ampla da SC em busca de artigos conduzida por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), abrangendo bases de dados essenciais, como a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e a Base de Dados de Enfermagem (BDENF). Resultados e Discussão: Diante dos estudos exploratórios foram analisados, a importância que a enfermagem desempenha no resgate das gestantes diagnosticadas com SC e seus parceiros, visando no tratamento e apoio emocional. Evidenciando-se fatores que limitam o acesso à prevenção da SC, sendo mais comum em mulheres jovens, sem acesso à educação, recursos socioeconômicos e por parte das jovens gestantes acometidas pela doença. Conclusões finais: Portanto, este estudo enfatiza a necessidade de aprimorar a assistência na atenção primária à gestante diagnosticada com SC e parceiro positivado. Dessa forma, pode-se detectar precocemente, com o objetivo de diagnosticar e reduzir a incidência da doença, assim como garantir o tratamento adequado durante a gestação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Abordagem da enfermagem em puérperas com indicios de depressão pós parto
    (2023-12) VALIATI, Camila; BRUM, Everton; GONÇALVES, Roseli; NASCIMENTO , Zulena do
    A depressão pós-parto é um transtorno mais acentuado que acomete mulheres após o parto, acometendo-as a uma tristeza profunda, que as leva à falta de interesse por atividades diárias, causa insônia, cansaço extremo, ansiedade, sentimento de culpa, falta de conexão com o bebê, entre outros sintomas. Essa patologia pode ocorrer até 12 meses após o parto. Abordar a DPP encontra relevância pelo fato de que a saúde materna é cada vez mais pesquisada na comunidade científica, e o período pós-parto tem sido amplamente explorado, especialmente no que diz respeito à depressão pós parto, que, na atualidade é considerada como um problema de saúde pública. Este estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que abordou 21 artigos, que possibilitaram a discussão da temática, chegando-se à conclusão de que o enfermeiro, é o profissional que está diretamente em contato com a gestante durante toda a sua vivência gestacional, no pré e pós-parto e dessa forma tem acesso para realizar intervenções preventivas à DPP. Concluiu-se que o enfermeiro pode se utilizar de diversas ferramentas como grupos educativos, pré-natal psicológico, redes de apoio, visitas domiciliares, envolvimento dos pais no pré-natal, aplicação de escalas para identificação de gestantes com risco de DPP, grupos para orientações ou então encaminhá-las para um profissional especializado para oferecer o tratamento necessário.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Contribuição da enfermagem perante a parada cardiorrespiratória: um obstáculo contínuo para o enfermeiro
    (2023-12) MILDER, Débora; GONÇALVES, Edna; ZIPPER, Georg Philip; ARAÚJO, Lucimara da Silva
    A parada cardiorrespiratória (PCR), é reconhecida pela morte clínica a partir da ausência da respiração e do pulso, a qual pode se apresentar das seguintes maneiras: atividade elétrica sem pulso, assistolia, taquicardia ventricular e fibrilação ventricular. Sendo assim, nessas situações, se não houver um atendimento rápido, seguro e de qualidade, o paciente vítima de PCR pode ir a óbito. O profissional enfermeiro é o responsável pelo atendimento de pessoas identificadas com sinais de PCR, além de criar instrumentos para ajudar a salvar vidas, mesmo nos ambientes não hospitalares. O presente trabalho tem o objetivo de analisar a perspectiva e o papel do enfermeiro perante à PCR, o questionamento sobre conhecimento técnico do enfermeiro em lidar com a PCR, avaliando a capacidade de tomar decisões diante do atendimento. Trata de uma revisão bibliográfica integrativa de caráter qualitativo, utilizando publicações de artigos indexados em base de dados eletrônicos: Literatura Latina Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Google Acadêmico (Google Scholar). Os critérios utilizados para os resultados deram-se através de seleções de artigos científicos com análise em três fases: pré análise; exploração do material e interpretação. Na análise do conteúdo dos artigos foi possível discorrer sobre duas categorias principais: (1) Atuação da enfermagem no atendimento à PCR e (2) Desempenho do enfermeiro e equipe para atuar numa PCR. Na categoria (1) evidencia-se que o enfermeiro necessita de agilidade nas tomadas de decisões e que se faz necessário teoria e prática na ação em uma PCR e na categoria (2) compreende-se que o enfermeiro tem um papel de liderança nas atividades previstas e que é fundamental ter harmonia e cumplicidade no atendimento emergencial a uma PCR. Dessa forma conclui-se que o ofício do enfermeiro nas unidades de emergência em atendimentos em casos de PCR, sem dúvida, é de extrema importância, garantindo a segurança e a satisfação para todos os pacientes. Constata-se como aspecto relevante a atuação dos profissionais de saúde e com notoriedade ao profissional enfermeiro.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Associação entre gravidez na adolescência e prematuridade: o impacto dos fatores socioeconômicos
    (2023-07-05) Herechuk Valoski, Evelin; Ferreira Severino, Mariane; Alves Bairros, Deise
    Introdução: A adolescência é uma fase de transição onde ocorre a descoberta da sexualidade, sendo um momento de vulnerabilidade para a gestação precoce, que em um organismo imaturo e associado a fatores socioeconômicos pode acarretar diversos desfechos gestacionais, como a prematuridade. Objetivo Geral: Correlacionar os principais fatores socioeconômicos que associam prematuridade com gestação na adolescência. Método: Estudo do tipo revisão integrativa da literatura de caráter qualitativo, no qual pretende-se avaliar resultados de pesquisas obtidas em bases de dados, utilizando-se da análise de conteúdo, comparando variáveis socioeconômicas e caracterizando o perfil epidemiológico da região da Foz do Rio Itajaí. Resultados: Os fatores socioeconômicos principais elegíveis são: faixa etária, tipo de união, escolaridade, gestações anteriores, raça-cor e número de consultas pré-natal, sendo este último de maior impacto no desfecho de prematuridade relacionado à gestação precoce. Assim, foram elencadas as seguintes categorias: condições socioeconômicas e gravidez na adolescência, dados do pré-natal e comportamento de risco e parto prematuro como desfecho obstétrico no comparativo entre puérperas adolescentes e adultas. Conclusão: Ampliação da visão profissional com relação às adolescentes e fatores de vulnerabilidade que culminam em gestação precoce, aprimorando a assistência e a captação antecipada que refletirá em desfechos favoráveis e de qualidade, impactando o processo perinatológico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise do panorama da sífilis adquirida em adolescentes em adultos jovens no Brasil: revisão de literatura
    (2023-07) Tagliari Cordeiro, Victor Augusto; Martins, Taynara Boemer
    Introdução: No Brasil, foram notificados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no período de 2011 a junho de 2022, um total de 1.115.529 casos de sífilis adquirida entre adolescentes e adultos jovens, compreendendo a faixa etária de 12 a 29 anos de idade. Objetivo: Analisar o panorama dos casos de sífilis em adolescentes e jovens no Brasil. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica descritiva de caráter qualitativo. Utilizou-se da metodologia PICO para a elaboração da questão norteadora. A busca foi feita em banco de dados eletrônicos: SciELO e nas plataformas de dados: Portal Regional da BVS e Google Scholar, no período de março e abril de 2023. Adotou-se as recomendações do The PRISMA 2020 Statement, dos 1.941 artigos identificados, apenas 10 foram selecionados. Resultado e Discussão: Com a análise dos artigos eleitos foi possível eleger 3 categorias para discussão, através delas evidenciou-se que jovens na faixa etária de 17 a 22 anos, pardos, HSH, solteiros são os mais acometidos. Fatores socioeconômicos de vulnerabilidade social e econômica, práticas de risco aumentam a exposição à sífilis. Considerações Finais: Para enfrentar o desafio da sífilis adquirida, são necessárias intervenções abrangentes que reconheçam o perfil epidemiológico da população mais afetadas, dentre elas programas de saúde e educação, com enfoque na conscientização, prevenção e tratamento da sífilis, fortalecimento da APS, estratégias de educação em saúde direcionadas aos adolescentes e aprimoramento da vigilância epidemiológica e notificação são importantes medidas a serem adotadas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Cuidados de enfermagem em infecções de cateteres para hemodiálise: revisão da literatura
    (2023-07-05) Monteiro, Ricardo Agne; Roque, Luciana Gonçalves
    Resumo: Introdução: A hemodiálise é um tratamento essencial, mas medidas rigorosas de prevenção de infecções são cruciais para reduzir o risco de complicações sanguíneas. A ocorrência de infecções sanguíneas, principalmente causadas por bactérias resistentes a antibióticos, é um problema crescente em UTIs e serviços de diálise no Brasil. Objetivo: O objetivo deste artigo é analisar os cuidados relacionados às infecções de cateteres de hemodiálise por meio de uma revisão de literatura. Metodologia: Este estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura de caráter qualitativo. Resultados: A leitura detalhada dos 11 artigos selecionados permitiu agrupar os resultados em duas categorias de análise: complicações relacionadas ao cateter de hemodiálise e cuidados adequados com o cateter. Os artigos abordaram temas como eventos adversos, infecções e intervenções de enfermagem. Essa análise contribuiu para a compreensão dos cuidados com o cateter vascular central na hemodiálise. Conclusão: A pesquisa destaca a importância dos cuidados na infecção de cateter de hemodiálise: técnica de inserção, manutenção, tempo de permanência e perfil do paciente. Adesão a protocolos e medidas de segurança reduzem complicações e melhoram resultados clínicos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Interrupção precoce do aleitamento materno exclusivo: uma revisão de literatura
    (2023-07-06) Silva, Suelaine
    O aleitamento materno é a forma na qual a criança precisa se alimentar exclusivamente até os seis meses de idade. Mas apenas 40% da população mundial consegue alcançar esse objetivo, dado que, barreiras físicas, hormonais e psicossociais podem interferir na sua continuidade. Objetivo: Apresentar as causas e fatores associados à interrupção precoce do aleitamento materno exclusivo. Metodologia: trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa. O estudo foi realizado uma pesquisa de artigos científicos em bancos de dados eletrônicos: SciELO (Scientific Electronic Library Online), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), após a leitura foram selecionados 10 artigos para análise e discussão. Resultados e Discussão: O estudo destacou que as parturientes não sabem a importância das possíveis ocorrências do AME nos primeiros meses após o nascimento da criança, pois as informações passadas são inferiores ao impacto das ocorrências vividas, tornando assim o AME um desafio. Considerações Finais: destaca-se como principais causas para o insucesso do AME o uso da chupeta, fatores físicos e biológicos e a falta de informação prestada para prevenir e solucionar danos frequentes .
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Enfermagem e os cuidados ao idoso no enfrentamento da doença de Parkinson: um estudo bibliográfico
    (2023-07-11) Klosinski, Denise; Luz, Mariane Telles da; Noda, Cesar Eduardo Franco; Padilha, Vera
    Doença de Parkinson (DP), é definida como uma doença neurológica crônica, degenerativa e progressiva, que atinge diretamente as habilidades motoras. Durante o tratamento, aspectos físicos e psicológicos tornam-se evidentes, então a equipe de enfermagem assume papel importante, para buscar estratégias para melhorar a qualidade de vida e minimizar impactos que a doença causa. Objetivo: Analisar as evidências científicas atuais em relação às estratégias de tratamento, assistência e as intervenções de enfermagem utilizadas pela equipe de enfermagem no atendimento ao idoso com Doença de Parkinson. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa. Foi realizada uma pesquisa de artigos científicos em bancos de dados eletrônicos e plataformas digitais científicas: SciELO (Scientific Electronic Library), LILACS ( Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Google Scholar após a leitura foram selecionados 10 artigos para análise e discussão. Resultados e Discussão: Os resultados deste estudo permitiram a elaboração de categorias de discussão, sendo elas: a importância da atuação do enfermeiro junto a equipe multiprofissional no cuidado à pessoa com DP, a importância da promoção e educação em saúde voltada ao paciente, cuidados de enfermagem ao paciente com DP na atenção primária à saúde. Conclusão: Aponta-se que é indispensável que haja uma comunicação efetiva entre o enfermeiro e a equipe multidisciplinar, para que juntos possam criar um plano de cuidados individualizado visando melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus familiares, promovendo educação em saúde e incentivando o autocuidado, amenizando assim os impactos causados pela DP.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O papel do enfermeiro nos cuidados paliativos na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN): uma revisão de literatura.
    (2023-07-10) Benevenute, Ana Priscila Soares; Furtado, Caroline Andressa; Vieira, Débora Sueli
    Introdução: Os cuidados paliativos têm como objetivo proporcionar conforto e qualidade de vida para pacientes com doenças graves ou incuráveis, além de oferecer suporte emocional e espiritual para a família, em todas as fases da doença. Os CP neonatais são definidos como "um conjunto abrangente de serviços que visam melhorar a qualidade de vida de bebês com doenças que ameaçam a vida e suas famílias, por meio de prevenção e alívio do sofrimento". Objetivo: Identificar as principais práticas e desafios da atuação do enfermeiro em cuidados paliativos em UTIN. Métodos: Estudo de revisão bibliográfica descritiva, sendo que a coleta de dados ocorreu nas plataformas científicas digitais (BDENF, PubMed, Ebsco, SciELO, Lilacs e Google Acadêmico), onde foram selecionados 55 artigos inicialmente e incluídos após a análise temática dos critérios pré-estabelecidos 10 destes para a discussão. Resultados: Foram analisados os artigos que apresentavam semelhança entre os resultados da temática escolhida, retratado em forma de síntese de conhecimento, sendo constituída em Três categorias de análise: “Gerenciamento de sintomas e alívio da dor”; “Comunicação eficaz entre profissionais e familiares”; “Morte neonatal e apoio aos familiares pós-óbito”. Considerações finais: Foi possível identificar que as práticas diárias do enfermeiro não envolvem apenas os cuidados com os Rns, mas também o acolhimento aos familiares, as discussões de elegibilidade e aptidão de rns aos CP frente a equipe multidisciplinar, o gerenciamento de colaboradores e do setor, bem como o gerenciamento e alívio da dor, e também a ponte de comunicação de morte neonatal e apoio aos familiares. As principais dificuldades do enfermeiro estão relacionadas à má formação profissional, à falta de protocolos para elegibilidade de RNs aptos a CP e a comunicação entre pais e familiares dos RNs, devido a não aceitação do fim de vida do bebê.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A amamentação como método de alívio da dor em lactentes durante as imunizações: revisão bibliográfica
    (2023-07-10) Silva, Debora; Moura, Amanda
    Resumo: Durante as imunizações de rotina, os recém-nascidos e crianças lactentes sofrem com a dor durante o procedimento. Sendo assim, deve-se utilizar o método não farmacológico, a amamentação que promove a analgesia no lactente durante o procedimento de vacinação. Objetivo Geral: Identificar por meio de revisão da literatura a eficácia da amamentação no alívio da dor em recém-nascidos e crianças lactentes, durante as imunizações, recomendadas pelo PNI. Metodologia: Foi realizada pesquisa bibliográfica descritiva de caráter qualitativo em conjunto com a análise temática dos dados, onde foi traçado um diálogo entre os autores e separados por similaridades. Resultado: A estratégia de busca inicial deu-se por 71 artigos sendo que desse total apenas 36 artigos potencialmente respondiam o objetivo da pesquisa bibliográfica. Após a exclusão pelos critérios de exclusão e mais uma leitura crítica, 10 estudos preencheram os critérios de inclusão e foram incluídos na revisão integrativa. Os estudos encontrados por meio da revisão integrativa da literatura, afirmaram a importância do profissional de saúde promover o aleitamento materno como método não farmacológico de manejo da dor, durante as imunizações de rotina estabelecidas pelo PNI (Programa Nacional de Imunização). Considerações Finais: O estudo apontou pesquisas que comprovam cientificamente a eficácia do aleitamento materno como método de analgesia durante o procedimento de imunização, portanto, é fundamental que os profissionais de saúde façam capacitações, para incentivar esse método não farmacológico durante as vacinações, para assim minimizar a dor do lactente durante o procedimento.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A Inserção da máscara laríngea por enfermeiros: uma revisão de literatura
    (2023-07-06) Coelho, Deivid dos Santos; Marques, Mário Fernando da Silva; Rocha, Eduardo Garin da
    Introdução: A máscara laríngea é um dispositivo supra glótico indicado em situações de manejo de vias aéreas difíceis e via aérea avançada rápida de grande utilidade. O uso da deste dispositivo pode ser realizado por médicos e também por profissionais enfermeiros devidamente capacitados, procedimento regulamentado pela Resolução do COFEN Nº 641/2020. Objetivo: Analisar as fragilidades e potencialidades na inserção de máscara laríngea pelo enfermeiro. Metodologia: realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática de caráter qualitativo, onde a questão norteadora foi pautada na estratégia PICOT. A coleta de dados se deu nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), organizados pelo método PRISMA, análise dos dados se deu por meio da análise do conteúdo. Resultado e Discussão: Foram analisados 10 artigos que atenderam os critérios de inclusão da pesquisa, através da formulação de duas categorias principais: Fragilidades e potencialidades dos enfermeiros na inserção da máscara laríngea. Notou-se como fragilidade que a maioria dos profissionais necessitam de capacitação para realização do procedimento existe um déficit de conhecimento técnico e de indicações para realização do procedimento. Como potencialidade observou-se a eficácia e rápida inserção para garantia da via aérea, favorecendo o manejo do enfermeiro em situações de emergências, diminuindo a mortalidade e aumentando a chance de sobrevida de pacientes críticos. Considerações Finais: É fundamental a capacitação do profissional enfermeiro para aumentar autonomia e atuação frente as situações de emergência para uso da máscara laríngea. A inserção da máscara laríngea no manejo de vias aéreas difíceis afeta positivamente o tempo de ventilação mecânica, tempo de internação em UTI, melhorando o prognóstico de pacientes graves. Enfermeiros treinados possuem respaldo legal e são fundamentais no manejo precoce de vias aéreas com máscara laríngea contribuindo para a diminuição da mortalidade e aumento da chance de sobrevida dos pacientes críticos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância da família no processo do envelhecimento de seu ente querido: uma revisão de literatura
    (2023-07-05) Nunes, Rúbia Araujo; Brum, Everton
    Resumo: O aumento do número de idosos em todo o mundo, incluindo o Brasil, tem gerado mudanças significativas na sociedade e nas relações sociais. O envelhecimento afeta diversos aspectos da vida dos indivíduos, incluindo fatores fisiológicos, psicológicos e sociais. Por causa da fragilidade física e mental que acompanha o envelhecimento, levando em consideração a vulnerabilidade do idoso, seus direitos são protegidos por lei. Objetivo: o artigo discute o envelhecimento populacional e a importância da família no processo de envelhecimento para manter a qualidade de vida do idoso e tem como analisar através da literatura científica a importância da família no processo de envelhecimento com foco na qualidade de vida do idoso. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica de caráter qualitativo, realizada por meio de análise temática. Resultados e discussão: o conjunto e o arranjo familiar, sua funcionalidade e relação com o processo de envelhecimento tem potencial de afetar diretamente o idoso e como ele se vê enquanto pessoa autônoma. Os idosos reconhecem as mudanças associadas ao envelhecimento, mas também expressam sentimentos de isolamento. A responsabilidade do cuidar geralmente recai sobre filhas e noras, enquanto a atenção vinda do estado é insuficiente. Considerações finais: a família desempenha um papel central no processo de envelhecimento e na qualidade de vida do idoso. É essencial promover uma relação de confiança, respeitando a opinião dos idosos nas decisões. Políticas públicas adequadas e suporte governamental são necessários e essenciais para garantir o cuidado adequado aos idosos e suas famílias, promovendo o bem-estar e uma melhor qualidade de vida na terceira idade.