Engenharia Civil

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 14 de 14
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aplicação de inteligência artificial para otimização do layout de canteiro de obras
    (2023-12) SANDRINI, Giovanni Alves
    O layout de canteiros de obras é um elemento crítico para a eficiência operacional, segurança dos trabalhadores e utilização eficaz de recursos na construção civil. Este estudo adota a perspectiva de que a Inteligência Artificial (IA), com sua capacidade avançada de análise de dados e tomada de decisões automatizadas, possui um potencial significativo para aprimorar o planejamento e a gestão desses ambientes complexos.A complexidade crescente dos projetos de construção modernos representa um desafio, demandando abordagens mais sofisticadas para o planejamento e execução dos canteiros de obras. O equilíbrio entre a segurança dos trabalhadores e a eficiência operacional é uma preocupação constante.O objetivo deste estudo é investigar a aplicação da IA na otimização do layout de canteiros de obras e explorar suas contribuições potenciais para a engenharia civil .o Destacamos a relevância da IA no contexto da engenharia civil e seu potencial impacto positivo. Além disso, identificamos as melhorias que podem ser alcançadas por meio da IA, beneficiando todo o setor, incluindo construtores, engenheiros e trabalhadores. Para embasar essa pesquisa, utilizamos uma revisão abrangente da literatura e exemplos práticos como fontes de referência.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Avaliação da eficácia do aditivo radmyx na autoreparação de estruturas de concreto
    (2023-12) GARCIA, Jhonatan Henrique; FARIAS, Alan
    Este trabalho discute a importância dos aditivos autocurativos, como o Radmyx, na manutenção e prolongamento da vida útil das estruturas de concreto. O estudo avalia a eficácia do aditivo na autorreparação de fissuras e sua influência na durabilidade e vida útil das estruturas. O artigo também aborda os mecanismos de cristalização do concreto, o efeito da cristalização na durabilidade do concreto e os aditivos e técnicas de controle. A pesquisa foi realizada com a adição do Radmyx ao concreto fresco e a realização de ensaios laboratoriais em duas amostras, com resultados avaliados em relação à relação água-cimento, compressão e impermeabilização. O artigo conclui que o uso de aditivos autocurativos pode reduzir significativamente os custos de manutenção, melhorar a durabilidade das estruturas e aumentar a sustentabilidade da construção.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise de fenômenos patológicos em sistemas de impermeabilização: falhas em edifícios multifamiliares
    (2022-12-09) Medeiros, André; Tenfen, Maicon; Blankenburg, Kevin
    Manifestações patológicas na construção civil são problemas que podem afetar todos os elementos de uma edificação. Podendo ter diversas possíveis causas, a importância do tema se mostra clara pois as consequências podem trazer custos altos e muito tempo para a correção. O presente trabalho buscou mapear e identificar as manifestações patológicas mais recorrentes em edificações multifamiliares relacionadas a ausência ou falha na impermeabilização visando proporcionar uma visão ampla do assunto e sugerindo possíveis técnicas e tecnologias para a correção desses problemas e medidas para evitar esses transtornos no período de execução. A metodologia adotada baseia-se no levantamento das patologias causadas por infiltrações devido à falha na impermeabilização em edifícios multifamiliares através de pesquisas bibliográficas realizadas em artigos publicados no Scielo, Capes, Lume, Google Acadêmico através de palavras-chave (impermeabilização, infiltração, patologias), complementando com a execução de questionário aplicado assim como Neto (2017), Morais (2021) e Machado (2017) com perguntas objetivas de todo o processo de concepção e execução de impermeabilização, captando o conhecimento de 31 participantes, dentre eles profissionais da área civil e construtoras, da região de Itajaí, Santa Catarina, permitindo analisar as situações mais recorrentes nas construções e as tecnologias de impermeabilização mais utilizadas para corrigi-las. Os resultados captados na revisão bibliográfica puderam concluir que são cinco grupos principais de manifestações patológicas (umidade por infiltração, condensação, eflorescência, carbonatação e corrosão). As impermeabilizações mais utilizadas foram identificadas, sendo elas a argamassa polimérica e a manta asfáltica.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Segurança do trabalho na construção civil: não cumprimento das normas regulamentadoras para trabalho em altura em canteiros de obra na cidade de Balneário Camboriú/sc
    (2022-12-16) Cardozo, Thaynara Angelita; Pereira, Talles Roberto
    O número alarmante de acidentes na indústria da construção civil, principalmente quando o assunto é trabalho em altura, demonstra aspectos irrevogáveis na importância da investigação das causas e a adoção de ações que busquem a redução dos riscos. Sendo por intermédio de uma pesquisa quantitativa exploratória composta por dez perguntas, realizada em onze canteiros de obra na cidade de Balneário Camboriú/SC, entrevistando responsável técnico (engenheiro civil) de cada obra, o artigo tem como objetivo detectar a falta da aplicação das normas regulamentadoras que visam a segurança para trabalhos em altura, com foco na NR 04 que estabelece a obrigatoriedade da contratação de profissionais da área de segurança e saúde do trabalho de acordo com o número de empregados e a natureza do risco da atividade econômica da empresa, NR 05 que estabelece parâmetros e requisitos para constituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidente, NR 06 que aborta a aquisição, distribuição e a utilização do equipamento de proteção individual, NR 18 que tem como um dos principais objetivos garantir a saúde e a integridade dos trabalhadores e determinar as medidas de proteção e prevenção que evitem situações de risco e a NR 35 que estabelece os requisitos mínimos de proteção para trabalho em altura. As normas abordadas salientam medidas de antecipação para eludir as situações emergenciais, como a queda do colaborador, materiais e ferramentas. Por meio da investigação constatou-se como a maior dificuldade do não cumprimento das normas o não uso de equipamentos de proteção individual devido à falta de conscientização e de fiscalização, aonde 64,00% dos canteiros de obra apresentaram-se não conformes a essa prática, seguido por 55,00% dos canteiros que não dispõem de todos os equipamentos de proteção coletiva, o que demonstra a importância dos treinamentos, orientação e conscientização das normas para a motivação das boas práticas, aonde os empregados e empregadores possam identificar potenciais riscos, adquirindo hábitos mais seguros valorizando a segurança do trabalho em altura.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Argamassa polimérica para assentamento em alvenaria
    (2022-12-09) Moreno, Felipe de Paula; Schindler, Márcio Luiz Kehl
    A argamassa é um dos itens fundamentais na construção civil, seu uso pode servir tanto no assentamento de blocos como no revestimento e vedação. A argamassa tradicional com cal, cimento e areia são as mais usadas, porém a proposta desse trabalho foi apresentar a argamassa polimérica e fazer comparação entre as duas em relação ao custo-benefício. O uso da argamassa polimérica nos processos construtivos melhora significativamente a produtividade, logística, redução de entulhos, além da redução de massa estrutural, sem interferir na segurança da obra, praticidade, agilidade e ganhos em resistência estrutural assim como na qualidade do acabamento. Foram ouvidos profissionais da área sobre o uso da argamassa polimérica, mas mostrou-se ainda pouco consolidada nos canteiros de obras. No aspecto econômico mostrou-se muito viável em relação a custo-benefício. As empresas da construção civil no Brasil vêm buscando formas para reduzir custos, potenciar o tempo e aumentar a produção, sendo assim, as empresas de insumos buscam cada vez mais desenvolver novas tecnologias para suprir esse mercado. Em meio a esse cenário o setor vem sendo bastante beneficiado pela quantidade de novas tecnologias disponíveis. Com toda essa evolução se faz necessária uma comparação e a viabilidade entre o método tradicional e o método de assentamento com argamassa polimérica. A comparação no canteiro de obras levou em conta a logística, a otimização do tempo frente à produtividade no assentamento e o custo final da alvenaria. Por isso, realizou-se uma pesquisa em obras de construção na cidade de Balneário Camboriú/SC, na qual se utilizaram os dois métodos para o assentamento com profissionais habilitados em argamassa poliméricas e profissionais que trabalham com argamassa tradicional. Uns conheciam esse método e outros não conheciam e se propuseram a aprender. Ao final, concluiu-se que o assentamento com composto polimérico teve melhores resultados nos aspectos que foram analisados, ou seja, trouxe agilidade para a logística do canteiro de obras, ganho na produtividade, redução real do custo da parede final e redução de entulhos na obra.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Sustentabilidade na construção civil: utilização do método icf¹
    (2022-12-16) Niada, Guilherme; Ataide Niada, Rafael
    As inegáveis mudanças climáticas relacionadas ao consumo criam novas demandas no que diz respeito a soluções mais sustentáveis para o cotidiano. A construção civil atualmente é um dos maiores geradores de impactos ambientais, devido seu exponencial crescimento e adoção de sistemas, materiais e tecnologias potencialmente poluidoras ou degradadoras do meio ambiente. Pensando nisto, surge a necessidade de novas soluções construtivas que mitiguem estes danos. Este trabalho aborda o ICF como solução à alvenaria convencional, realizando comparações qualitativas entre os dois métodos construtivos. O método seguido foi de referências bibliográficas artigos científicos, websites e revistas, foi feita uma pesquisa, analisado e reescrito. Serão descritos alguns pontos do processo construtivo, ferramentas, equipamentos, prazo de realização, custos, apontar qualidades e desvantagens, resumindo-se em dados, estudos, práticas e finalizações vista em empreendimentos habitacionais. Assim então deixando claro que o uso do sistema construtivo ICF para determinadas ocasiões, é um método de altíssima viabilidade, sendo que seus métodos de operação e trabalho, facilitam a mão de obra, trazendo uma velocidade de construção maior e por contra partida trazendo um método com baixa produção de entulho e detrito, sendo assim diminuindo a ação negativa do homem para com o meio ambiente. Justificando que os benefícios da sustentabilidade através da produção por material expansivo tendo como prioridade, o alto índice de produção, com o mínimo de degradação ao meio ambiente. Assim falando do sistema construtivo ICF que é um material importante dentro da construção civil, quando falamos de sustentabilidade e futuro.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Projeto de reurbanização do parque linear em Penha – Santa Catarina
    (2022-12) Schulle, Luís
    O presente artigo, possui o objetivo de apresentar em detalhes os passos de uma obra de reurbanização. Sendo os passos de demolição, remoção de entulho, descarte em local apropriado, drenagem, pavimentação e a iluminação do calçadão, localizado nas praias de Penha, Santa Catarina. Tendo o início na Praia do Quilombo e término na Praia da Armação, total de extensão de 2.300 Metros. O Projeto segue com as Normas Brasileiras – NBR, Nº 15645/2008 – Execução de obras de esgoto e águas pluviais utilizando tubos e aduelas de concreto; NBR 6118/2003 – Projetos de estruturas de concreto e NBR 13532/1995 – Elaboração de projetos de edificações- arquitetura. Devido à grande demanda entre os moradores e turistas da cidade de Penha, o antigo calçadão e a iluminação estavam em situações precárias, causando acidentes e até ataques a turistas e moradores, pois devido as condições, o local era considerado um lugar abandonado pelo público. Ao decorrer do artigo, foram utilizados os procedimentos de pesquisa de campo e exploratória, metodologia qualitativa e sua natureza aplicada.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Estudo de recalque diferencial em obra localizada em Itajaí/SC.
    (2022-12-15) Rodrigues, Taylon; Sedrez, Ruan; Knak, Luís
    A fundação é uma parte fundamental de qualquer estrutura, elas podem ser classificadas em rasas e profundas, e se diferenciam por sua profundidade no terreno. O presente trabalho visa mostrar a importância da identificação e conhecimento das causas de patologias tipo fissuras, trincas e rachaduras provocadas por recalque diferencial de fundação, apresentando alguns aspectos teóricos da interação solo-estrutura que influenciam os movimentos diferenciais de fundações, responsáveis por notáveis danos às construções. Os procedimentos utilizados neste trabalho foram feitos por meio de um estudo de caso realizado em um galpão localizado em Itajaí, cidade pertencente ao estado de Santa Catarina, onde ele foi executado com fundação do tipo rasa (sapatas). Como o recalque atingiu a edificação em uma das suas peças comprometendo a estabilidade da construção surgindo risco de desabamento e causando danos estrutural. Essa configuração exigiu uma ação rápida de remediação dos problemas com o reforço e interdição do local. Infelizmente não tivemos acesso ao relatório de sondagem do início da obra, no qual teríamos mais propriedade para falar sobre o primeiro relatório de solos da obra. O resultado desse estudo mostrou que o solo superficial não possuía resistência suficiente para receber algumas das sapatas. Foram vários pontos onde houve uma compactação considerável do solo, causando assim vários pontos de recalque. Portanto, em algumas áreas foi decidido que a demolição seria a melhor solução devido ao alto custo para resolução do problema, e em algumas áreas foram adotadas vigas como braço de alavanca, tirantes e algumas estacas perfuradas até uma camada de solo que apresentou mais resistência. Assim com essas medidas foi possível cessar o recalque em questão.
  • Monografia Acesso aberto
    Composto polimérico para assentamento de alvenaria de vedação
    (2022-12-09) João, Winter; Luca, Mata; Márcio, Souza
    A construção civil está sempre em busca de novos métodos e materiais que prioriza a sustentabilidade do meio ambiente e o aumento da produtividade in loco. As argamassas possuem um importante papel na execução de obras, sendo essencial para a vedação dos ambientes, porém ainda apresenta bastante problemas na produtividade, pois demanda um alto tempo para preparo e gera muito desperdícios, com base nessas necessidades destacasse a argamassa Dundun, que é uma evolução da argamassa comum, onde em sua constituição o cimento é substituído por outros polímeros tornando-a mais sustentável, já que o cimento é um grande vilão ao meio ambiente. A argamassa Dundun® é utilizada para o assentamento de tijolos cerâmicos, blocos celulares e blocos de concreto estrutural através de uma bisnaga que já vem pronta para uso de fábrica, o que acelera muito a produção em obra, pois não há necessidade de um tempo para preparo. Este trabalho tem como objetivo mostrar como a argamassa Dundun tem um efeito positivo em relação às argamassas convencionais, através de testes comparativos entre ambas. Foi realizado um comparativo de custo, onde foi realizado um levantamento do material utilizado, e seu orçamento por pavimento e um comparativo de tempo, onde essas comparações foram feitas através de medições diárias in loco, na qual foi possível perceber a diferença de tempo que um funcionário levava para executar cada metro quadrado de alvenaria com as argamassas em estudo. Ambos os comparativos foram realizados em um canteiro de obras na cidade de Itapema em duas amostras de alvenaria, uma assentada com a argamassa estabilizada (convencional) e outra com a argamassa polimérica Dundun. A experiência mostra que o composto polimérico não é apenas favorável em termos de natureza, resistência e produtividade, mas também em termos de facilidade de uso, logística interna, limpeza do local e custos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Avaliação da viabilidade econômica entre soluções de tratamento individual para o esgoto doméstico
    (2022-06-17) do Canto, Augusto Schäffer; Cenci, Ronaldo André
    O crescimento populacional acelerado, de forma desordenado, em conjunto com a ampliação da produção industrial, eleva a demanda de esgoto em grandes centros urbanos, trazendo consigo a insuficiência das suas redes coletoras. Sistemas individuais, que operam por diferentes processos no tratamento, são alternativas empregadas para reduzir os impactos ambientais causados pela ausência destas redes. Neste sentido, o trabalho visa apresentar a alternativa com o menor custo, entre quatro sistemas de tratamento de esgoto doméstico, propostos a um empreendimento modelo, definidos através de pesquisa bibliográfica, avaliando os seus custos de instalação, operação, manutenção e demanda de área de implantação. Através dos comparativos realizados neste trabalho, o filtro anaeróbico com cepa bacteriológica, da empresa Bioete, denota o valor R$10,95 por metro quadrado, possuindo o menor custo entre os sistemas avaliados. Contribuíram para este resultado, as facilidades identificadas para a sua instalação e inferiores custos para a sua operação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise e reparação de fissuras em estrutura de concreto armado
    (2022-06-27) Tisatto, Réges Charles Alves; Negreiros, Pamela Reis; Alves, Thayna Teixeira
    O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de descrever as principais manifestações patológicas encontradas na estrutura, realizada com o auxílio da revisão da literatura, onde foram mostradas as principais causas de fissuras da estrutura de concreto armado, com o objetivo de analisar seus possíveis tratamentos e. Medidas de profilaxia que podem prevenir ou reduzir manifestações patológicas. O estudo de patologias em concreto foi o tema de escolha, pois a maior parte da construção no Brasil foi feita com este material. Esses sintomas patológicos podem ocorrer muito antes do esperado no projeto, fazendo com que a edificação reduza a durabilidade, afete os limites de segurança do edifício e exija recursos financeiros significativos para restaurar essas estruturas doentes. Essa demonstração pode surgir em qualquer etapa do processo construtivo, levando assim em consideração a necessidade de manutenção preventiva, controle técnico de materiais, medição e qualidade na execução do projeto e qualidade dos processos do processo. Antes de corrigir uma patologia, é necessário conhecer sua origem e o que pode ter causado tal patologia. Pode-se concluir que existe uma grande procura de qualidade na construção de comunidades, ou em qualquer outra área da engenharia civil. É necessário entender que para que uma estrutura alcance um nível satisfatório de estabilidade sem manifestações patológicas, todas as áreas envolvidas nesse processo devem estar harmoniosas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aplicação de sistemas de segurança protetiva na construção de prédios altos
    (2021-12-15) Czieczek, Débora; Faber, Leandro
    A construção civil é um dos setores que mais geram empregos no país, contudo, possui elevados índices de acidentes e mortes de trabalho. A aplicação das normas regulamentadoras de segurança do trabalho (NR), beneficia trabalhadores e empresas empregadoras, reduzindo acidentes, abolindo multas e interdições de obras. Neste estudo observou-se um canteiro de obra da construtora e incorporadora Dallo, na cidade de Itapema – SC, acompanhando a execução estrutural de um de seus edifícios, quanto ao cumprimento das Normas Regulamentadoras, NR18 e NR35, aplicável para as atividades executadas onde haja risco de quedas e o uso do Sistema Limitador para Quedas de Altura (SLQA). A partir de informações obtidas no local, foi possível evidenciar a utilidade e facilidade do uso de sistemas de segurança individual e coletiva, seus benefícios em um prédio alto de grande porte. O objetivo do presente trabalho é demostrar situações enfrentadas pela construção civil no que se refere a segurança do trabalhador nos canteiros de obras e a importância fundamental do uso de EPIs e EPCs para a preservação tanto da vida do trabalhador como da empresa.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise de manifestação patológica - Fissuras : Um estudo de caso em Camboriú/SC
    (2021-12-14) Ortega, André Luís Souza; Retkva, Stefany Louise; Rosa, Jackson Alves da
    O presente artigo, apresenta o estudo das patologias causadoras de fissuras em alvenaria de vedação convencional, pois estão cada vez mais presentes nas edificações, mesmo com o constante avanço dos estudos e tecnologias. Os vários vícios construtivos, alguns populares outros não, panoramicamente se devem a falta de experiência e má execução. Observamos neste artigo, algumas principais patologias prediais a partir de um estudo de caso na cidade de Camboriú/SC. Através de visita técnica in loco, foram constatados alguns tipos de fissuras e analisadas no corpo deste trabalho, destacando que as fissuras se resumem em falhas construtivas. Após concentrar o estudo de caso em fissuras, foram promovidas algumas propostas e medidas corretivas, visando o melhor desempenho de alvenarias de vedação, otimizando assim o tempo, recursos e mão de obra.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso da ferramenta BIM para reduzir incompatibilidades na execução de obra em Balneário Camboriú: Estudo de caso
    (2021-12-09) Antunes, Juliano Fonseca; Provezi, Guilherme; Kahl, Fernando
    Este artigo apresenta um estudo de caso referente à compatibilização de projetos utilizando como ferramenta o sistema BIM. A elaboração do estudo foi estruturada em revisão de literatura, definição do local da pesquisa, aplicação do sistema BIM na compatibilização de projetos, verificação de interferências na obra e apresentação dos resultados. Buscou-se ainda, demonstrar a aplicação da compatibilização de projetos e falhas ocorridas durante o processo de execução construtiva por falta de compatibilidade. O estudo de caso visou identificar os benefícios que a implantação do sistema BIM pode proporcionar para a melhoria da qualidade durante a execução da obra. Com os resultados do estudo verificou-se um total de 224 incompatibilidades nas instalações hidrossanitárias as quais impactaram em aproximadamente 2,34% do valor total da obra com custos gerados por retrabalhos.