Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13435
Título: Dificuldades na educação de nipo-brasileiros: do início da imigração aos dias atuais
Autor(es): Pereira, Julia Mayumi Ubagai
Orientador: Silva, Márcio Antônio da
Tipo de material: Artigo Científico
Data: Mai-2021
Palavras-chave: Educação nipo-brasileira
Imigração
Cultura
Identidade
Escolas japonesas
História da educação
Modalidade de acesso: Acesso aberto
Resumo: O fluxo migratório de brasileiros para o Japão iniciou-se no século XX e continua até os dias de hoje. O objetivo deste artigo é compreender a história da imigração nipo-brasileira, apresentar as dificuldades enfrentadas por essa comunidade no que diz respeito à educação de seus filhos em contexto de dificuldades culturais e identitárias e conhecer as estratégias adotadas por ambos os governos, para proporcionarem melhores condições educacionais para essas crianças. Para alcançar tais objetivos, realizamos uma pesquisa qualitativa, analisando documentos governamentais e depoimentos de quatro professores para entender o problema e, assim, tentar diminuir os impactos negativos que afetam o processo educativo das crianças e apresentar propostas para que crianças descendentes tenham o apoio de profissionais capacitados. Nesse sentido, a pesquisa terá o apoio de pesquisa bibliográfica pertinente. Através dessa pesquisa, concluímos que a educação sempre foi um assunto importante para a comunidade nipo-brasileira e os familiares precisam estar envolvidos em todo o processo educacional do filho, priorizando a educação e tomando decisões que possibilitem um bom desempenho escolar dos filhos. Este estudo baseia-se em interesse pessoal sobre a questão, já que a autora, de ascendência japonesa, experienciou essa vivência.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC EDUCAÇÃO NIPO-BRASILEIRA PRONTO.pdf418.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons