Pedagogia

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  • Artigo Científico Acesso aberto
    Musicalização na educação infantil
    (2022-11-21) Batista, Jéssica Barreto; Silva, Suellen Aparecida da
    A música é essencial para a prática pedagógica pois, por meio dela, as crianças usufruem da ludicidade e desenvolvem-se intelectual e emocionalmente, aprendendo a expressar suas opiniões, conhecimentos e sentimentos. Ao vivenciar as atividades musicais, os alunos despertam sensibilidades e compreensões por meio da descoberta de sons, ritmos, melodias, harmonia e movimentos. Diante disso, este estudo realiza análise de normatizações e pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa de campo com o objetivo de entender a importância e os benefícios da música nos processos de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Impactos da pandemia de Covid-19 na educação infantil
    (2022-11) Ferreira, Isabelly Diovana Tavares Ferreira; Souza, Girlene Mendes de Souza
    Este estudo busca compreender os impactos da forma de escolarização colocada em prática no período pandêmico no que diz respeito à Educação Infantil, investigando as relações estabelecidas entre escola e família e analisando as dificuldades encontradas no processo. Como metodologias para o desenvolvimento desta pesquisa, opta-se pelo estudo de referencial teórico e pela realização de pesquisa de campo de cunho qualitativo, entrevistando-se profissionais de educação que vivenciaram essa modalidade de ensino nos anos de 2020 e 2021. Este estudo busca compreender os impactos da forma de escolarização colocada em prática no período pandêmico no que diz respeito à Educação Infantil, investigando as relações estabelecidas entre escola e família e analisando as dificuldades encontradas no processo. Como metodologias para o desenvolvimento desta pesquisa, opta-se pelo estudo de referencial teórico e pela realização de pesquisa de campo de cunho qualitativo, entrevistando-se profissionais de educação que vivenciaram essa modalidade de ensino nos anos de 2020 e 2021.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    O acompanhamento pedagógico de crianças em tratamentos oncológicos
    (2022-11-22) Vilela, Letícia Oliveira; Diniz, Rafaela Fonseca
    Considerando que crianças diagnosticadas com doenças oncológicas, devido ao longo período de tratamento hospitalar, ficam impossibilitadas de frequentar instituições de ensino, é imprescindível que, ainda que nessas condições, elas tenham acesso tanto à assistência médica adequada quanto a uma educação de qualidade. O afastamento das atividades escolares faz com que essas crianças sofram consequências negativas em âmbitos físico e emocional. Assim sendo, o objetivo geral desta pesquisa é compreender e analisar a importância do acompanhamento pedagógico hospitalar na vida de crianças que estão em tratamento contra o câncer.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Mente e corpo em movimento: o desenvolvimento da psicomotricidade em escolas de educação infantil.
    (2022-11-21) Dias, Aparecida Alves; Rodrigues, Drielly Paulini
    Este trabalho dedica-se ao estudo de práticas pedagógicas que visam ao desenvolvimento da Psicomotricidade em escolas de Educação Infantil. Levando em consideração que as práticas psicomotoras são ferramentas que auxiliam significativamente a docência na Educação Infantil, trazendo uma proposta lúdica, divertida, em que a criança trabalha a corporeidade e o autoconhecimento, destaca-se que, na primeira infância, o corpo é considerado a forma de comunicação dos sujeitos. É através dele que a criança irá se reconhecer e reconhecer o mundo que a cerca. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo investigar como a Psicomotricidade é trabalhada, a fim de contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O desenvolvimento da pedagogia sistêmica no contexto da alfabetização
    (2022-11-22) Silva, Brenda Saldanha; Oliveira, Paloma Fabiana de
    Considerando que uma relação educacional sistêmica visa a promover uma abordagem pedagógica baseada em diferentes universos da criança, levando em conta, entre outros aspectos, sua família e comunidade de origem, torna-se indispensável o entendimento de que os pais ou responsáveis por cada aluno sejam partícipes constantes dos processos de escolarização. Para concretização do estudo, como metodologia, utiliza-se a revisão de bibliografia, seguida de pesquisa de campo de cunho qualitativo, com a realização de entrevista com profissional escolar de uma unidade de ensino que atenda alunos do 10 e 20 ano do Ensino Fundamental (ciclo de alfabetização).
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    A importância da Afetividade na relação professor/aluno nos processos de ensino/aprendizagem na educação infantil
    (2022-11) Silva, Lidiane Alves da
    Este estudo busca demonstrar que a afetividade está entrelaçada na relação professor-aluno, influenciando significativamente a aprendizagem na Educação Infantil, tendo em vista que esta é a fase em que a criança começa a entender as mudanças físicas e sociais e a adaptar-se a elas, criando conexões com o meio em que se insere. Nesse sentido, assume-se como objetivo entender a importância da afetividade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil e sua influência na aprendizagem de crianças, nessa etapa escolar. Para tanto, são utilizadas como metodologias a revisão de bibliografia e a pesquisa de campo de cunho qualitativo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A escolarização e a inclusão social da criança autista
    (2022-11-22) Silva, Gabriela Fonseca
    Uma pesquisa de 2018, realizada pelo Center of Diseases Control and Prevention (CDC), entidade governamental dos Estados Unidos, aponta que uma criança a cada 44 nascidas têm o Transtorno do Espectro do Autismo (6A02) (TEA). Esta estimativa destaca uma quantidade significativa de crianças e jovens que, cada vez mais, precisam ter seu direito à educação garantido, conforme preconiza a Constituição Federal de 1988. Portanto, o objetivo geral traçado para esta pesquisa é compreender de que forma um aluno com TEA tem sua inclusão social desenvolvida por meio da sua trajetória escolar. O estudo proposto pode ser justificado pelo reconhecimento de que cada criança autista tem suas particularidades e apresenta necessidades educativas singulares e que merecem ser analisadas.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A importância da educação continuada e as tecnologias educacionais pós pandemia
    (2021-07-12) Miranda, Sara Suélen Braga Silva; Oliveira, Gabrielle Bárbara Silva
    Este artigo tem como objetivo compreender a importância da formação continuada na vida do educador por meio do uso das tecnologias digitais que ficaram em evidencia durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. As informações foram extraídas por meio de pesquisas bibliográficas e pesquisa qualitativa. Nesse sentido, coletamos estudos através do questionário aplicado pelas pesquisadoras respondido por sete profissionais que atuam na área da educação sobre a formação continuada por meio de questionário no Google Forms, contendo nove perguntas sobre dificuldades e benefícios que essas tecnologias trouxeram. De forma mais abrangente professores da educação infantil, ensino médio, ensino técnico e ensino superior responderam ao questionário para que pudéssemos dimensionar quais profissionais atuantes na educação tem se preocupado com a atualização de seus saberes. A tecnologia e principalmente com a formação continuada para o avanço do novo milênio, da resiliência, da organização e da autonomia do aluno. Como resultado, entendemos que o embasamento teórico foi uma busca das competências profissionais, as quais se fazem necessárias ao professor/educador do século XXI. A educação foi impulsionada pela necessidade de formular meios para driblar o isolamento social, e nesse desafio a tecnologia tem papel fundamental provocando grandes mudanças na comunidade escolar. No mundo pós-pandemia, viveremos o primórdio das mudanças globais, que revelam um quadro desafiador, múltiplo não apenas em riscos, mas também em possibilidades.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Contribuições pedagógicas dentro do ambiente hospitalar da Santa Casa de Belo Horizonte
    (2022) Fonseca, Rosângela; Franklim, Sueli; Ribeiro, Luciene
    O presente artigo possui como objetivo principal desenvolver uma análise exploratória da pedagogia hospitalar e suas características, considerando o contexto das crianças e pacientes em situação de internação. A pesquisa foi conduzida com fundamentos nas referências teóricas principais da área, mostrando o trajeto desta vertente educacional tão importante no Brasil, a legislação que envolve a temática, a relação do pedagogo hospitalar com a criança e o projeto pedagógico existente no Hospital Santa Casa de Belo Horizonte. Trata-se, portanto, de um estudo com abordagem qualitativa voltada para a pesquisa de campo e para entrevistas não estruturadas realizadas com as pedagogas hospitalares que se prontificaram a participar da pesquisa. Em linhas gerais os resultados apontam incisivamente na direção da importância que a pedagogia hospitalar exerce nos hospitais, auxiliando muitas vezes no tratamento clínico da criança/paciente. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir de alguma forma para a superação dos desafios que se colocam diante do setor na contemporaneidade, de forma a maximizar todos os benefícios da pedagogia hospitalar em larga escala.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uma análise do Plano de Estudos Tutorados (PET) do ano de 2020 na perspectiva da lei N°10.639/03 nos conteúdos de História do (7°) ano
    (2022) Sales e Silva, Fernanda Graziele
    O presente artigo visa analisar os Planos de Estudos tutorados (PET) de História do (7°) ano e a lei n°10.639/03, a qual institui a obrigatoriedade da temática africana e afro-brasileira nos conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio. O PET é uma ferramenta do Regime de Estudos não presenciais desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e é ofertado aos alunos da rede pública, sendo uma alternativa projetada para dar continuidade ao processo de ensino, aprendizagem nesse período que as aulas estiverem suspensas pela pandemia (COVID-19). Na análise documental qualitativa foi possível compreender os significados das ideias contidas nos conteúdos e interpretar de forma crítica o fichamento dos planos de estudos. Pela complexidade de abordar a temática afro-brasileira e africana, podemos perceber que o Plano de Estudos em seus conteúdos apresenta em sua grande parte a visão hegemônica europeia que acumulou poder político, econômico e social explorando outras nações no período da colonização, e sua influência abarca o conteúdo de história.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E ALFABETIZAÇÃO
    (2021-07-11) Catôco, Fernanda; Souza, Karina; Xavier, Lilian
    O processo de aprendizagem por meio das brincadeiras é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Neste sentido, este artigo tem como objetivo analisar a importância do brincar na Educação Infantil no processo de alfabetização e se justifica pelo interesse das acadêmicas pelo tema em averiguar a importância do desenvolvimento da criança por meio de brincadeiras. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que a brincadeira é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e a exploração de significados e sentidos pelas crianças, interferindo positivamente no processo de alfabetização. Além disso, tornou-se evidente que, utilizando o ato de brincar na escola, o professor consegue desenvolver e estimular as crianças em diversas situações educacionais, construindo seu processo de ensino-aprendizagem com diferentes meios e estratégias onde a criança é estimulada de forma lúdica e significativa. Dessa forma, espera-se que este artigo contribua para ampliar e aprofundar as discussões e a compreensão acerca da importância do brincar na educação infantil para o processo de alfabetização.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uma Análise das adaptações de atividades de turmas de alfabetização durante a pandemia do Covid em uma escola pública de Divinópolis (MG) em 2020
    (2022) Reis dos Bueno Edilaine, Oliveira de Aparecida Lorena; Ferreira Maria Ruth, Oliveira de Milaine Thayná
    Este artigo foi elaborado com o olhar voltado para a desigualdade escolar, em especial as crianças sem apoio educacional em casa. O processo investigativo mostrou como foram mantidos os contatos com os alunos, utilizando recursos tecnológicos, abordando questões sobre alfabetização em uma escola municipal da cidade de Divinópolis-MG. O método na descrição deste artigo foi o estudo de caso, utilizando dados qualitativos, coletados a partir de eventos reais. Contribuíram para a realização da pesquisa duas professoras e a supervisora de uma instituição municipal da cidade. Os resultados foram apresentados através de gráficos após a coleta de informações através de entrevistas em vídeo chamada. A investigação comprovou que dentre os problemas do ensino público no Brasil a desigualdade social permaneceu em perpetuação. Concluímos que a volta às aulas presenciais depende, basicamente, da aplicação de vacinas na população, o que desenha um cenário ainda incerto em virtude do atraso no plano nacional de imunização.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Contribuições pedagógicas no ambiente hospitalar da santa casa de Belo Horizonte
    (2022) Ribeiro, Luciene; Fonseca, Rosângela; Franklin, Sueli
    O presente artigo possui como objetivo principal desenvolver uma análise exploratória da pedagogia hospitalar e suas características, considerando o contexto das crianças e pacientes em situação de internação. A pesquisa foi conduzida com fundamentos nas referências teóricas principais da área, mostrando o trajeto desta vertente educacional tão importante no Brasil, a legislação que envolve a temática, a relação do pedagogo hospitalar com a criança e o projeto pedagógico existente no Hospital Santa Casa de Belo Horizonte. Trata-se, portanto, de um estudo com abordagem qualitativa voltada para a pesquisa de campo e para entrevistas não estruturadas realizadas com as pedagogas hospitalares que se prontificaram a participar da pesquisa. Em linhas gerais os resultados apontam incisivamente na direção da importância que a pedagogia hospitalar exerce nos hospitais, auxiliando muitas vezes no tratamento clínico da criança/paciente. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir de alguma forma para a superação dos desafios que se colocam diante do setor na contemporaneidade, de forma a maximizar todos os benefícios da pedagogia hospitalar em larga escala.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O olhar que ensina: importância da afetividade na aprendizagem das crianças com Transtorno do Espectro Autista na pré-escola
    (2021-05-26) Cruz, Reysla; Santos, Mikaella; Faria, Mayara
    O artigo surgiu da necessidade de investigar como a relação de afetividade entre professor e aluno, influencia no processo de aprendizagem especificando na criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na pré-escola. O objetivo é evidenciar por meio de estudos teóricos, a importância do vínculo afetivo entre o professor e a criança com TEA, realizando pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo utilizando autores renomados como Lev Vygotsky, Henri Wallon, Jean Piaget, Eugênio Cunha e a Declaração de Salamanca da UNESCO, entre outros grandes pesquisadores que se aprofundaram sobre o tema. Algo de grande relevância que possui no artigo está relacionado ao professor voltar o olhar perante a crianças com TEA, pois quando o professor conhece melhor seu aluno consegue-se fortalecer as habilidades de aprendizado. A interação é o que proporciona na criança a vontade de aprender. A criança se interessa pelas descobertas e pela exploração dos meios, indo de encontro aos objetivos de aprendizagem. O professor acende a fagulha do ensino e se motiva através de sua criança. A cada passo juntos, uma nova conquista é alcançada. Diante disso, essa pesquisa pretende ampliar os conhecimentos acerca do TEA. Com ela, será possível conhecer o autismo e compreender a importância das relações afetivas na aprendizagem na pré-escola. O conhecimento é o primeiro passo para vencer o preconceito.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Pedagogia empresarial: a importância da leitura no cenário de uma grande empresa
    (2021-06-15) Ferreira, Lavínia; Marques, Mariana
    No presente artigo será apresentado um novo campo de atuação para pedagogos e vem crescendo cada vez mais que é a pedagogia empresarial. Faz-se necessário então abordar tal assunto, com o objetivo de ampliar as discussões acerca desta temática nos cursos de graduação e também nas empresas. Abordaremos também qual a importância da leitura no cotidiano dos funcionários, pois a partir dela pode-se abranger o autoconhecimento, a empatia, o espírito colaborativo, a resiliência e a capacidade de adaptação as mudanças e situações adversas. Utilizamos a forma de pesquisa descritiva, com as fontes referenciais primárias e secundárias e tratamos os resultados de forma qualitativa. Como metodologia o artigo tem por objetivo melhorar o “Projeto de Qualificação Profissional-Incentivo à Leitura” de uma empresa localizada na cidade de Claudio-MG. A empresa que possui 3 unidades e contém mais de 700 funcionários. Para melhor compreensão de como está a biblioteca entrevistamos a responsável pela mesma que nos proporcionou alguns dados, foi realizada também um questionário com quatro perguntas, foi selecionado oito funcionários para reponde-lo. Após a aplicação e análise percebemos que alguns deles já tinham conhecimento do projeto “Incentivo à Leitura” e alguns já usufruíram dele, mas eles gostariam de ter um espaço próprio para a leitura dos livros e que tenham livros de mais fácil compreensão para aqueles que estão iniciando com a leitura.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Dificuldades na educação de nipo-brasileiros: do início da imigração aos dias atuais
    (2021-05) Pereira, Julia Mayumi Ubagai
    O fluxo migratório de brasileiros para o Japão iniciou-se no século XX e continua até os dias de hoje. O objetivo deste artigo é compreender a história da imigração nipo-brasileira, apresentar as dificuldades enfrentadas por essa comunidade no que diz respeito à educação de seus filhos em contexto de dificuldades culturais e identitárias e conhecer as estratégias adotadas por ambos os governos, para proporcionarem melhores condições educacionais para essas crianças. Para alcançar tais objetivos, realizamos uma pesquisa qualitativa, analisando documentos governamentais e depoimentos de quatro professores para entender o problema e, assim, tentar diminuir os impactos negativos que afetam o processo educativo das crianças e apresentar propostas para que crianças descendentes tenham o apoio de profissionais capacitados. Nesse sentido, a pesquisa terá o apoio de pesquisa bibliográfica pertinente. Através dessa pesquisa, concluímos que a educação sempre foi um assunto importante para a comunidade nipo-brasileira e os familiares precisam estar envolvidos em todo o processo educacional do filho, priorizando a educação e tomando decisões que possibilitem um bom desempenho escolar dos filhos. Este estudo baseia-se em interesse pessoal sobre a questão, já que a autora, de ascendência japonesa, experienciou essa vivência.