Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 25
Resultados por página
Opções de Ordenação
Estudo de Caso Acesso aberto A brinquedoteca como projeto extensionista em uma escola de educação infantil do campo(2023-11) OLIVEIRA, Lorena De Freitas. RIBEIRO. Mariana De Souza.A brinquedoteca é um espaço especialmente dedicado ao brincar e ao desenvolvimento infantil. É um ambiente projetado para oferecer às crianças uma variedade de brinquedos, jogos e materiais educativos que estimulam a criatividade, a imaginação, a socialização e o aprendizado, podendo ser um projeto extensionista valioso em escolas de educação infantil do campo. Assim, estudantes de Pedagogia do Centro Universitário UNA concretizaram, como resultado de um Projeto Extensionista, a implementação de uma brinquedoteca em uma escola municipal de Educação Infantil do campo. Tendo em vista que o desenvolvimento social e a atuação em comunidade são parte dos objetivos da ação universitária, este Trabalho de Conclusão de Curso dedica-se a compreender a importância da realização de projetos de extensão universitária voltados para esta realidade educacional, bem como a importância de uma brinquedoteca como instrumento pedagógico. A pesquisa envolveu uma revisão teórica abrangente e coleta de dados em campo por meio de observações e entrevistas semiestruturadas. Os resultados destacaram a influência positiva da brinquedoteca na promoção de um ensino e aprendizado abrangente na educação infantil rural.Monografia Acesso aberto A Educação Escolar Indígena: história, desafios e possibilidades na afirmação da diversidade(2024-05) RAIMUNDO, Camila Corrêa; TEIXEIRA, Janaina Izabelle FernandesEste estudo aborda a educação indígena no Brasil, visando compreender sua viabilização através da análise de história, estrutura, avanços, autonomia, organização escolar e conformidade legal. Utilizando uma abordagem bibliográfica, busca-se entender a complexidade desse cenário, transcendendo barreiras culturais. Os resultados evidenciam implicações práticas e limitações, delineando caminhos para políticas educacionais mais inclusivas, como a participação das comunidades na gestão escolar e formação de professores indígenas. O estudo contribui para o entendimento dos desafios enfrentados por essas populações e para o desenvolvimento de soluções adequadas e inclusivas.Estudo de Caso Acesso aberto O acompanhamento pedagógico de crianças em tratamentos oncológicos(2022-11-22) Vilela, Letícia Oliveira; Diniz, Rafaela FonsecaConsiderando que crianças diagnosticadas com doenças oncológicas, devido ao longo período de tratamento hospitalar, ficam impossibilitadas de frequentar instituições de ensino, é imprescindível que, ainda que nessas condições, elas tenham acesso tanto à assistência médica adequada quanto a uma educação de qualidade. O afastamento das atividades escolares faz com que essas crianças sofram consequências negativas em âmbitos físico e emocional. Assim sendo, o objetivo geral desta pesquisa é compreender e analisar a importância do acompanhamento pedagógico hospitalar na vida de crianças que estão em tratamento contra o câncer.Artigo Científico Acesso aberto Uma Análise das adaptações de atividades de turmas de alfabetização durante a pandemia do Covid em uma escola pública de Divinópolis (MG) em 2020(2022) Reis dos Bueno Edilaine, Oliveira de Aparecida Lorena; Ferreira Maria Ruth, Oliveira de Milaine ThaynáEste artigo foi elaborado com o olhar voltado para a desigualdade escolar, em especial as crianças sem apoio educacional em casa. O processo investigativo mostrou como foram mantidos os contatos com os alunos, utilizando recursos tecnológicos, abordando questões sobre alfabetização em uma escola municipal da cidade de Divinópolis-MG. O método na descrição deste artigo foi o estudo de caso, utilizando dados qualitativos, coletados a partir de eventos reais. Contribuíram para a realização da pesquisa duas professoras e a supervisora de uma instituição municipal da cidade. Os resultados foram apresentados através de gráficos após a coleta de informações através de entrevistas em vídeo chamada. A investigação comprovou que dentre os problemas do ensino público no Brasil a desigualdade social permaneceu em perpetuação. Concluímos que a volta às aulas presenciais depende, basicamente, da aplicação de vacinas na população, o que desenha um cenário ainda incerto em virtude do atraso no plano nacional de imunização.Artigo Científico Acesso aberto Uma análise do Plano de Estudos Tutorados (PET) do ano de 2020 na perspectiva da lei N°10.639/03 nos conteúdos de História do (7°) ano(2022) Sales e Silva, Fernanda GrazieleO presente artigo visa analisar os Planos de Estudos tutorados (PET) de História do (7°) ano e a lei n°10.639/03, a qual institui a obrigatoriedade da temática africana e afro-brasileira nos conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio. O PET é uma ferramenta do Regime de Estudos não presenciais desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e é ofertado aos alunos da rede pública, sendo uma alternativa projetada para dar continuidade ao processo de ensino, aprendizagem nesse período que as aulas estiverem suspensas pela pandemia (COVID-19). Na análise documental qualitativa foi possível compreender os significados das ideias contidas nos conteúdos e interpretar de forma crítica o fichamento dos planos de estudos. Pela complexidade de abordar a temática afro-brasileira e africana, podemos perceber que o Plano de Estudos em seus conteúdos apresenta em sua grande parte a visão hegemônica europeia que acumulou poder político, econômico e social explorando outras nações no período da colonização, e sua influência abarca o conteúdo de história.Artigo Científico Acesso aberto Contribuições pedagógicas dentro do ambiente hospitalar da Santa Casa de Belo Horizonte(2022) Fonseca, Rosângela; Franklim, Sueli; Ribeiro, LucieneO presente artigo possui como objetivo principal desenvolver uma análise exploratória da pedagogia hospitalar e suas características, considerando o contexto das crianças e pacientes em situação de internação. A pesquisa foi conduzida com fundamentos nas referências teóricas principais da área, mostrando o trajeto desta vertente educacional tão importante no Brasil, a legislação que envolve a temática, a relação do pedagogo hospitalar com a criança e o projeto pedagógico existente no Hospital Santa Casa de Belo Horizonte. Trata-se, portanto, de um estudo com abordagem qualitativa voltada para a pesquisa de campo e para entrevistas não estruturadas realizadas com as pedagogas hospitalares que se prontificaram a participar da pesquisa. Em linhas gerais os resultados apontam incisivamente na direção da importância que a pedagogia hospitalar exerce nos hospitais, auxiliando muitas vezes no tratamento clínico da criança/paciente. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir de alguma forma para a superação dos desafios que se colocam diante do setor na contemporaneidade, de forma a maximizar todos os benefícios da pedagogia hospitalar em larga escala.Artigo Científico Acesso aberto Contribuições pedagógicas no ambiente hospitalar da santa casa de Belo Horizonte(2022) Ribeiro, Luciene; Fonseca, Rosângela; Franklin, SueliO presente artigo possui como objetivo principal desenvolver uma análise exploratória da pedagogia hospitalar e suas características, considerando o contexto das crianças e pacientes em situação de internação. A pesquisa foi conduzida com fundamentos nas referências teóricas principais da área, mostrando o trajeto desta vertente educacional tão importante no Brasil, a legislação que envolve a temática, a relação do pedagogo hospitalar com a criança e o projeto pedagógico existente no Hospital Santa Casa de Belo Horizonte. Trata-se, portanto, de um estudo com abordagem qualitativa voltada para a pesquisa de campo e para entrevistas não estruturadas realizadas com as pedagogas hospitalares que se prontificaram a participar da pesquisa. Em linhas gerais os resultados apontam incisivamente na direção da importância que a pedagogia hospitalar exerce nos hospitais, auxiliando muitas vezes no tratamento clínico da criança/paciente. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir de alguma forma para a superação dos desafios que se colocam diante do setor na contemporaneidade, de forma a maximizar todos os benefícios da pedagogia hospitalar em larga escala.Artigo Científico Acesso aberto O desenvolvimento da pedagogia sistêmica no contexto da alfabetização(2022-11-22) Silva, Brenda Saldanha; Oliveira, Paloma Fabiana deConsiderando que uma relação educacional sistêmica visa a promover uma abordagem pedagógica baseada em diferentes universos da criança, levando em conta, entre outros aspectos, sua família e comunidade de origem, torna-se indispensável o entendimento de que os pais ou responsáveis por cada aluno sejam partícipes constantes dos processos de escolarização. Para concretização do estudo, como metodologia, utiliza-se a revisão de bibliografia, seguida de pesquisa de campo de cunho qualitativo, com a realização de entrevista com profissional escolar de uma unidade de ensino que atenda alunos do 10 e 20 ano do Ensino Fundamental (ciclo de alfabetização).Artigo Científico Acesso aberto Dificuldades na educação de nipo-brasileiros: do início da imigração aos dias atuais(2021-05) Pereira, Julia Mayumi UbagaiO fluxo migratório de brasileiros para o Japão iniciou-se no século XX e continua até os dias de hoje. O objetivo deste artigo é compreender a história da imigração nipo-brasileira, apresentar as dificuldades enfrentadas por essa comunidade no que diz respeito à educação de seus filhos em contexto de dificuldades culturais e identitárias e conhecer as estratégias adotadas por ambos os governos, para proporcionarem melhores condições educacionais para essas crianças. Para alcançar tais objetivos, realizamos uma pesquisa qualitativa, analisando documentos governamentais e depoimentos de quatro professores para entender o problema e, assim, tentar diminuir os impactos negativos que afetam o processo educativo das crianças e apresentar propostas para que crianças descendentes tenham o apoio de profissionais capacitados. Nesse sentido, a pesquisa terá o apoio de pesquisa bibliográfica pertinente. Através dessa pesquisa, concluímos que a educação sempre foi um assunto importante para a comunidade nipo-brasileira e os familiares precisam estar envolvidos em todo o processo educacional do filho, priorizando a educação e tomando decisões que possibilitem um bom desempenho escolar dos filhos. Este estudo baseia-se em interesse pessoal sobre a questão, já que a autora, de ascendência japonesa, experienciou essa vivência.Artigo Científico Acesso aberto A escolarização e a inclusão social da criança autista(2022-11-22) Silva, Gabriela FonsecaUma pesquisa de 2018, realizada pelo Center of Diseases Control and Prevention (CDC), entidade governamental dos Estados Unidos, aponta que uma criança a cada 44 nascidas têm o Transtorno do Espectro do Autismo (6A02) (TEA). Esta estimativa destaca uma quantidade significativa de crianças e jovens que, cada vez mais, precisam ter seu direito à educação garantido, conforme preconiza a Constituição Federal de 1988. Portanto, o objetivo geral traçado para esta pesquisa é compreender de que forma um aluno com TEA tem sua inclusão social desenvolvida por meio da sua trajetória escolar. O estudo proposto pode ser justificado pelo reconhecimento de que cada criança autista tem suas particularidades e apresenta necessidades educativas singulares e que merecem ser analisadas.Monografia Acesso aberto Estrategias pedagogicas para a facilitação e desenvolvimento da aprendizagem de alunos com TDAH(2023-12) GONTIJO , Thais AragaoO processo de ensino e aprendizagem é influenciado por diversos fatores, e é de responsabilidade dos educadores compreender as implicações desses fatores em seu método de ensino e no progresso educacional dos estudantes. Entre esses fatores, destacam-se as necessidades especiais dos alunos diagnosticados com condições como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Neste sentido, o objetivo deste estudo consistiu em examinar a literatura acadêmica e conduzir uma investigação de campo com o intuito de identificar práticas pedagógicas que visam otimizar o desempenho escolar de alunos diagnosticados com TDAH. O método de pesquisa empregado foi a abordagem qualitativa, combinando a revisão bibliográfica para construção do referencial teórico e do estado da arte, com a pesquisa de campo realizada em uma instituição de ensino particular em Divinópolis, Minas Gerais. Nesta pesquisa, participaram quatro professoras, representando diferentes níveis da Educação Básica, abrangendo a Educação Infantil, os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, bem como o Ensino Médio. Os resultados revelaram desafios significativos enfrentados pelos alunos com TDAH, tais como dificuldades de concentração, obediência a instruções e envolvimento em atividades de longa duração. Como resposta a essas dificuldades, foram aplicadas estratégias pedagógicas direcionadas à abordagem das necessidades específicas dos alunos, incluindo comunicação clara para transmitir instruções de atividades, divisão das tarefas em etapas para manter a atenção dos alunos e a incorporação de intervalos e pausas nas atividades para sustentar a concentração e garantir a conclusão das tarefas. Este estudo conclui que é essencial que os educadores reconheçam a presença de alunos com necessidades especiais e elaborem planos estratégicos a fim de preservar o progresso acadêmico desses estudantes, evitando prejuízos ao seu desempenho escolar.Artigo Científico Acesso aberto Impactos da pandemia de Covid-19 na educação infantil(2022-11) Ferreira, Isabelly Diovana Tavares Ferreira; Souza, Girlene Mendes de SouzaEste estudo busca compreender os impactos da forma de escolarização colocada em prática no período pandêmico no que diz respeito à Educação Infantil, investigando as relações estabelecidas entre escola e família e analisando as dificuldades encontradas no processo. Como metodologias para o desenvolvimento desta pesquisa, opta-se pelo estudo de referencial teórico e pela realização de pesquisa de campo de cunho qualitativo, entrevistando-se profissionais de educação que vivenciaram essa modalidade de ensino nos anos de 2020 e 2021. Este estudo busca compreender os impactos da forma de escolarização colocada em prática no período pandêmico no que diz respeito à Educação Infantil, investigando as relações estabelecidas entre escola e família e analisando as dificuldades encontradas no processo. Como metodologias para o desenvolvimento desta pesquisa, opta-se pelo estudo de referencial teórico e pela realização de pesquisa de campo de cunho qualitativo, entrevistando-se profissionais de educação que vivenciaram essa modalidade de ensino nos anos de 2020 e 2021.Estudo de Caso Acesso aberto A importância da Afetividade na relação professor/aluno nos processos de ensino/aprendizagem na educação infantil(2022-11) Silva, Lidiane Alves daEste estudo busca demonstrar que a afetividade está entrelaçada na relação professor-aluno, influenciando significativamente a aprendizagem na Educação Infantil, tendo em vista que esta é a fase em que a criança começa a entender as mudanças físicas e sociais e a adaptar-se a elas, criando conexões com o meio em que se insere. Nesse sentido, assume-se como objetivo entender a importância da afetividade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil e sua influência na aprendizagem de crianças, nessa etapa escolar. Para tanto, são utilizadas como metodologias a revisão de bibliografia e a pesquisa de campo de cunho qualitativo.Artigo Científico Acesso fechado A importância da educação continuada e as tecnologias educacionais pós pandemia(2021-07-12) Miranda, Sara Suélen Braga Silva; Oliveira, Gabrielle Bárbara SilvaEste artigo tem como objetivo compreender a importância da formação continuada na vida do educador por meio do uso das tecnologias digitais que ficaram em evidencia durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. As informações foram extraídas por meio de pesquisas bibliográficas e pesquisa qualitativa. Nesse sentido, coletamos estudos através do questionário aplicado pelas pesquisadoras respondido por sete profissionais que atuam na área da educação sobre a formação continuada por meio de questionário no Google Forms, contendo nove perguntas sobre dificuldades e benefícios que essas tecnologias trouxeram. De forma mais abrangente professores da educação infantil, ensino médio, ensino técnico e ensino superior responderam ao questionário para que pudéssemos dimensionar quais profissionais atuantes na educação tem se preocupado com a atualização de seus saberes. A tecnologia e principalmente com a formação continuada para o avanço do novo milênio, da resiliência, da organização e da autonomia do aluno. Como resultado, entendemos que o embasamento teórico foi uma busca das competências profissionais, as quais se fazem necessárias ao professor/educador do século XXI. A educação foi impulsionada pela necessidade de formular meios para driblar o isolamento social, e nesse desafio a tecnologia tem papel fundamental provocando grandes mudanças na comunidade escolar. No mundo pós-pandemia, viveremos o primórdio das mudanças globais, que revelam um quadro desafiador, múltiplo não apenas em riscos, mas também em possibilidades.Artigo Científico Acesso aberto A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E ALFABETIZAÇÃO(2021-07-11) Catôco, Fernanda; Souza, Karina; Xavier, LilianO processo de aprendizagem por meio das brincadeiras é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Neste sentido, este artigo tem como objetivo analisar a importância do brincar na Educação Infantil no processo de alfabetização e se justifica pelo interesse das acadêmicas pelo tema em averiguar a importância do desenvolvimento da criança por meio de brincadeiras. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que a brincadeira é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e a exploração de significados e sentidos pelas crianças, interferindo positivamente no processo de alfabetização. Além disso, tornou-se evidente que, utilizando o ato de brincar na escola, o professor consegue desenvolver e estimular as crianças em diversas situações educacionais, construindo seu processo de ensino-aprendizagem com diferentes meios e estratégias onde a criança é estimulada de forma lúdica e significativa. Dessa forma, espera-se que este artigo contribua para ampliar e aprofundar as discussões e a compreensão acerca da importância do brincar na educação infantil para o processo de alfabetização.Monografia Acesso aberto IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA(2023-11) SOUZA, Paloma EstephaniePara a criança a brincadeira é um meio de exercitar sua imaginação, estabelecendo relações com o mundo ao seu redor e suas vivências. É através da brincadeira que a criança constrói, organiza, reflete e cria seu universo. O presente estudo busca responder à seguinte questão de pesquisa: de que modo jogos e brincadeiras trazem contribuições para a primeira infância? Como objetivo principal tem-se: investigar de que maneira os jogos e brincadeiras contribuem para a formação integral do indivíduo. Para elaboração deste Trabalho de Conclusão de Curso utiliza-se como metodologia o levantamento bibliográfico e a pesquisa empírica de caráter qualitativo, que descortina a maneira como os jogos e brincadeiras são aplicados na Educação Infantil e a importância de que haja uma mudança de paradigmas e concepções pessoais e profissionais dos docentes, seja por meio da promoção de reflexões coletivas ou de formações continuadas em serviço. O estudo reforça a necessidade de repensar o papel do brincar na Educação Infantil e de capacitar os educadores para aproveitar seu potencial educacional.Artigo Científico Acesso fechado Mente e corpo em movimento: o desenvolvimento da psicomotricidade em escolas de educação infantil.(2022-11-21) Dias, Aparecida Alves; Rodrigues, Drielly PauliniEste trabalho dedica-se ao estudo de práticas pedagógicas que visam ao desenvolvimento da Psicomotricidade em escolas de Educação Infantil. Levando em consideração que as práticas psicomotoras são ferramentas que auxiliam significativamente a docência na Educação Infantil, trazendo uma proposta lúdica, divertida, em que a criança trabalha a corporeidade e o autoconhecimento, destaca-se que, na primeira infância, o corpo é considerado a forma de comunicação dos sujeitos. É através dele que a criança irá se reconhecer e reconhecer o mundo que a cerca. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo investigar como a Psicomotricidade é trabalhada, a fim de contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno.Artigo Científico Acesso aberto Musicalização na educação infantil(2022-11-21) Batista, Jéssica Barreto; Silva, Suellen Aparecida daA música é essencial para a prática pedagógica pois, por meio dela, as crianças usufruem da ludicidade e desenvolvem-se intelectual e emocionalmente, aprendendo a expressar suas opiniões, conhecimentos e sentimentos. Ao vivenciar as atividades musicais, os alunos despertam sensibilidades e compreensões por meio da descoberta de sons, ritmos, melodias, harmonia e movimentos. Diante disso, este estudo realiza análise de normatizações e pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa de campo com o objetivo de entender a importância e os benefícios da música nos processos de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.Estudo de Caso Acesso aberto O atendimento educacional especializado: estudo de caso em uma escola municipal de Divinópolis.(2023-11) VASCONCELOS , Luísa Nogueira; GONÇALVES , Maria Eduarda; COSTA, Thiago Aparecido daO presente trabalho de conclusão de curso é resultado de uma pesquisa destinada a investigar em que medida são realizadas pela rede estadual de ensino ações de atualização e capacitação dos profissionais de educação para atendimento de alunos com necessidades educativas especiais. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com quatro profissionais da educação. Os dados foram analisados à luz da legislação vigente sobre a educação inclusiva e da literatura especializada no tema. Os resultados indicaram que os professores do AEE possuem formação inicial diversificada, mas insuficiente para atender às demandas da educação inclusiva, e que a formação continuada oferecida pela rede municipal é esporádica e descontextualizada.Artigo Científico Acesso aberto O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS(2024-11) VASCONCELOS , Luiza Nogueira; GONÇALVES, Maria Eduarda; COSTA, Thiago Aparecido daO presente trabalho de conclusão de curso é resultado de uma pesquisa destinada a investigar em que medida são realizadas pela rede estadual de ensino ações de atualização e capacitação dos profissionais de educação para atendimento de alunos com necessidades educativas especiais. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com quatro profissionais da educação. Os dados foram analisados à luz da legislação vigente sobre a educação inclusiva e da literatura especializada no tema. Os resultados indicaram que os professores do AEE possuem formação inicial diversificada, mas insuficiente para atender às demandas da educação inclusiva, e que a formação continuada oferecida pela rede municipal é esporádica e descontextualizada.